Os Clássicos da Pré-Temporada
Com o fim da temporada, o futebol argentino atravessará várias semanas sem futebol. Mas em cerca de vinte dias começam os clássicos amistosos, que servem para a preparação das equipes, mas também para que os fanáticos torcedores argentinos não fiquem muito tempo sem futebol.
Um dos clássicos que serão disputados é o tradicionalíssimo “clássico do bairro” entre San Lorenzo e Huracán. O confronto não acontecerá na próxima temporada de forma oficial, já que o Ciclón se salvou do descenso para a B Nacional e o Globo sequer chegou perto de sonhar com a volta à elite. As duas equipes se enfrentarão no dia 22 de julho no Palacio Ducó, com a revanche acontecendo uma semana depois, no Nuevo Gasômetro.
Newell’s Old Boys e Rosario Central se enfrentarão nos dias 29 de julho e 8 de setembro. O clássico rosarino também não acontecerá na temporada, já que os canallas não conseguiram o acesso á primeira divisão. As duas equipes se preparam para uma temporada dificil. O Central buscando pela terceira vez o acesso, após uma tentativa em que o resultado almejado escapou por entre os dedos nas últimas rodadas. Já o Nuls entra com o pior promédio das 20 equipes da primeira divisão, e lutará muito para evitar o descenso.
Em péssima fase, os gigantes de Avellaneda também medirão forças. No dia 29 de julho Independiente e Racing se enfrentarão no Cilindro, repetindo a dose no dia 8 de setembro, no Libertadores de América. Será uma boa oportunidade para conferir as novas caras dos dois elencos, que devem passar por profunda reformulação para a próxima temporada.
Dentre os principais clássicos argentinos, justamente o Superclássico não ocorrerá na pré-temporada. As duas equipes disputarão a Copa BBVA em duas partidas, mas isso ocorrerá apenas em setembro, aproveitando duas datas FIFA em que o Apertura será paralisado em função das partidas da seleção nacional. As partidas ocorrerão no dia 8 no Monumental de Nuñez e no dia 12 na Bombonera.
Para o torcedor brasileiro que pretende aproveitar a oportunidade de ver um legítimo clássico argentino in-loco vale a lembrança: todas as partidas serão disputadas com a presença apenas da torcida local. A medida visa impedir cenas de violência que infelizmente têm sido frequentes no futebol argentino.