Olimpo pode ter desfalques importantes na reta final do Clausura 2011
Para escapar da Promoción, o Olimpo de Bahia Blanca ainda depende apenas de si. Visto que o River Plate figura como rival direto, o grupo dirigido por Omar de Felippe deve vencer as duas partidas restantes para poder chegar ao fim do Clausura 2011 e poder jogar a próxima temporada sem ter que passar pelos jogos da temida repescagem.
Tal missão, porém, não está tão fácil como parece para os bahienses. Existe a chance da equipe ter sérias baixas para enfrentar o Newell’s Old Boys na próxima rodada. Diego Galván, com cinco cartões amarelos, é desfalque certo. Martín Aguirre, com uma contratura na perna direita, e Juan Tejera, com dores no tornozelo esquerdo, ainda são duvidas para a importante partida deste fim de semana.
Caso não possa contar com Aguirre e Tejera, de Felippe entraria com Roberto Brum e Marcelo Mosset. Facundo Castillón já sabe que jogará no lugar de Galván. No meio disso tudo, a boa noticia seria a volta de Daniel Veja, que se recupera de uma pubalgia.
O Olimpo soma 26 pontos no Clausura 2011 e esta em quarto lugar na tabela, a frente de equipes grandes, como Boca, San Lorenzo, Racing, Estudiantes, Independiente e o próprio River Plate. No entanto, os bahienses lutam pela permanência na Primera División com a obrigação de somar pontos na temporada 2010/2011 na tabela de promédios.
Para tentar entender
A fórmula confusa do descenso argentino se resume a uma divisão básica: o número de pontos pelos jogos disputados nas últimas três temporadas, no que diz respeito ao calendário europeu (início no segundo semestre, término no primeiro). Como exemplo, os torneios que definem a atual temporada (Apertura 2010 e Clausura 2011).
No caso do Olimpo é diferente. O clube ascendeu à Primera División no ano passado, e por isso terá sua soma de pontos dividida apenas por jogos desta temporada , na qual a equipe de Bahia Blanca soma 44 pontos em 36 partidas disputadas. A divisão destes pontos pelo número de partidas jogadas resulta no promedio da equipe, o que vale dizer que são 1,222 na tabela do rebaixamento.
Já o River Plate tem a pontuação dividida da maneira regular, por jogos de três temporadas. Ou seja, 140 pontos em 112 partidas, equivalente à 1,250 de promédio.
Se River e Olimpo vencerem as suas duas ultimas partidas, as equipes chegariam a 1,29 e 1,31 respectivamente, o que forçaria a equipe de Nuñez a disputar a Promoción ao lado do Huracán. Mesmo que vença seus últimos jogos, o Globo só poderia chegar a 1,15 de promédio.
Com o descenso direto dos dois últimos colocados na tabela, que hoje seriam Quilmes e Gimnasia, ascenderia automaticamente da B Nacional o Atlético Rafaela, pois conquistou o título da segundona, além do Unión, que ocupa a segunda posição. San Martín de San Juan e Belgrano seriam as equipes que jogariam a promoción contra Huracán e River.