O inferno do descenso e da “promoción” para algumas equipes da Argentina
O tema do descenso chama cada vez mais a atenção de todos, pois além do San Lorenzo, que flerta com a “promoción” desde longa data, outros times brigam ou para fugirem do rebaixamento direto ou para se afastarem da promo. Olimpo, Tigre, San Martín (SJ), Rafaela, Unión e Banfield estão envolvidos na trama. Contudo, há uma equipe, um tanto esquecida, mas a qual o bom senso convida a inclui-la na peleja: o Racing de Avellaneda. Parece que não, mas a situação da Academia é dramática. Vejamos como está cada uma dessas equipes, as suas chances e perspectivas de salvamento ou de queda.
Na rodada anterior, o Olimpo já abraçava a segunda divisão até que um gol nos acréscimos fez o aurinegro respirar. Porém, a situação do Conjunto de Bahía Blanca é a mais dramática de todas, pior até do que a do Tigre. E isto não somente em termos de pontos, mas pelo futebol que as duas equipes demonstram atualmente. Ao ver o Olimpo atuar a impressão que se tem é aquela de uma equipe que precisa vencer uma partida que está perdendo por mais de um gol e que só tem apenas uns cinco minutos para reverter o placar. Disto resulta a imagem do desespero e a impressão de que a equipe está bem mais próxima de levar um gol do que a de fazer o primeiro. Esta é a imagem e a situação atual da equipe de Bahía Balnca. Matematicamente tem chances, mas, na prática, seria bem melhor que já se preocupasse em organizar a sua próxima temporada na B Nacional.
Com o Olimpo na segunda divisão, restam três vagas para premiar a incompetência de muita gente. Uma delas é a de catraca livre para a B Nacional, as duas outras para os embates da “promocíon”.
Vejamos como pode ficar os promédios de cada equipe a partir dos resultados da próxima rodada, consideremos também o Olimpo, para não sermos acusados de algum tipo de preconceito.
Olimpo de Bahía Banca
Promédios: 1,014; vitória: 1,041; empate: 1,013; derrota: 1,000.
Décima quinta rodada: Independiente, local: Bahía blanca
Décima sexta rodada: San Martín San Juan, local: San Juan
Décima sétima rodada: Lanús; local: Bahía Blanca.
Décima oitava rodada: Estudiantes; local: La Plata.
Décima nona rodada: Argentinos Juniors; local: La Paternal.
Tigre
Promédios: 1,229; vitória: 1245; empate: 1,227; derrota: 1,218
Décima quinta rodada: Newell´s Old Boys; local: Victótia.
Décima sexta rodada: Atlético de Rafaela; local: Rafaela.
Décima sétima rodada: San Lorenzo; local: Victória..
Décima oitava rodada: Vélez; local: Liniers.
Décima nona rodada: Independiente; local: Victória.
San Martín San Juan
Promédios: 1,242; vitória: 1,294; empate: 1,235; derrota: 1,205.
Décima quinta rodada: All Boys; local: Floresta.
Décima sexta rodada: Olimpo; local: San Juan.
Décima sétima rodada: Unión; local: Santa Fe.
Décima oitava rodada: Newell´s Old Boys; local: San Juán.
Décima nona rodada: San Lorenzo; local: Bajo Flores.
San Lorenzo
Promédios: 1,248; vitória: 1,263; empate: 1,245; derrota: 1,236.
Décima quinta rodada: Unión; local: Santa Fe.
Décima sexta rodada: Newell´s Old Boys: local: Bajo Flores.
Décima sétima rodada: Tigre: local: Victória.
Décima oitava rodada: Independiente; local: Avellaneda.
Décima nona rodada: San Martín (SJ); local: Bajo Flores.
Atlético de Rafaela
Promédios: 1,273; vitória: 1,323; empate: 1,264; derrota: 1,235.
Décima quinta rodada: Colón; local: Rafaela.
Décima sexta rodada: Tigre; local: Victória.
Décima sétima rodada: Vélez; local: Liniers.
Décima oitava rodada: Racing; local: Rafaela.
Décima nona rodada: Godoy Cruz; local: Mendoza.
Unión Santa Fe
Promédios: 1,303; vitória: 1,354; empate: 1,294; derrota: 1,264
Décima quinta rodada: San Lorenzo; local: Santa Fe.
Décima sexta rodada: Independiente; local: Avellaneda.
Décima sétima rodada: San Martín (SJ); local: Santa Fe.
Décima oitava rodada: Lanús; local: La fortaleza.
Décima nona rodada: Estudiantes; local: Santa Fe.
Banfield
Promédios: 1,293; vitória: 1,309 ; empate: 1,290; derrota: 1,281.
Décima quinta rodada: Estudiantes; local: Lomas de Zamora.
Décima sexta rodada: Argentinos Juniors; local: La Paternal.
Décima sétima rodada: Boca Juniors; local: Lomas de Zamora.
Décima oitava rodada: Belgrano; local: Córdoba.
Décima nona rodada: Colón; local: Lomas de Samora.
Racing
Promédios: 1,321; vitória: 1,336; empate: 1,318; derrota: 1,309.
