Arquivo

O Fisco Aperta o Cerco

Hoje o país latino-americano que ocupa o posto de maior exportador de jogadores de futebol é a Argentina, superando inclusive o Brasil. Dado o volume de dinheiro envolvido nessas transações, surpreende a muita gente que os governos da região prestem tão pouca atenção a essas vultuosas transferências internacionais. Mas as coisas estão perto de mudar. Ao menos é o que garante Ricardo Echegaray, presidente da Adminstración Federal de Ingresos Publicos (AFIP).

O fisco argentino já tem um convênio com seus colegas italianos, visando detectar com maior facilidade os casos de sonegação e lavagem de dinheiro. Agora, segundo Echegaray, o próximo convênio do tipo será feito com a Fifa, que, segundo ele, está muito preocupada com a transparência nesse tipo de transação financeira internacional envolvendo clubes de futebol e empresários. A conferir.

Tiago de Melo Gomes

Tiago de Melo Gomes é bacharel, mestre e doutor em história pela Unicamp. Professor de História Contemporânea na UFRPE. Autor de diversos trabalhos na área de história da cultura, escreve no blog 171nalata e colunista do site Futebol Coletivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dez − cinco =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.