No jogo de ida das quartas-de-final da Copa Sul-Americana o Newell´s recebeu a LDU e não passou de um empate por 0 x 0. Com isso, tanto argentinos quanto equatorianos dependem de uma vitória simples no jogo de volta para se classificar à semi-final do torneio. Se houver um empate com gols, o classificado será o time argentino, que passará pelo gol marcado fora de casa. Caso o placar de 0 x 0 seja repetido, a vaga será decidida nos pênaltis.
Mais de 32 mil pessoas lotaram o Marcelo Bielsa na esperança de ver o Newell´s partindo para cima da Liga desde o primeiro minuto. Mas o que se viu foi uma LDU bem postada na defesa, com seus alas Reasco e Chila buscando os rápídos atacantes Barcos e Luna em perigosas jogadas de contra-ataque.
Com isso, o Newell´s teve muitas dificuldades em criar oportunidades de gol. Formica, Sperdutti e Borghello foram implacavelmente marcados pela defesa equatoriana e tanto Vella quanto Estigarribia tiveram pouca produtividade pelas alas. Porém a partir dos 25 minutos a equipe de Sensini passou a acertar os passes e chegar com mais frequência ao gol de Cevallos. O lance de maior perigo para a “Lepra” no primeiro tempo ocorreu aos 35 minutos. Depois de um cruzamento pela esquerda, a bola sobrou livre para Borghello, que de tão sozinho que estava, pensou que estivesse em impedimento e não aproveitou a chance como deveria. Até o final do primeiro tempo o time da casa seguiu melhor, mesmo sem fazer o gol.
No segundo tempo aos poucos o nervosismo se apoderou dos jogadores do Newell´s. A equipe continuava a pecar nos passes para o ataque e quando fazia levantamentos para a área encontrava a zaga da LDU, sempre firme. Sensini fez as alterações necessárias para tornar a equipe mais ofensiva, primeiro colocando o rápido Rodríguez no lugar de Vella, deslocando assim Sperdutti para a ala direita. Depois tirou o zagueiro Fideleff para colocar o atacante Taborda. Assim, a equipe conseguiu manter-se mais no ataque, porém continuava errando nas finalizações. A LDU, que desde o começo do jogo se dava por satisfeita com o empate, continuava optando pelos contra-ataques.
Com tantos erros, o empate sem gols foi o resultado mais justo. O jogo de volta entre Newell´s e LDU acontecerá no próximo dia 10, quarta-feira que vem, no estádio Casa Blanca, em Quito.
NEWELL’S – Peratta, Alayes, Schiavi e Fideleff (Taborda); Vella (Rodríguez), Mateo, Bernardi e Estigarribia; Formica; Sperdutti e Borghello (Salvatierra).
Técnico – Roberto Sensini
LDU – Cevallos, Guagua, N. Araujo e Calderón; Reasco, De La Cruz (Espínola), W. Araujo, Urrutia e Chila (Gamez); Barcos e Luna (Salgueiro).
Técnico – Edgardo Bauza
Árbitro – Darío Ubriaco (Uruguai).
Estádio – Marcelo Bielsa (Rosário)
Com agradecimentos especiais à comunidade "Coleccionistas de Vélez Sarsfield", no Facebook; e aos perfis HistoriaDeVelez…
Originalmente publicado nos 25 anos, em 01/12/2019 - e revisto, atualizado e ampliado O ícone…
"Porque isto é algo mais do que uma simples partida, bastante maior do que uma…
As apostas no futebol estão em franco crescimento no Brasil, impulsionadas pelo aumento das casas…
A seleção de 1978 teve como principal celeiro o River Plate: foram cinco convocados e…
Originalmente publicada pelo aniversário de 60 anos, em 15-07-2014 Segundo diversos sites estrangeiros sobre origens…
This website uses cookies.