Newell´s goleia Rafaela, mas suspende festa por causa da AFA
Em partida no Nuevo Monumental, o Rafaela foi anfitrião para o líder do Torneio Final e virtual campeão, Newell´s Old Boys. Após um primeiro tempo parelho, em que a Lepra não mostrou muito do futebol que a levou à condição de favorita, o conjunto de Martino se reencontrou com a bola na segunda etapa, na qual manejou a pelota com tamanha categoria que La Crema não teve muito o que fazer. No final, o placar mostrava 3×0 para o líder. Só que a festa do título precisou ser suspensa, pois a AFA havia marcado Lanús x River para o horário noturno. Assim, o jeito foi suspender a festa para o pós-jogo no Sul da Grande Buenos Aires.
A primeira etapa foi parelha, com ambas equipes se alternando no domínio do cotejo. O Rafaela se fazia melhor por dominar o setor de meio-campo. Por ali, a pelota circulava rápido e chegava ao ataque cremoso, fortalecido com as subidas de seus volantes e de ao menos um de seus laterais. Já o Newell´s conseguia se fazer superior em duas situações: quando seu excesso de disposição compensava sua pobreza criativa e quando Lucas Bernardi deixava o setor defensivo do meio-campo e se apresentava ao campo de ataque.
Neste cenário, quem teve as melhores chances foi o Newell´s, que inclusive perdeu um penal com “el Nacho”, aos 26 minutos de jogo. O artilheiro leproso mandou a pelota na trave do ótimo porteiro Sara. A partir daí, o conjunto rosarino mostrou certa evolução, ao adiantar sua primeira linha de meio-campo. Contudo, ainda assim não se via o mesmo Newell´s contundente de toda a competição.
Na segunda etapa, o conjunto de Tata Martino começou com os mesmos erros, mas logo foi se acertando em campo e encontrando os espaços necessários para chegar às redes de Sara. A melhor explicação para isso estava nos avanços de seus alas para compor o ataque. Então, a defesa de La Crema se perdeu ao tentar marcar uma significativa presença de “soldados” leprosos no seu campo de defesa.
Assim foi que, logo aos 21 minutos Maxi Rodríguez fez ótima jogada e viu Carniello completar seu cruzamento às redes de Sara: 1×0 para o conjunto de Martino. Após o gol, o líder se mostrou mais tranquilo e fez prevalecer sua melhor condição técnica sobre um Rafaela já cansado de tanto tentar encontrar a marcação sobre o ataque rival. Aos 34, Víctor Figueroa foi o nome do gol, em mais uma grande participação de Rodríguez: 2×0.
La Crema tentava descontar, mas já não se encontrava dentro de sua própria cancha. Em outras palavras: La Crema já não se encontrava, pois nesse momento já não enfrentava qualquer time, mas o virtual campeão do Torneio Final. Bola pra lá, bola pra cá e por muito pouco o resultado não se ampliou. As chances foram muitas, mas a principal delas foi protagonizada por Maxi Rodríguez, que fez jogada espetacular e por muito pouco não marcou um golaço. Já nos acréscimos, novamente o repatriado atacante leproso fez ótima jogada e serviu Urruti, que guardou: 3×0 para o Newell´s.
Com o resultado, a equipe de Martino ficou na espera do cotejo de Lanús com River. Bastava o Millo não vencer para que o título fosse de vez desembarcar na principal cidade da província de Santa Fe.
Pós-jogo
Após o jogo, o clima era muito grande nos vestiários da Lepra. Tata Martino se adiantou às entrevista: “como eu disse, durante a semana, necessitávamos de quatro pontos para não depender de ninguém. E continuou: “agora, nos resta esperar e se necessário fosse nós esperaríamos até a semana que vem”, disse o técnico leproso entre feliz e confiante na conquista do caneco.
Quanto a ter de esperar pelo cotejo no Sul da Grande Buenos Aires, o técnico disse que “não sei se escutarei o jogo, mas confesso minha tranquilidade em vencer como visitante e da maneira contundente como fizemos. Importa mais o fato de que voltamos a jogar bem, como era a minha intenção e objetivo, finalizou Tata Martino.
O técnico ainda destacou que sua preocupação em jogar bem não se deve só ao desejo de conquistar o título do Torneio Final, mas também ao de fazer uma ótima apresentação na Copa Argentina e, sobretudo, diante do Atlético MG, pelas semifinais da Copa Libertadores de América.
E acerca do ponto mais positivo de sua equipe, Tata disse que seus jogadores “têm uma grande valentia para jogar da maneira que jogam e isto é um mérito gigante, pois não é fácil para uma equipe atuar na Argentina como meus jogadores atuam”, finalizou o vitorioso técnico do virtual campeão do Torneio Final