O anúncio da saída de Riquelme do Boca Juniors mexeu com a imaginação do futebol brasileiro. Sonhando em ver o craque usando a sua camisa, vários clubes anunciaram interesse pelo jogador. Mas muitos jornalistas e torcedores têm expressado o temor pelo que poderia vir junto com o craque.
O talento de Riquelme jamais foi discutido. O jogador é um dos maiores da história do vitorioso clube, para muitos o melhor de todos. É responsável direto por alguns dos maiores títulos da história xeneize. No entanto, sempre foi apontado como uma pessoa difícil, que só rende tudo o que pode se for bem manejado por seu treinador e estiver em boas condições psicológicas.
Basta notar que o jogador não conseguiu ser o craque que se esperava no Barcelona, o que muitos atribuem à dificuldade de ser “mais um” numa equipe de grandes jogadores. Bem diferente foi o Villarreal, quando, ao lado dos amigos argentinos Sorín e Arruabarrena, e com vários sul-americanos no plantel, Riquelme foi o grande condutor do submarino amarelo na histórica campanha da Champions League 2005/06, quando a equipe por pouco não chegou à final do torneio.
Isso mostra o quanto Riquelme é um jogador intrinsecamente associado ao Boca Juniors. É venerado pelos torcedores e um líder muito forte dentro do plantel. Muito do “mundo Boca” gravitava em torno dele, exatamente o que desagradou ao presidente Daniel Angelici e ao treinador Julio Cesar Falcioni, levando á sua saída. Riquelme não é o tipo de jogador que admite outro líder em seu entorno, o que causou sua eterna rivalidade com Palermo.
Logo, o clube que pensar em ter o camisa 10 não deve apenas pensar em seu gigantesco talento. A qualidade de Riquelme só aparecerá em sua plenitude se o jogador contar com as condições ideais. As quais incluem um grande apoio da torcida, liderança no elenco e uma equipe que joga em função dele. Um clube disposto a oferecer essas condições poderá sonhar em ver grandes atuações do jogador. Esperar um talentoso jogador que venha “para somar” é o caminho certo para a decepção.
Outra questão é o problema físico do jogador. Há 2 anos a renovação de Riquelme com o Boca foi muito difícil, pois o craque queria um contrato de 4 anos, enquanto o então tesoureiro (atual presidente) Daniel Angelici, achava que era um prazo longo demais para um jogador com mais de 30 anos e um longo histórico de contusões recentes. De fato na temporada seguinte (2010/11), o jogador atuou pouco, e sofreu muito com lesões.
Mas no Apertura 2011 as coisas foram diferentes. Ainda que tenha sido poupado em várias ocasiões, Riquelme jogou boa parte das partidas, e sempre em alto nível. E no primeiro semestre de 2012 a questão das lesões praticamente não existiu. O camisa 10 jogou a grande maioria das partidas pelo Clausura e pela Libertadores. Foi poupado em algumas partidas, assim como a maioria de seus companheiros, e atuou em alto nível. Se Riquelme tem um histórico de lesões nos últimos anos, a última temporada autoriza um eventual novo clube a esperar tê-lo em campo com frequencia.
Em suma, Riquelme é um jogador especial em todos os sentidos. Seu imenso talento e sua característica de organizador, de 10 típico, um jogador em vias de extinção, o tornam um óbvio objeto de desejo para qualquer clube. Mas os interessados nesse craque devem ter em mente do pacote que vem junto com ele. É alguém que só joga em condições ideais, exercendo total protagonismo dentro e fora do campo, e que está sujeito a lesões.
Com agradecimentos especiais à comunidade "Coleccionistas de Vélez Sarsfield", no Facebook; e aos perfis HistoriaDeVelez…
Originalmente publicado nos 25 anos, em 01/12/2019 - e revisto, atualizado e ampliado O ícone…
"Porque isto é algo mais do que uma simples partida, bastante maior do que uma…
As apostas no futebol estão em franco crescimento no Brasil, impulsionadas pelo aumento das casas…
A seleção de 1978 teve como principal celeiro o River Plate: foram cinco convocados e…
Originalmente publicada pelo aniversário de 60 anos, em 15-07-2014 Segundo diversos sites estrangeiros sobre origens…
This website uses cookies.
View Comments
ATÉ DE MULETAS , ELE É O CARA DESSE TIME , NÃO EXISTIU E NÃO EXISTIRÁ UM JOGADOR IGUAL A ELE !
OLÊ LÊ , OLÁ LÁ , RIQUELME É DEL BOCA E DEL BOCA NON SI VÁ !