Sem conseguir se qualificar para as Olimpiadas de 2012 na Inglaterra, a Seleção Sub-20 Argentina, aposta todas as suas fichas no Mundial da categoria que se realizará na Colômbia no meio do ano. Mais uma vez o sorteio de grupos não foi generoso com a Albiceleste que terá que encarar algumas pedreiras pela fase de grupos.
O sorteio ocorrido em Cartagena determinou que a Seleção do Técnico Walter Perazzo tenha pela frente México, Inglaterra e Coreia do Norte. Serão 24 seleções, sendo que os dois melhores de cada Grupo passam para a fase seguinte, além dos quatro melhores terceiros colocados, fechando assim os 16 classificados para as oitavas.
Alguns jornalistas já estão chamando o grupo de “Grupo da Morte”, por ter fortes candidatos ao titulo. Os Mexicanos, que foram os primeiros a denominá-lo assim, sustentam que enfrentar a Albiceleste, seis vezes campeão da competição, não era exatamente o desejo deles.
A equipe de Perazzo iniciará sua busca pela sétima conquista no dia 29 de Julho justo contra os mexicanos. O segundo adversário será a Inglaterra em 3 de Agosto, fechando a fase contra a Coréia do Norte no dia 6 de agosto. No sorteio ficou decidido que a cidade de Medelin será a cidade sede na qual a Albiceleste se hospedará, e os jogos acontecerão no estádio Atanasio Girardot de la ciudad de Medellín (400 km a noroeste de Bogotá), chamada também da cidade da primavera eterna.
História
No dia 28 de abril de 1995 com gols de Biagini e Guerreiro, a seleção sub-20 Argentina derrotava na final do Mundial da categoria o selecionado brasileiro e levava assim seu segundo titulo para casa.
A seleção de José Pekerman tinha a seguinte formação: Joaquín Irigoytía; Gustavo Lombardi, Sebastián Pena, Mariano Juan, Federico Domínguez; Guillermo Larrosa, Raúl Chaparro, Walter Coyette, Juan Pablo Sorín; Ariel Ibagaza, Leonardo Biagini.
Os dirigidos de Pekerman marcaram logo aos 25 minutos com Biagini, e deram números finais a partida com um gol de Francisco “Panchito” Guerreiro, que havia entrado na segunda etapa. O gol saiu a um minuto do final da partida, tirando todas as esperanças da seleção brasileira.
Este foi o segundo titulo argentino sendo que o primeiro havia sido conquistado no Japão em 1979. Neste segundo titulo a fase de grupos teve as difíceis seleções de Portugal e Holanda, além de Honduras. A Argentina passou para as oitavas vencendo Holanda e Honduras, mas perdendo para Portugal. Nas quartas eliminou por 2 gols o selecionado de Camarões e nas semifinais fez 3 a 0 na forte Espanha, para assim chegar ao golpe final contra o sempre rival Brasil.
Os outros títulos Argentinos foram na Malásia 1997, Argentina 2001, Holanda 2005 e Canadá 2007.
Todos os Grupos que foram sorteados:
Grupo A ( Bogotá):
Colômbia
França
República do Mali
Coréia do Sul
Grupo B ( Cali):
Portugal
Uruguai
Camarões
Campeão da Oceania( o Campeão sairá da final entre Nova Zelândia e Ilhas Salomão)
Grupo C ( Manizales):
Espanha
Costa Rica
Austrália
Equador
Grupo D (Armênia):
Croácia
Arábia Saudita
Nigéria
Guatemala
Grupo E (Barranquilla):
Brasil
Egito
Áustria
Panamá
Grupo F (Medellín):
Argentina
México
Inglaterra
Coréia do Norte.
Com agradecimentos especiais à comunidade "Coleccionistas de Vélez Sarsfield", no Facebook; e aos perfis HistoriaDeVelez…
Originalmente publicado nos 25 anos, em 01/12/2019 - e revisto, atualizado e ampliado O ícone…
"Porque isto é algo mais do que uma simples partida, bastante maior do que uma…
As apostas no futebol estão em franco crescimento no Brasil, impulsionadas pelo aumento das casas…
A seleção de 1978 teve como principal celeiro o River Plate: foram cinco convocados e…
Originalmente publicada pelo aniversário de 60 anos, em 15-07-2014 Segundo diversos sites estrangeiros sobre origens…
This website uses cookies.