Primeira Divisão

Newell´s humilha o Unión e pode ser campeão na próxima rodada

Todos abraçam a Maxi Rodríguez, autor de dois gols na goleada leprosa
Todos abraçam a Maxi Rodríguez, autor de dois gols na goleada leprosa

Nada de novo no Coloso Marcelo Bielsa. O Newell´s recebeu o rebaixado Unión Santa Fe e mostrou as credenciais de quem pretende brigar por títulos ao menos em duas frentes: na Libertadores e no Torneio Final. E a Lepra não brincou em serviço e o goleou por 5×0. Maxi Rodríguez abriu o placar aos 32 minutos do primeiro tempo e ainda marcou o quarto, aos 25 da etapa final. Aos 43, Nacho Scocco ampliou para 2×0, enquanto Heinze marcou o quarto, aos 09 minutos do segundo tempo, e Maxi Urruti finalizou a 10 minutos do final. Com a vitória, o conjunto rosarino retomou a liderança isolada do Torneio Final e pode ser campeão já na próxima rodada.

Clima de festa antes do jogo

Nos arredores do Coloso Marcelo Bielsa o clima era de alegria e de muita confiança. Todos os ingressos haviam sido vendidos com antecedência e a cancha da Lepra ficou praticamente abarrotada de gente. Colorido de vermelho, o estádio expressava o clima de profundo otimismo da hinchada rojinegra com sua equipe. Muitos foram fantasiados ao estádio; a maioria deles vestida com as cores do Newells´. Durante o jogo, nem mesmo com as dificuldades colocadas pelo Tatengue, que tornou o jogo parelho, os torcedores deixaram de apoiar a equipe.

O pós-jogo

Ainda dentro do campo, Tata Martino analisou o resultado e mostrou um misto de tranquilidade e otimismo em relação ao título do Torneio Final. “Foi muito importante a nossa vitória; tínhamos que nos reabilitar da derrota para o All Boys. Acho importante que não percamos o foco nos momentos finais da competição”.

Ovacionado pelos torcedores, Martino teve dificuldades para sair do campo. Um pouco mais tarde, quando questionado sobre o que ainda resta ao Newell´s para ser campeão, o técnico leproso disse que “não temos de dar a menor importância ao River; isto é o que temos de fazer para alcançar o nosso objetivo”. Sobre a manutenção do alto nível técnico de sua equipe, “el Tata” disse que “fico contente que ainda estejamos com uma forte pegada mesmo nas rodadas finais”.

O que falta para o título leproso

Após a impiedosa goleada sobre o rebaixado Unión, o Newell´s já pode se sagrar campeão na próxima rodada, a penúltima. Para isso, basta que o líder vença o Atlético Rafaela, como visitante, e que o River ao menos empate seu jogo contra o Lanús, no Sul da Grande Buenos Aires. Embora a Lepra tenha um confronto duríssimo em uma cancha complicada, o seu fiel perseguidor, o River, deve disputar uma partida com clima de final, já que o Lanús também precisa da vitória para continuar na briga.

Desta forma, a vida do Newell´s parece bem facilitada nas rodadas finais da atual competição. Para perder o título para o Lanús, o atual líder precisa ser vencido nas duas próximas partidas, enquanto o Granate precisaria vencer seus dois próximos compromissos e ainda torcer para o River não somar três pontos na última rodada. Para perder o caneco para o River, além de perder seus dois últimos jogos, o Newell´s ainda teria de ver o River vencer os dois próximos compromissos.

Veja todos os gols do jogo:

O primeiro gol, de Maxi Rodriguez

O segundo gol, marcado por Nacho Scocco, que antes havia perdido um gol “quase feito”:

O terceiro gol do Newell´s, anotado por Heinze:

O quarto gol da Lepra também foi anotado por Maxi Rodríguez. Veja:

Por fim, o último gol da festa leprosa, anotado por Maxi Urruti:

Joza Novalis

Mestre em Teoria Literária e Lit. Comparada na USP. Formado em Educação e Letras pela USP, é jornalista por opção e divide o tempo vendo futebol em geral e estudando o esporte bretão, especialmente o da Argentina. Entende futebol como um fenômeno popular e das torcidas. Já colaborou com diversos veículos esportivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 2 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.