Primeira Divisão

Oitavas de final chegando e time grande ficando de fora

Jogadores do Godoy Cruz comemoram triunfo sobre o Huracán de Parque Patrícios
Jogadores do Godoy Cruz comemoram o triunfo sobre o Huracán de Parque Patrícios

A edição atual da Copa Argentina está em pleno vapor e as disputas já estão definindo os primeiros representantes das oitavas de final. Muitos não estão se dando conta, mas a importância do torneio nunca foi tão significativa, já que levará o seu campeão à Copa Libertadores 2014. Diante do sono das equipes grandes, abre-se a possibilidade de que um “nanico” possa representar a Argentina no principal torneio continental. Vejamos quem está na briga atualmente.

O Boca Juniors é um dos classificados às oitavas, ao eliminar o Excursionistas de Bajo Belgrano por 4×0. O jogo ocorreu em março, em Resistência, e o técnico Bianchi não titubeou em levar uma ótima equipe para encarar o simpático Excursio. All Boys e Central Córdoba vão duelar na próxima semana e daí sairá o rival dos xeneizes nas oitavas.

Mas não são todos os grandes que seguem na competição. Na noite de ontem, em Catamarca, o Olimpo de Bahía Blanca eliminou o Vélez Sarsfield, nos pênaltis. Curioso é que Gareca levou para campo o que tinha de melhor. Walter Perazzo fez o mesmo com o Aurinegro e o jogo foi intenso e muito disputado. Apesar disso, ficou no zero.

Nos pênaltis, o herói do tempo regulamentar voltou a aparecer. O porteiro Capogrosso defendeu as cobranças de Insúa e Federico Freire. Desta forma, o conjunto de Perazzo finalizou a disputa em 4×2 e ficou com a vaga. A derrota frustrou as expectativas de Gareca de fazer o Fortín triunfar em todas as competições que disputa.

Após eliminar o Alvarado de Mar del Plata por 2×1, o Atlético de Rafaela voltou a campo e despachou o Lanús, com um gol de Fede González, aos 37 minutos da primeira etapa. Preocupado com os limites de seu elenco, e centrado na possibilidade de ficar com o título do Torneio Final, o técnico Schelotto levou um elenco quase todo reserva para o Chaco.

O mesmo ocorreu com o Rafaela, só que La Crema não luta pelo título e mantém certa tranquilidade na briga para se manter na elite argentina. Assim, o conjunto de Santa Fe prevaleceu e mereceu a classificação. Seu rival sairá do embate entre San Lorenzo e o Gallo Morón, clube que atualmente disputa a B Metro, a terceira divisão do futebol da Argentina.

Godoy Cruz e Newell´s Old Boys são dois outros representantes da elite que seguem nas disputas. O Tomba já havia eliminado o Chacarita e ontem fez o mesmo com o Huracán. A equipe de Palermo ficou no zero com o Globo, mas eliminou o conjunto de Parque Patrício por 5×3 nos pênaltis.

Já o Newell´s eliminou o Deportivo Armenio por 2×1, em Catamarca. Agora, enquanto a equipe de Palermo vai se deparar com o Olimpo, o conjunto de Tata Martino espera pelo vencedor de Sportivo Belgrano de San Francisco e Talleres de Córdoba. Já o Quilmes, que vencia o Unión de Villa Krause por 3×0, e teve a partida suspensa, deverá ser confirmado na próxima fase do torneio. Veja os confrontos que restam e as chances de vários clubes da elite, entre eles, os grandes:

Central Córdoba de Rosario x All Boys – quarta, 24 de abril, na cancha do Almagro.

Racing x Tristán Suárez – quarta, 24 de abril, no Bicentenário de San Juan.

River x Estudiantes BA – quarta, 24 de abril, no Bicentenario de Catamarca

Independiente x Boca Unidos – terça-feira, 30 de março, em Resistência.

San Lorenzo x Deportivo Morón – quinta-feira, 02 de maio, em Buenos Aires (estádio ainda não confirmado).

Gimnasia de Concepción del Uruguay x Defensores Unidos de Zárate – quinta, 02 de maio, em Vicente López.

Estudiantes de La Plata x Atlético Tucumán – quinta-feira, 02 de maio, Bicentenario de Catamarca.

Banfield x Juventud Antoniana de Salta – quarta-feira, 05 de maio, em Catamarca.

Arsenal de Sarandí x Platense – quarta-feira, 08 de maio, em Vicente López.

Talleres x Sportivo Belgrano – quarta, 08 de maio, no estádio Mário Kempes, em Córdoba.

Joza Novalis

Mestre em Teoria Literária e Lit. Comparada na USP. Formado em Educação e Letras pela USP, é jornalista por opção e divide o tempo vendo futebol em geral e estudando o esporte bretão, especialmente o da Argentina. Entende futebol como um fenômeno popular e das torcidas. Já colaborou com diversos veículos esportivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

onze + seis =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.