Copa do Mundo

Na seleção de Maradona, sempre cabe mais um

Uma dica para os jogadores de futebol que sonham em vestir a camisa de uma seleção. Em vez de ir jogar num país periférico do mundo da bola, se mude para algum time da Argentina, de preferência na primeira divisão. Faça algumas boas exibições e, o mais importante, certifique-se de que Diego Armando Maradona esteja na plateia. Essa foi a fórmula usada por vários jogadores que, se unindo aos consagrados da Europa, formam o grupo dos 102 convocados por Dieguito até hoje.

Tal marca, que pode chegar a 103 graças ao corte do lesionado Lucas Licht, já surpreende por si só pelos três digitos. Só que fica ainda mais inusitado quando se nota quanto tempo Maradona usou para chamar tanta gente: 15 meses. No total 16 jogos, sendo oito nas Eliminatórias e oito amistosos. E justamente em três destas partidas avulsas e na convocação para outra, contra a Jamaica nesta quarta-feira(10/2), está uma possível explicação este número gigante.

Panamá, Gana e Costa Rica não foram desafiados em “datas Fifa”. Por isso, Maradona chamou apenas jogadores da primeira divisão argentina. Por conta disso, 58 jogadores só sentiram o gostinho de vestir a camisa albiceleste sem jogar para valer na disputa pela vaga na Copa. De destaques como Boselli, campeão da América pelo Estudiantes, até inesperados como Juan Pablo Pereyra, candidato ao rebaixamento pelo Atlético Tucuman, atletas de 19 dos 20 times do Clausura 2010 foram recrutados.

Contudo, apenas dois jogadores que estiveram nestes amistosos foram aproveitados nas Eliminatórias. Então os amistosos foram inuteis? Nem tanto, pois os dois escolhidos foram Palermo e Bolatti, herois da salvação argentina rumo a África.

Além disso, quando se olha apenas aos 54 convocados que jogaram nas datas Fifa e comparando com outras seleções, Maradona fica menos indeciso do que o “102” sugere. Dunga, por exemplo, chamou 80 jogadores para vestir a amarelinha, não tendo feito nenhum jogo só com atletas “nacionais”. Entretanto, dois atenuantes fortes estão a favor do brasileiro: os 80 foram chamados em 3 anos e meio, e ajudaram a construir uma base sólida que a Argentina não tem.

Assim como o Brasil, a Alemanha também se firmou com um técnico só desde o fim da Copa 2006: Joachim Low. Construíram igualmente um grupo de jogadores formando um time consistente e forte, mas com um número de convocados ainda menor: 59.

Já a França ainda não convence como candidata ao título, mas por seguir com Raymond Domenech, o número de jogadores chamados é ainda mais reduzido: 56 convocados.

Por outro lado, outras seleções que despontam como favoritas à volta olímpica em 2010 até trocaram de comando durante o percurso das Eliminatórias, embora não signifique que tenham chamado tanta gente quanto Maradona.

A Inglaterra (64 convocados) chamou Fábio Capello depois do fracasso de Steve McLaren em não ir à Euro 2008. A Italia (69 convocados) trouxe Marcelo Lippi de volta demitindo Roberto Donadoni. E a Espanha (54 convocados) recorreu a Vicente Del Bosque depois que Luis Aragonés se mandou para o Fenerbahçe.

Vendo estas comparações, o torcedor argentino pode até se desanimar por um possível desespero de Maradona em não saber quem levar ao Mundial. Afinal, ele confirmou apenas Mascherano, Messi e Verón numa entrevista no meio de janeiro. Todavia, se ele estiver mesmo indeciso, pode organizar um campeonato entre os convocados, lhe poupando assim da dor da escolha de apenas 23 entre 102.

Confira a lista dos 102 convocados por Maradona

Rodrigo Vasconcelos

Rodrigo Vasconcelos entrou para o site Futebol Portenho no início de julho 2009. Nascido em Buenos Aires e torcedor do Boca Juniors, acompanha o futebol argentino desde o fim da década passada, e escreve regularmente sobre o Apertura, o Clausura e a seleção albiceleste

One thought on “Na seleção de Maradona, sempre cabe mais um

  • thiago

    Bom, como nosso amado futebol argentino, símbolo de raça, toque de bola insuperavel e talento nato, está sendo aleijado por esta onda de fracassos…..a começar por nossa seleção……..trago aqui para o futebol portenho, uma outra visão para nossa seleção. saindo de uma visão futebolistica para uma visão mais artistica…….coom o título do mundial está cada vez mais distante de nós, vamos pegar esses quase 103 jogadores, pedir para o nosso” competente” coach maradona, para convocar mais 197 jogadores (isso é moleza para ele)…..e vamos estreiar no cinema fazendo o plágio do filme 300 de esparta…..nas terras platences, será conhecido como 300 DA ARGENTINA……quem sabe assim faremos sucesso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × três =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.