Arquivo

Ocampos: Mais um jovem atleta vítima das comparações desnecessárias

No mundo futebolístico de hoje, vivemos um período de comparações com os grandes gênios do futebol mundial. Por aqui, compararam Ronaldinho Gaúcho a Pelé, e já colocam um título de príncipe a Neymar, imaginando que o garoto possa ser o novo rei do futebol, mesmo tendo muito chão para queimar – pois até o Keirrisson chegou a ser apontado como o futuro artilheiro do Mundo.

Na Argentina, não é diferente. Em todas as canteras que se passa, se escuta dos olheiros que o novo Maradona está ali. Pura enganação de empresário e dirigente que sempre tomou dribles desconcertantes quando era garoto e mostra a cada dia não entenderem nada de futebol (principalmente os cartolas). A nova promessa do futebol argentino, ou melhor, o novo alvo de comparação e o jovem do River Plate Lucas Ocampos.

Revelado pelo Quilmes, hoje o jogador é uma das boas surpresas do time na B Nacional. Apesar de ser apenas um jovem renegado por vários clubes da primeira divisão argentina, hoje o jogador é comparado a nada menos que Cristiano Ronaldo, aquele lusitano que comeu a bola no Sporting, Manchester United, Real Madrid e é o segundo melhor jogador da atualidade – apesar de dever na Seleção do seu País, como um tal Lionel Messi.

Os jornais europeus, que sempre exageram em suas analises, colocando um pedestal para cada atleta sul-americana – apesar de muitos hoje em dia serem criados como europeus, sem ter sequer o fundamento do futebol – compararam o jogador com o português principalmente ser bom fisicamente. Hoje, o atleta estaria na mira do Real Madrid, Chelsea, Juventus, Inter e Palermo.

De fato, o jovem Ocampos tem suas qualidades. Tem uma boa potência física e joga muito bem pelo lado esquerdo. Sem contar que tem faro de gol e é bom tecnicamente. Mas, como todo atleta recém promovido, precisa amadurecer. Precisa ser definitivamente testados, num clássico, num torneio continental, numa seleção principal. Vários jogadores argentinos, principalmente após a crise que agravou o País no início do século, saíram de seus clubes sem terem sequer uma prova de fogo – clássicos em suma. E hoje, são apenas mais um.

Ora, quem sabe Ocampos pode ser um jogador a altura de Cristiano, ou até mesmo melhor. Pode ser um jogador que desencante no cenário europeu e valha mesmo os milhões. Mas, é sempre bom deixar as comparações de lado. Vale lembrar que até Riquelme e Saviola foram para o exterior e não renderam o esperado justamente por comparações desnecessárias que só aumentam a pressão sobre o atleta e não deixa o jogador fazer o que ele sabe.

Thiago Henrique de Morais

Fundador do site Futebol Portenho em 2009, se formou em jornalismo em 2007, mas trabalha na área desde 2004. Cobriu pelo Futebol Portenho as Eliminatórias 2010 e 2014, a Copa América 2011 e foi o responsável pela cobertura da Copa do Mundo de 2014

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × quatro =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.