Arquivo

Newell´s tropeça no Albo e não chega à liderança do Clausura; na B Nacional, Instituto faz o simples e vence Gimnasia, em Jujuy

Jogadores do Newell´s comemoram o agônico empate nos acréscimos da partida

Varias partidas movimentaram o futebol argentino neste sábado. Em destaque o empate agônico do Newell´s Old Boys com o All Boys, no Colosso Independência. O resultado tirou da Lepra a chance de ficar na liderança do Clausura. Já pela B Nacional, em San Salador de Jujuy, o líder Instituto não repetiu as boas atuações da temporada, mas soube vencer o Lobo jujeño por 1×0. Resultado que mantém La Gloria na ponta da B Nacional, ainda que os seus perseguidores vençam na rodada.

Newell´s Old Boys 1×1 All Boys

Não foi o que esperava o técnico Gerardo “Tata” Martino e tampouco a torcida do Newell´s, que lotou o estádio Marcelo Bielsa para ver “La Lepra” somar mais três pontos e, por que não, chegar à liderança isolada do Clausura. Porém, desde os primeiros momentos, quem esteve melhor foi justamente o Albo, incentivado pela perspectiva de permanecer por mais uma temporada no futebol de elite do país.

Bloqueando as saídas dos locais pelos flancos e propondo um jogo limpo, rápido e ofensivo, o All Boys por muito pouco não sai de Mendoza com uma vitória sobre um dos melhores times do atual Clausura. E foi o visitante quem saiu na frente do marcador. Logo no quarto minutos, Matos foi o nome do gol no Colosso do Parque Independência. Talvez por causa do gol tão rápido o Newell´s se perdeu completamente na cancha e não foi nem sombra da equipe aguerrida e bem organizada das últimas partidas.

Com uma posse de bola considerável, os leprosos não encontravam espaços na bem armada defensiva visitante. De tal forma que o primeiro tempo terminou com a justa vantagem do Albo.

No tempo complementar, o Newell´s tentou irromper pelos flancos, mas novamente se deparou com a ótima defesa do visitante. Com uma linha de quatro à frente do porteiro Cambiasso, o Albo ainda recuava Zapata para a proteção todas as vezes que a equipe sofria alguma ameaça. Disto resultou que o segundo tempo foi muito parecido ao primeiro. Porém, quando tudo indicava que o All Boys venceria, apareceu Martín Tonso para empatar para os leprosos. O cotejo estava nos 47 minutos e a jogada do gol seria a última da partida. Um resultado injusto para o conjunto da Floresta. Ainda assim, o Albo segue fora da “promoción”, enquanto o Newell´s se afasta um pouco do líder Boca Juniors.

Primeira B Nacional

O líder não atuou bem, mas fez a lição de casa e passou pelo Lobo de Jujuy

Gimnasia Jujuy 0x1 Instituto de Córdoba

Abalado pelos acontecimentos do dia sobre a transferência de Dybala, o Instituto foi a Jujuy e não repetiu as boas atuações da temporada. Ainda assim, fez 1×0 no Lobo jujeño com um gol de Gagliardi aos 10 minutos do segundo tempo. Com o resultado, La Gloria mantém a diferença de quatro pontos sobre o River e sairá da rodada na ponta da competição.

Pela manhã o presidente do clube havia confirmado o que disse o presidente do Palermo de que Dybala já era jogador do clube italiano. Depois, José Theaux, secretário do clube, assegurou que não assinaria a transferência do atleta. A confusão chegou a Jujuy no começo da tarde e não respingou bem no elenco. Talvez por causa disso e também pelo próprio desgaste de uma dura e longa competição, o Instituto não esteve bem no “La Tacita de Plata”.

Após o gol de Gagliardi, o líder da B Nacional teve dificuldades para manter o resultado e sofreu uma boa pressão do Giminasia. Mas, a pressão foi logo controlada e a equipe soube manter a pelota distante do arco de Chiarini. Quando isso não ocorria, o porteiro do Instituto fazia a diferença repetindo as ótimas defesas da temporada. E assim foi que La Glória soube vencer um rival que dá sinais tardios de melhora de rendimento. Com o resultado, o Instituto manterá a liderança da competição ainda que o River vença o Aldosivi em Mar del Plata.

Deportivo Merlo 3×1 Patronato

Com um show de Ramiro López, o Deportivo Merlo passou pelo Patronato e se manteve bem distante da zona da “promoción”. O jogo foi todo controlado pelo Charro, que logo aos seis e aos nove minutos fazia 2×0 com os dois tentos de López. O Patrón diminuiu o placar aos 18 e tentou colocar pressão no conjunto do Merlo Oeste. Não consegiu e ainda levou o terceiro gol com Max Barreiro aos 17 da segunda etapa. O resultado coloca instabilidade na reação do Patronato e, ao mesmo tempo, faz do Merlo uma equipe de meio de tabela, o que hoje é um triunfo gigantesco para o Charro.

Huracán 2×0 Atlético Tucumán

Em Parque Patrícios o Huracán não teve muito trabalho para vencer o Decano por 2×0. Nenhuma das equipes atuou bem, porém o Globo soube tirar vantagens da desorganização na defesa e no meio-de-campo do visitante.

O primeiro tempo foi de chorar, ou de dormir, se preferirem. A falta de criatividade chamava a atenção mais do que a partida. Já no segundo tempo, o Globo esteve um pouco melhor e ainda contou com a expulsão de Fondacaro aos 12 minutos. Assim, os espaços apareceram para o Huracán e Quintana abriu o placar aos 30 minutos. O gol deixou o Decano ainda mais nervoso em campo. O que permitiu ao Huracán que ainda fizesse o segundo com Milano já nos acréscimos da partida. Com o resultdo, o Globo somou pontos importantíssimos na sua luta para permanecer na B Nacional. Já o Decano, segue a ser apenas uma equipe de meio de tabela.

Joza Novalis

Mestre em Teoria Literária e Lit. Comparada na USP. Formado em Educação e Letras pela USP, é jornalista por opção e divide o tempo vendo futebol em geral e estudando o esporte bretão, especialmente o da Argentina. Entende futebol como um fenômeno popular e das torcidas. Já colaborou com diversos veículos esportivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 − 7 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.