Décima quinta rodada: Boca Juniors; local: Avellaneda.
Décima sexta rodada: Belgrano; local: Córdoba.
Décima étima rodada: Colón; local: Avellaneda.
Décima oitava rodada: Atlético de Rafaela; local: Rafaela.
Décima nona rodada: Vélez; local: Avellaneda.
O que pode acontecer na próxima rodada
Tigre
Precisa vencer até o fim da temporada para se salvar do descenso. Ainda que vença o Newell´s em Victória, o Matador permanecerá na zona da degola, só que poderá trocar o descenso direto pela zona da promo, caso o San Lorenzo perca para o Unión, em Santa Fe, ou o San Martín empate ou perca para o All Boys, na Floresta. Caso o Ciclón empate com o Tatengue, o Tigre empataria seu quociente com a equipe de Boedo. Se empatar ou perder, o Tigre seguirá no descenso, além de diminuir suas chances de recuperação.
San Martín de San juan
Com derrota ou empate diante do Albo, na Floresta, vai para o descenso direto, independentemente dos resultados de seus rivais. Se vencer, também não precisará de ajuda de ninguém para se safar. É dos poucos casos em que a própria equipe conta apenas com seus esforços para ficar numa boa ou para se complicar.
San Lorenzo
O Ciclón sai da “promoción” se vencer o Unión, fora de casa, e contar com a derrota do Rafaela, diante do Colón, e do empate ou derrota do San Martín, diante do Albo. Porém, se perder em Santa Fe, poderá ingressar na zona do descenso direto, caso o Tigre vença o Newell´s e o San Martín derrote o All Boys. Isto significa que um simples um empate e o conjunto de Bajo Flores continuará na mesma, sem avanços nem retrocessos; ou seja, na “promoción”.
Atlético de Rafaela
Com uma vitória diante do Colón, o Rafaela se afasta ainda mais da degola. A situação ficaria tão favorável que La Crema passaria inclusive o Racing, caso a Academia empate ou perca para o Boca Juniors, no Cilindro. Assim como passaria o Banfield, mesmo que Taladro também vença na rodada. Com um empate, precisará torcer para San Lorenzo e San Martín não vencerem. Caso perca para o Sabalero, só não vai à “promoción” se o San Martín empatar com o Albo. Nesse caso, ficaria empatado em pontos com o conjunto de San Juan.
Unión Santa Fe
Se vencer também se afasta da promo. Com um empate também, desde que o Banfield não vença, assim como o San Martín e o Rafaela.
Banfield
Com uma vitória sobre o Estudiantes o Taladro seguirá fora da “promoción”, embora seja ultrapassado pelo Rafaela, caso La Crema vença seu jogo. Ou seja, quando hoje se considera a péssima situação do Rafaela convém lembrar que basta uma vitória dos santafesinos, na próxima rodada, para o Banfield trocar de lugar com La Crema. Com um empate, a equipe de Lomas já entraria na promo, caso o San Martín vença na Floresta. Com uma derrota, precisará contar com um empate ou derrota do Rafaela, ou com a derrota do Unión Santa Fe, para escapar da zona dos “playoffs”.
Racing de Avellaneda
Caso vença o Boca Juniors, a Academia melhora bem a sua situação e fica quase livre do pesadelo. Com um empate ficará atrás do Unión e Rafaela, caso essas duas equipes vençam suas partidas. Além disso, se perder, ficará com a mesma pontuação do Banfield, caso o Taladro vença o Estudiantes, em Lomas de Zamora.
Perspectivas para o rebaixamento – o que pode acontecer, na prática
Como dissemos acima, o Olimpo já está praticamente na B Nacional. Esta é a única certeza que temos até o momento. Mesmo o Tigre pode perfeitamente se salvar do descenso direto e dos “playoffs”. E isto não seria nada absurdo se pensarmos na bola que o Matador de Victória está jogando. É um dos melhores times do Clausura; tem um bom comando técnico e um planejamento que não foi adotado ontem, mas assim que a equipe começou a flertar com a descenso, na temporada anterior.
O Tigre é um dos times mais acertados entre todos os envolvidos com o pesadelo do rebaixamento. Vai ter de vencer quase tudo o que vem pela frente. Mas não é nada impossível. Caso vença todos os seus jogos, o Matador terminaria o Clausura com 1,321 de promédios. Para se ter uma ideia do que falamos, o Tigre passaria o Racing na penúltima rodada, caso vença seus próximos quatro jogos e a Academia empate um e perca três. Nesse caso, o Tigre ficaria com 1,292 de promédios contra 1,283 da equipe de Avellaneda.
A princípio parece um absurdo contar com isso, mas se considerarmos a tabela de todas as equipes, verificaremos que a do Tigre, do San Martín e do Racing são as piores possíveis. Porém, o Matador tem mais time que os dois rivais; além de ganhar de ambos, no que diz respeito ao planejamento para sua permanência na elite. O Racing está pensando nisso somente agora. Já o Verdinegro ainda vacila quando o assunto gira em torno de que Categoria do futebol argentino ele se encontra no momento; o que sugere uma profunda dificuldade de se adaptar à elite argentina.
