Nacional B: River goleia, Instituto sobe…
Na última rodada da Nacional B é natural que o River seja o centro das atenções, tanto mais que obteve um resultado tão expressivo após alguns tropeços. Mas há muito mais acontecendo naquela que talvez seja a mais interessante da Nacional B em todos os tempos. O Instituto apresentou suas credenciais ao ascenso, e o Rosário Central segue rumo à crise.
A goleada do River é o grande fato da rodada. Não tanto pelos pontos, mas pelo fato de afastar, ao menos temporariamente, as suspeitas sobre a capacidade de Matias Almeyda de comandar os milionários. El Pelado tem sido frequentemente acusado de ser incapaz de montar a equipe, vista por muitos como apenas uma soma de individualidades. Mesmo tendo como adversário uma das equipes mais fracas do torneio, um 7 a 1 fala por si, ainda mais sem Chori Dominguez, talvez o melhor jogador da equipe.
Por seu lado, o Instituto bateu o Gimnasia por 1 a o e se consolidou na vice-liderança, se apresentando como candidato ao ascenso. O mesmo vale para o Gimnasia Jujuy e o Quilmes, que venceram Defensa y Justicia e Atletico Tucuman, respectivamente, e hoje estão na zona de promoción (sendo que o lobo jujenho tem uma partida a disputar, e se vencê-la, alcançará a liderança do torneio). Outra equipe que tem o que comemorar é o Huracán, que na estréia de Diego Cocca bateu o Ferrocarril por 1 a 0 fora de casa, e chegou às duas vitórias seguidas, algo que não conseguia desde o Clausura 2010, alcançando a oitava posição.
Quem ruma forte em direção à crise é o Rosário Central. Depois de perder a chance de assumir a liderança ao empatar em casa com o Almirante Brown, os canallas perderam por 2 a 0 para o Independiente Rivadavia em Mendoza. Ostentando uma equipe sem nenhuma criatividade, os rosarinos vão perdendo oportunidades de ocupar as primeiras posições, e é seguro dizer que seu treinador estaria em perigo, não fosse Juan Antonio Pizzi, que tem muito crédito com dirigentes e torcedores.
Na parte debaixo da tabela, o Guillermo Brown perdeu em casa para o Desamparados e segue na zona do descenso direto, junto com o Atlanta, humilhada pelo River. Empatada com as duas equipes recém ascendidas está o recém descendido Gimnasia La Plata, de modo que hoje haveria um triangular entre essas equipes, duas das quais cairiam, e o vencedor jogaria a Promoción. O Chacarita, rival histórico do Atlanta, jogaria hoje a promoción. Os funebreros são os lanternas do torneio, e na última rodada se limitaram a atrapalhar a vida do Boca Unidos, empatando sem gols em Corrientes.
Na próxima rodada, a partida mais aguardada é Huracán x River, em Parque Patrícios. Interessante será o duelo entre o Gimnasia Jujuy com seu homônimo platense, na estréia de Pedro Troglio como treinador do último. Em outro duelo entre dois ex-campeões argentinos, Rosario Central e Quilmes se enfrentam no Gigante de Arroyto, enquanto o Instituto sai de Córdoba para visitar o Atlanta, em busca de se manter no topo.
bela vitória de river. muito bom mesmo.
Rumo a elite. volta river!