LibertadoresNewell's

Newell’s Old Boys é eliminado da Copa Libertadores

copa-libertadores-1865608w620

O Estádio Marcelo Bielsa, em Rosário, recebeu um jogo espetacular na última rodada de grupos da Libertadores e para tristeza do Newell’s Old Boys e de seus torcedores, os colombianos do Atlético Nacional jogaram muito e saíram da cancha com uma vitória maiúscula, que de quebra selou a classificação da equipe alviverde. O Newell’s, infelizmente, é o único argentino eliminado do torneio continental.

Bastava um empate para o Newell’s Old Boys se classificar para as oitavas de final da Copa Libertadores da América. Mas o confronto diante do Atlético Nacional começou de maneira dramática. Logo aos cinco minutos, Victor López e Cardona trocaram empurrões e iniciaram uma confusão, típica de um confronto decisivo. Só que o árbitro Antonio Arias não quis saber e expulsou os dois jogadores, deixando as equipes com 10 jogadores e com o jogo inteiro pela frente.

Mas a decisão do árbitro parece ter sido pior para os argentinos, já que dois minutos depois, o goleiro Guzmán foi dar um chutão após recuo perigoso, mas não havia notado que Trellez estava marcando em cima, a bola bateu no atacante e entrou, em um lance bizarro. O Atlético Nacional tinha o resultado que precisava e aos 12 minutos, em um contra-ataque, Valencia fez ótima jogada e rolou para Cárdenas, que pegou de primeira e ampliou o resultado para os colombianos.

O jogo era surpreendente e não deu tempo nem do Atlético Nacional comemorar os 2 a 0, que na saída de bola Figueroa fez ótimo lançamento para Casco, que dominou e chutou na saída de Armani para diminuir o prejuízo do Newell’s e colocar a equipe novamente no jogo. Em 18 minutos já tínhamos três gols e dois expulsos em um embate de tirar o folego e que prometia mais gols.

Os colombianos perceberam que o gol poderia colocar em cheque o resultado positivo e recuou totalmente a equipe, anulando qualquer ação do Newell’s. Para piorar as coisas, Maxi Rodriguez sentiu a velha contusão e saiu do campo restando poucos minutos para o final da primeira etapa. Alfredo Berti parece não ter tido uma boa conversa nos vestiários, já que no retorno para o segundo tempo, David Trezeguet e Banega levaram de cara dois cartões amarelos por faltas sem necessidades no meio-campo.

Do outro lado era nítida a tranquilidade dos colombianos e logo aos dez minutos, Berrio que havia acabado de entrar, puxou contra-ataque e tocou para Cárdenas, que com um belo lançamento devolveu a bola para Berrio, que aproveitou saída errada de Guzmán e com um leve toque fez o terceiro gol do Atlético Nacional, dando muita tranquilidade para a equipe segurar o resultado até o fim do embate.

Por um momento, os colombianos davam o luxo de não sentirem a falta de seu craque em campo e administraram o jogo com muita tranquilidade. Antes do apito final, Berrio ainda perdeu uma grande oportunidade de matar o jogo, mas o placar se manteve e o Newell’s está fora da Copa Libertadores, em um duelo espetacular.

 

Victor Limeira

Jornalista formado pela faculdade paulista FIAM/FAAM. Acompanha não só o futebol argentino como as ligas menores da Europa. Começou a escrever para o Futebol Portenho em agosto de 2010 principalmente por ter uma paixão do futebol que reúne alma, raça e um belo toque de maestria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × três =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.