Momento de renovação
De La Plata/ARG – Sergio Batista deve mesmo permanecer no cargo da Seleção Argentina. Mas, antes de dar seguimento ao trabalho, o treinador terá de ouvir e tentar dar explicações sobre o fracasso na Copa América a Julio Grondona. A reunião acontecerá nesta terça-feira, na sede da AFA.
Além das explicações sobre a eliminação nas quartas de final, Batista terá de ouvir, e muito, a respeito dos recentes amistosos solicitados (derrotas humilhantes para Nigéria e Polônia), além de planejar o futuro sem algumas figuras que estiveram na Copa América. A intenção é fazer a renovação para as Eliminatórias e o Mundial 2014.
Nomes como Javier Zanetti, os irmãos Milito, além de Carlos Tévez, são um dos mais questionados pelo presidente da AFA e podem não estar mais presentes nas próximas convocações já a partir do próximo amistoso, daqui a 23 dias, contra a Romênia.
O criticado sistema defensivo deve assim ser remodelado, assim como parte do meio-campo (Cambiasso também teria deixado o cartola insatisfeito). Pareja e Garay seriam os próximos centrais da Seleção, além da possibilidade de ter Federico Fernandez e Lisandro López. As laterais continuam sendo um problema, apesar de Monzón ter se destacado nas últimas temporadas.
Próximos jogos
Apesar da ressaca da Eliminação, a Argentina terá um amistoso já no próximo dia 10 de agosto, em Bucareste, na inauguração de um estádio, em partida contra a Romênia. No dia 2 de setembro, encara a surpresa da competição, a Venezuela, em Calcutá (Índia), mesmo local em que deve enfretar a Nigéria, no dia 6 do mesmo mês. Também em setembro, mas no dia 13, enfrenta El Salvador, em local a ser definido, além das eliminatórias da Copa do Mundo, que começam neste ano.
Um dos problemas que mais assolam a Argentina é a defesa.Mesmo que você tenha um esquema tático que a proteja com laterais mais fixos,deixando um ou outro zagueiro na sobra ou volantes mais presos protegendo a área como faz muito bem o Uruguai,é preciso ter homens que saibam dar o primeiro combate quando exigidos,antecipar-se sem cometer faltas,diminuir o espaço dos atacantes para que esse não arranquem em velocidade,sejam seguros no jogo aéreo e não sejam Burdisso e Milito.
Essa renovação deve incluir um lateral esquerdo com urgência ou até mesmo um homem de meio campo improvisado como ala se o for o caso,mas que possa nos garantir uma saída pelos lados para não termos que deslocar sempre os atacantes por aquele setor e perdermos mais uma referência na área.
O setor de meio campo também deve ser revisto porque se iremos atuar com três homens somente,que apenas um tenha característica de mais contensão e os outros dois saibam desenvolver o jogo e defender como vemos com Xavi e Iniesta no Barcelona.Temos homens com essa capacidade,mas precisamos de um comandante que enxergue e execute.Vimos o quanto foi ridículo Mascherano e Cambiasso juntos sem saber ultrapassar a linha do meio campo.
Existe uma cláusula contratual que obriga Tevez e Messi em alguns dos amistosos que serão realizados ainda este ano, se não me engano, serão: Venezuela na India; Nigéria…ou seja eles ainda terão que levar o Carlitos nem que seja para passear.
Isto se deve a obrigações com patrocinadores e envolveria uma quantia significativa para a AFA.
do meio p/ frente, desde a Copa estávamos muito bem servidos. A questão é a defesa(zagueiros e laterais), além de volantes de contensão. Mascherano é soberano há muito tempo e de fato, precisa de novos nomes.
Messi, Higuain, Di Maria, Aguero, Pastore são novos e podem atuar muito bem juntos.
Me agrada testar Garay e Pareja na zaga, mas deve-se observar atentamente outros nomes, inclusive do futebol local.
Zanetti, Cambiasso, Milito até pela idade já não podem ser considerados para o mundial.
As eliminatórias, além dos amistosos serão ótimos para testar uma nova formação.
Eu acredito ! Que venha o Mundial 2014 !!!