No mundo futebolístico de hoje, vivemos um período de comparações com os grandes gênios do futebol mundial. Por aqui, compararam Ronaldinho Gaúcho a Pelé, e já colocam um título de príncipe a Neymar, imaginando que o garoto possa ser o novo rei do futebol, mesmo tendo muito chão para queimar – pois até o Keirrisson chegou a ser apontado como o futuro artilheiro do Mundo.
Na Argentina, não é diferente. Em todas as canteras que se passa, se escuta dos olheiros que o novo Maradona está ali. Pura enganação de empresário e dirigente que sempre tomou dribles desconcertantes quando era garoto e mostra a cada dia não entenderem nada de futebol (principalmente os cartolas). A nova promessa do futebol argentino, ou melhor, o novo alvo de comparação e o jovem do River Plate Lucas Ocampos.
Revelado pelo Quilmes, hoje o jogador é uma das boas surpresas do time na B Nacional. Apesar de ser apenas um jovem renegado por vários clubes da primeira divisão argentina, hoje o jogador é comparado a nada menos que Cristiano Ronaldo, aquele lusitano que comeu a bola no Sporting, Manchester United, Real Madrid e é o segundo melhor jogador da atualidade – apesar de dever na Seleção do seu País, como um tal Lionel Messi.
Os jornais europeus, que sempre exageram em suas analises, colocando um pedestal para cada atleta sul-americana – apesar de muitos hoje em dia serem criados como europeus, sem ter sequer o fundamento do futebol – compararam o jogador com o português principalmente ser bom fisicamente. Hoje, o atleta estaria na mira do Real Madrid, Chelsea, Juventus, Inter e Palermo.
De fato, o jovem Ocampos tem suas qualidades. Tem uma boa potência física e joga muito bem pelo lado esquerdo. Sem contar que tem faro de gol e é bom tecnicamente. Mas, como todo atleta recém promovido, precisa amadurecer. Precisa ser definitivamente testados, num clássico, num torneio continental, numa seleção principal. Vários jogadores argentinos, principalmente após a crise que agravou o País no início do século, saíram de seus clubes sem terem sequer uma prova de fogo – clássicos em suma. E hoje, são apenas mais um.
Ora, quem sabe Ocampos pode ser um jogador a altura de Cristiano, ou até mesmo melhor. Pode ser um jogador que desencante no cenário europeu e valha mesmo os milhões. Mas, é sempre bom deixar as comparações de lado. Vale lembrar que até Riquelme e Saviola foram para o exterior e não renderam o esperado justamente por comparações desnecessárias que só aumentam a pressão sobre o atleta e não deixa o jogador fazer o que ele sabe.
Com agradecimentos especiais à comunidade "Coleccionistas de Vélez Sarsfield", no Facebook; e aos perfis HistoriaDeVelez…
Originalmente publicado nos 25 anos, em 01/12/2019 - e revisto, atualizado e ampliado O ícone…
"Porque isto é algo mais do que uma simples partida, bastante maior do que uma…
As apostas no futebol estão em franco crescimento no Brasil, impulsionadas pelo aumento das casas…
A seleção de 1978 teve como principal celeiro o River Plate: foram cinco convocados e…
Originalmente publicada pelo aniversário de 60 anos, em 15-07-2014 Segundo diversos sites estrangeiros sobre origens…
This website uses cookies.