Arquivo

O que já era complexo, piorou de vez

No novo modelo, vice-campeão Chacarita teria de disputar uma repescagem...
No novo modelo, vice-campeão Chacarita teria de disputar uma repescagem…

Várias pessoas se perguntam como é o modo de rebaixamento e promoção na Argentina. E digo. Não é fácil de se explicar. Agora então, nem se fale. Um projeto apresentado pelo presidente do All Boys Roberto Bugallo, fez com que tudo se tornasse uma perplexidade. Felizmente, a votação vale apenas para a B Nacional (Segunda Divisão) e na questão de acesso.

De certo modo, era simples. Os dois primeiros colocados subiam direto e o terceiro e quarto colocado enfrentavam o 18º e 17º da classificação de descenso da Primeira Divisão (essa tabela contabiliza os pontos das últimas três temporadas. Ali, dividi-se o número de pontos pelos de partidas jogadas e se faz uma média. As duas piores caem direto). Mas, agora complicou de vez. Mesmo.

Agora, apenas o primeiro colocado sobe de forma direta, sem jogar mais do que 38 partidas. Mais do que justo. Mas, o segundo lugar teria de esperar um vencedor do confronto entre o terceiro e o quarto lugares para, aí sim, jogar duas partidas – com vantagem para o melhor colocado em caso de empate – para saber se sobe ou não. O perdedor, terá uma vaga na repescagem contra o 18º lugar da Primeira Divisão.

Agora, a segunda vaga é a mais complexa. Para a tornar o torneio mais disputado (pelo menos na visão de Bugallo), agora os quinto, sexto, sétimo e oitavo colocado ganham uma chance de disputar a promoção. Assim, haverá os seguintes confrontos: 5º x 8º e 6º x 7º. Os vencedores desses jogos se enfrentam em uma hipotética semifinal. Sim, porque o perdedor do duelo entre o 3º x 4º, terá direito a mais uma chance. E com vantagem.

A complexidade inicia-se em 8 de agosto. O único problema são as datas, pois a Fifa já determinou que todos os torneios terão de ser encerrados até o dia 31 de maio – ou no caso do Brasil, paralisados.

Veja um exemplo de como será o essa barbaridade com a classificação da temporada 2008/2009.

promédio

Thiago Henrique de Morais

Fundador do site Futebol Portenho em 2009, se formou em jornalismo em 2007, mas trabalha na área desde 2004. Cobriu pelo Futebol Portenho as Eliminatórias 2010 e 2014, a Copa América 2011 e foi o responsável pela cobertura da Copa do Mundo de 2014

3 thoughts on “O que já era complexo, piorou de vez

  • junior

    Puta q pariu!
    a galera viaja ne? uma coisa q poderia ser tao simples

  • TAQUIOPARIU HEIM!

    não entendi nada
    pra que faze tudo isso?
    é tão simples…

  • Rafa - FLU

    PRA QUE ISSO???

    já é uma bagunça danada com essa média dos 3 ultimos anos, ainda querem complicar mais ainda…cartolas mutreteiros não são exclusividade nossa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × cinco =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.