Seleção

Para Bilardo, não há pressa para definir novo treinador da seleção

Em entrevista ao site da FIFA, Carlos Bilardo reafirmou que não há nenhuma pressa da parte da AFA para a definição do novo treinador da seleção argentina. Para o diretor de seleções da AFA, “mais importante que escolher rápido é escolher bem”. Acrescentou que ele próprio foi escolhido para treinar a albiceleste em fevereiro de 1984, pouco mais de dois anos antes do mundial de 1986.

Negou que Sergio Batista, por ocupar o posto de interino, esteja em vantagem sobre os demais concorrentes. Para Bilardo, a escolha será muito cuidadosa e realizada a partir de uma lista contendo nomes de vários treinadores. Reafirmou que “a chave é não cometer um equívoco, então devemos decidir com cuidado”.

Outra passagem importante da entrevista é quando Bilardo é perguntado sobre a ausência de títulos da seleção nos últimos 17 anos. Respondeu que: “tem havido problemas que poderiam ter sido resolvidos. Jogadores sempre tivemos, mas talvez não se tenha trabalhado como se deveria. Não gostaria de fazer balanços do passado, mas estou certo de que as coisas podem ser mais bem feitas e é o que estamos tentando”.

Assim que a entrevista foi divulgada, muitos interpretaram as frases acima como críticas óbvias à Maradona, que recentemente entrou em rota de colisão com seu ex-treinador, e isso gerou polêmica na Argentina. Parece mais provável que as coisas não sejam assim, já que não há qualquer referência direta ao passado recente, mas sim sobre as quase duas décadas sem conquistas.

O que Bilardo realmente quer dizer aos argentinos é que pretende mudar a gestão das seleções argentinas de futebol. Fazer com que o país que é um celeiro de grandes jogadores tenha uma seleção à altura. E de fato é o mínimo que se pode esperar.

Tiago de Melo Gomes

Tiago de Melo Gomes é bacharel, mestre e doutor em história pela Unicamp. Professor de História Contemporânea na UFRPE. Autor de diversos trabalhos na área de história da cultura, escreve no blog 171nalata e colunista do site Futebol Coletivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × 4 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.