O futebol argentino voltou há quase um mês, mas com uma competição em que parece não importar muito para os clubes. A Copa da Liga Profissional 2020 possui um regulamento diferente dos anos anteriores, não prevê rebaixamentos e um sistema de disputa enxuto e garante apenas uma vaga para a Libertadores de 2021. Confuso? Bem-vindo ao futebol argentino, que organizada atualmente o pior campeonato do mundo!
Definida por sorteio, os 24 clubes da primeira divisão foram divididos em seis grupos com quatro equipes cada. Bem aos moldes da Copa do Mundo de 1994 – última edição com 24 seleções. A diferença dos Mundiais, é que para este torneio há partidas de ida e volta, com cada equipe disputando seis partidas. E ao final, todos os times seguem na competição. Mas como assim?
Os dois primeiros times de cada uma das seis zonas da Copa da Liga Profissional 2020 avançam para a denominada “Campeão da Copa 2020”, que na verdade só garante uma vaga na Libertadores e seu vencedor não será considerado com campeão argentino.
Já os outros times que ficaram na terceira e quarta colocação continuam o calendário, mas disputando a Fase Complementação, uma espécie de repescagem, que pode dar uma vaga na Sul-Americana de 2022. Ou seja: entre os doze piores times do pior campeonato do mundo, pode sair um representando do país na Sul-Americana.
Na fase que irá definir uma vaga de um time argentino na Libertadores em 2021, os clubes serão divididos em duas chaves com seis equipes cada. Neste caso, haverá apenas partidas de ida. A composição desta segunda fase da Copa da Liga Profissional 2020, a ser definida por sorteio, será a seguinte:
Para definir, enfim, qual será o último time com vaga na Copa Libertadores 2021, os vencedores destes grupos farão uma decisão em estádio neutro, ainda a ser definida pela Liga Profissional de Futebol. Não haverá qualquer vantagem do empate, com o campeão deste torneio sendo decidido nos pênaltis.
As regras são as mesmas para os times da Fase Complementação da Copa 2020, inclusive com uma final. O campeão desta ‘repescagem’ fará uma final contra o vice-campeão da Copa LFP, em partida única, para definir uma vaga na Sul-Americana de 2022.
Hoje, quatro equipes estão garantidas na Copa Libertadores 2021:
O vencedor da fase “Campeão da Copa” garante-se na Libertadores como Argentina 2, como demonstrado acima. Caso já possua uma vaga, terá assegurada uma vaga na Sul-Americana de 2022. Se no ano seguinte, por meio de outra competição, esta equipe consiga uma vaga ou na Libertadores ou Sul-Americana de 2022, o seu posto será definido pelo Comitê Executivo da LPF. Sim, uma bagunça!
Desta forma, caso ou Boca Juniors, ou River Plate, ou Racing ou Argentinos Juniors sejam o campeão deste torneio, abrirá uma vaga para o quinto colocado da temporada 2019-20 (neste caso, a vaga iria para o Vélez Sarsfield).
Como destacado no início deste texto, a Copa Liga Profissional 2020 não terá rebaixamento. Além disso, foram anulados os descensos da temporada anterior. Além disso, a AFA suspendeu os descensos também da temporada a ser disputada em 2021.
Por conta disso, é provável que a B Nacional (a segunda divisão argentina) promova entre duas a seis equipes para a próxima temporada. É isso mesmo: o futebol argentino pode voltar a ter 30 equipes na primeira divisão profissional de seu país.
Em um texto do La Nacion, que apresentou o sorteio do torneio, o campeonato em questão foi classificado como o pior campeonato do Mundo. Não só por ser disputado em meio ao maior pico de pandemia na Argentina, como também por não garantir qualquer desempenho técnico aos times já classificados para a Libertadores, como Racing, Boca e River.
Por conta da pandemia, o River Plate chegou a declarar que gostaria de mandar suas partidas em seu Centro de Treinamento, uma vez que o Monumental de Núñez passa por reforma. O que foi vetado pela AFA e pela Liga, que requerem que um clube dispute todas as partidas em um estádio com uma capacidade mínima de 16 mil pessoas – ainda que, repetindo, não haverá a presença de torcedores. Por conta disso, o time vem mandando seus jogos do estádio do Independiente.
Outro fato insólito aconteceu no sorteio. O Huracán chegou a ser sorteado para o mesmo grupo do San Lorenzo. Contudo, por ser da mesma cidade, eles não poderiam estar na mesma chave. Contudo, o Huracán foi remanejado para a chave do Vélez Sarsfield, outra equipe de Buenos Aires. A ideia era clara: evitar clássicos na primeira fase do torneio, mas o argumento foi estapafúrdio.
Não bastasse possuir um regulamento ridículo, o torneio ainda conseguiu fazer uma das piores proezas da história: pior homenagem a Maradona. Horas após a morte do maior jogador argentino de todos os tempos, a Liga Profissional Argentina rebatizou o torneio como Copa Diego Armando Maradona.
Oras, nomear um torneio que não vale nada, que não possui rebaixamentos, no qual não irá definir um campeão de verdade – somente uma vaga na Copa Libertadores e na Sul-Americana – é pior do que cuspir no caixão recém velado de Maradona. São medidas como esta que tornam o futebol argentino possuir o campeonato de futebol do mundo.
"Porque isto é algo mais do que uma simples partida, bastante maior do que uma…
As apostas no futebol estão em franco crescimento no Brasil, impulsionadas pelo aumento das casas…
A seleção de 1978 teve como principal celeiro o River Plate: foram cinco convocados e…
Originalmente publicada pelo aniversário de 60 anos, em 15-07-2014 Segundo diversos sites estrangeiros sobre origens…
Originalmente publicado em 12 de julho de 2021, focado na inédita artilharia de Messi em…
A Copa do Mundo de Futebol é um dos eventos esportivos mais aguardados e assistidos…
This website uses cookies.