Arquivo

Olimpo pode ter desfalques importantes na reta final do Clausura 2011

Para escapar da Promoción, o Olimpo de Bahia Blanca ainda depende apenas de si. Visto que o River Plate figura como rival direto, o grupo dirigido por Omar de Felippe deve vencer as duas partidas restantes para poder chegar ao fim do Clausura 2011 e poder jogar a próxima temporada sem ter que passar pelos jogos da temida repescagem.

Tal missão, porém, não está tão fácil como parece para os bahienses. Existe a chance da equipe ter sérias baixas para enfrentar o Newell’s Old Boys na próxima rodada. Diego Galván, com cinco cartões amarelos, é desfalque certo. Martín Aguirre, com uma contratura na perna direita, e Juan Tejera, com dores no tornozelo esquerdo, ainda são duvidas para a importante partida deste fim de semana.

Caso não possa contar com Aguirre e Tejera, de Felippe entraria com Roberto Brum e Marcelo Mosset. Facundo Castillón já sabe que jogará no lugar de Galván. No meio disso tudo, a boa noticia seria a volta de Daniel Veja, que se recupera de uma pubalgia.

O Olimpo soma 26 pontos no Clausura 2011 e esta em quarto lugar na tabela, a frente de equipes grandes, como Boca, San Lorenzo, Racing, Estudiantes, Independiente e o próprio River Plate. No entanto, os bahienses lutam pela permanência na Primera División com a obrigação de somar pontos na temporada 2010/2011 na tabela de promédios.

Para tentar entender

A fórmula confusa do descenso argentino se resume a uma divisão básica: o número de pontos pelos jogos disputados nas últimas três temporadas, no que diz respeito ao calendário europeu (início no segundo semestre, término no primeiro). Como exemplo, os torneios que definem a atual temporada (Apertura 2010 e Clausura 2011).

No caso do Olimpo é diferente. O clube ascendeu à Primera División no ano passado, e por isso terá sua soma de pontos dividida apenas por jogos desta temporada , na qual a equipe de Bahia Blanca soma 44 pontos em 36 partidas disputadas. A divisão destes pontos pelo número de partidas jogadas resulta no promedio da equipe, o que vale dizer que são 1,222 na tabela do rebaixamento.

Já o River Plate tem a pontuação dividida da maneira regular, por jogos de três temporadas. Ou seja, 140 pontos em 112 partidas, equivalente à 1,250 de promédio.

Se River e Olimpo vencerem as suas duas ultimas partidas, as equipes chegariam a 1,29 e 1,31 respectivamente, o que forçaria a equipe de Nuñez a disputar a Promoción ao lado do Huracán. Mesmo que vença seus últimos jogos, o Globo só poderia chegar a 1,15 de promédio.

Com o descenso direto dos dois últimos colocados na tabela, que hoje seriam Quilmes e Gimnasia, ascenderia automaticamente da B Nacional o Atlético Rafaela, pois conquistou o título da segundona, além do Unión, que ocupa a segunda posição. San Martín de San Juan e Belgrano seriam as equipes que jogariam a promoción contra Huracán e River.

Junior Sagster

Jornalista esportivo, formado em Comunicação Social/Jornalismo. Acompanha o futebol argentino desde a Copa do Mundo realizada no México em 1986, quando viu pela primeira vez Maradona jogar pela Seleção Argentina. Em sua carreira como jornalista tem 06 anos de experiência, 02 em redação e 04 em assessoria de imprensa esportiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 − dois =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.