Para o Racing, o Olimpo e mais alguém deverão ocupar a zona do descenso direto até o fim. Pelos promédios dos rivais, a outra vaga na promo também já tem dono. Resta apenas uma. E ela poderá ser da Academia. Se por exemplo Olimpo e Tigre (ou San Lorenzo) forem rebaixados é bem provável que uma vaga na promo fique com o Ciclón (ou Tigre). Nesse caso, o concorrente direto do Racing seria justamente o Banfield. Com o Taladro, a Academia coincide em um aspecto: no péssimo e irregular futebol que têm apresentado. E se ambas as equipes estão mal, a tabela do Banfield parece um pouco melhor que a do Racing. Além disso, a crise em Lomas tem um apelo menor do que aquela que já transita em Avellaneda. Disto resulta que é mais fácil se fechar um elenco, no objetivo de permanecer na elite, quando este elenco é o de um time como o do Banfield. E o contrário é totalmente aceito e verdadeiro, no caso do Racing.
San Martín (SJ), Unión e Rafaela dependem de suas próprias forças para liquidar o assunto. Na prática, nenhum deles está jogando menos que o Racing, por exemplo. Na próxima rodada, Unión e Rafaela passarão a Academia, se vencerem seus jogos e o conjunto dirigido por Zubeldía empate com o Boca Juniors. O San Martín ficaria com promédios muito próximos e também poderia passar o Racing na 16ª rodada. Mas, o pesadelo não pararia por aí. Derrotado para o Boca, e com um triunfo do Taladro frente ao Estudiantes, e o tradicional clube de Avellaneda materializaria ainda mais a sua concorrência com o Banfield, pois empatariam nos promédios.
Portanto, se o Racing perder para o Boca e as três equipes proveniente da B Nacional, e que brigam pela permanência, vencerem, a situação da Academia ficará desesperadora, pois essas equipes poderam até empatar em rodadas em que os comandados de Zubeldía vencerem. Das três, Rafaela e Unión devem escapar, ao fim da temporada, enquanto o San Martín precisará equilibrar a sua irregularidade com um pouco de sorte e com a incompetência de outras equipes mais tradicionais.
Para finalizar, convém dizer que o San Lorenzo não escapa. Ou será rebaixado diretamente ou irá à “promoción” contra uma equipe da segunda divisão. No atual momento, o Ciclón não tem futebol para vencer nenhum dos seis primeiros colocados da B Nacional, assim como o demonstrou na sua derrota para o River Plate, pela Copa Argentina.
Incrível, complicado mas bem explicado. Parabéns pelo post, sem ele eu nunca entenderia essa confusão. E o Racing, hein, quem diria?
Acho que o San Lorenzo já foi, mas para por aí a queda dos grandes. Os outros serão Olimpo, Tigre e S Martin, pelo menos é o que um acho pela tabela.
Quero ver todos esses times incompetentes na segundona. Aí o river sobe e ganha fácil o Apertura. to nem ai pro Sem Libertadores e seus vizinhos.
“yo quiero ver a los pechos… que se vayan a la B, y que tengan una banda como la de la cadeee”
Parabéns pela materia, de alto nível, como quase tudo o que voces fazem neste site.
Veremos se o San Lorenzo e o River criam vergonha na cara e voltam a montar equipes competitivas.
No sistema que é usado na Argentina é uma vergonha e total falta de competência uma grande equipe ir para a Nacional B.
Parabéns pelo site,entro todos os dias para ver as novidades !!!
Muito louco! Baita matéria.
nao acho q o tigre va cair, pode até disputar la promocion…mas nao cai, ta jogando mt bem e digo q esse jogo contra o newells vai ser o teste final pra ver o poder de fogo da equpie, na boa, pra mim cai olimpo e san lorenzo direto..san martin disputa uma promocion e a outra ficara entre tigre,racing, banfield e rafaela…union pra mim tbm nao cai…
Union e Tigre vao permanecer, sao os times q eu me simpatizo e torço no futebol argentino!
da le Tigre, da le Union!
Seria bom que os grandes não caíssem mais, isso só faz mal a imagem do futebol argentino.
Concordo com o texto e com o Regi sobre o Tigre, acho que não cai pois está melhor que todo mundo da parte de baixo, a vantagem do time está no meio campo, nenhum outro time ameaçado chega perto do Tigre em relação a qualidade do meio campo. Mas eu acho que também o San Lorenzo não cai. E como fica então? O texto aposta tanto na queda do S Lorenzo que não aprofundou muito o cenário com a permanencia do Tigre o do S Lorenzo.
Discordo de todo mundo que fala que o san lorenzo não merecer cair. Não quero nem saber se é um time grande ou não,mereceu cair então tem de cair, bem feito, só assim aprende.
sou torcedor do huracan,o huracan esta passando por uma situacao dificil ,esta lutando para nao ser rebaixado para a terceira divisao.forca huracan,uma paixao sem fronteiras,sao vicente brasil
Sou Chaca!!! Jaguaré São Paulo
Chacarita Chacarita