Messi marca três na goleada sobre a Guatemala e supera Maradona
No último amistoso da temporada, a Seleção Argentina quebrou uma série de três jogos sem vitórias pelas Eliminatórias e goleou a Guatelama, na Cidade de Guatemala, por 4×0. Lionel Messi, pela primeira vez desde a lesão, jogou durante 67 minutos e marcou três gols, o suficiente para ultrapassar Maradona na tabua de artilheiros da Albiceleste. Hoje o jogador do Barcelona está empatado com Crespo e a 22 de Batistuta.
Com 25 gols, La Pulga alcançou uma marca (de 34 gols) na qual Maradona e Batistuta demoraram a fazê-la. Maradona marcou seu último gol com a Seleção quando tinha 34 anos. Já Batigol anotou quando tinha 27. Desta maneira, a possibilidade de Messi quebrar mais um recorde no decorrer dos próximos anos é mais do que possível. Tal feito faz com que os três maiores goleadores da Albiceleste tenha vencido um Mundial com a Seleção.
Messi só entrou em campo devido a políticas da AFA. A entidade máxima do futebol argentino poderia ter um rombo de US$ 500 mil caso não colocasse La Pulga em campo, mesmo que lesionado. E mesmo com o perigo de agravar a lesão, o argentino permaneceu em campo por 67 minutos, marcando três gols, sendo o primeiro um golaço. O jogador do Barcelona recebeu na intermediaria, cortou o defensor e bateu no ângulo do goleiro.
O segundo gol da noite saiu dos pés de Messi, que acertou um cruzamento certeiro, na cabeça de Augusto Fernandes, sem chances para o goleiro guatemalteco. Isso aos 26 minutos do primeiro tempo. Ao fim da primeira etapa, La Pulga igualou a marca de Maradona ao marcar de pênalti o seu segundo gol da noite.
O último saiu no início do segundo tempo. Lavezzi avançou pela ponta-direita e cruzou para ao camisa 10 argentino, sem marcação, anotar o quarto gol da noite, o seu 35º com a camisa da Seleção Argentina. 17 minutos depois, o jogador deixou o campo aplaudido pela torcida guatemalteca.
Com o gol, Messi terminou a temporada 2012/13 com 69 gols marcados, bem abaixo da marca da temporada passada, quando anotou 82 gols. O motivo da diferença deve-se principalmente à lesão que o tirou das partidas contra o Bayern Munique, nas semifinais da Champions, e da reta final do Campeonato Espanhol, no qual conquistou com o Barcelona.
A Seleção Argentina volta a campo agora só em agosto, em amistoso contra a Seleção Italiana, em Roma, no dia 14. Pelas Eliminatórias, só joga no dia 10 de setembro, contra o Paraguai, já que folga na próxima rodada. Nesta partida, uma vitória garante a Albiceleste no Mundial. Hoje já está com ao menos a vaga na repescagem confirmada.