Seleção

Messi marca três na goleada sobre a Guatemala e supera Maradona

Messi-festeja-estadio-aplaudio-golazo_OLEIMA20130614_0128_25

No último amistoso da temporada, a Seleção Argentina quebrou uma série de três jogos sem vitórias pelas Eliminatórias e goleou a Guatelama, na Cidade de Guatemala, por 4×0. Lionel Messi, pela primeira vez desde a lesão, jogou durante 67 minutos e marcou três gols, o suficiente para ultrapassar Maradona na tabua de artilheiros da Albiceleste. Hoje o jogador do Barcelona está empatado com Crespo e a 22 de Batistuta.

Com 25 gols, La Pulga alcançou uma marca (de 34 gols) na qual Maradona e Batistuta demoraram a fazê-la. Maradona marcou seu último gol com a Seleção quando tinha 34 anos. Já Batigol anotou quando tinha 27. Desta maneira, a possibilidade de Messi quebrar mais um recorde no decorrer dos próximos anos é mais do que possível. Tal feito faz com que os três maiores goleadores da Albiceleste tenha vencido um Mundial com a Seleção.

Messi só entrou em campo devido a políticas da AFA. A entidade máxima do futebol argentino poderia ter um rombo de US$ 500 mil caso não colocasse La Pulga em campo, mesmo que lesionado. E mesmo com o perigo de agravar a lesão, o argentino permaneceu em campo por 67 minutos, marcando três gols, sendo o primeiro um golaço. O jogador do Barcelona recebeu na intermediaria, cortou o defensor e bateu no ângulo do goleiro.

O segundo gol da noite saiu dos pés de Messi, que acertou um cruzamento certeiro, na cabeça de Augusto Fernandes, sem chances para o goleiro guatemalteco. Isso aos 26 minutos do primeiro tempo. Ao fim da primeira etapa, La Pulga igualou a marca de Maradona ao marcar de pênalti o seu segundo gol da noite.

O último saiu no início do segundo tempo. Lavezzi avançou pela ponta-direita e cruzou para ao camisa 10 argentino, sem marcação, anotar o quarto gol da noite, o seu 35º com a camisa da Seleção Argentina. 17 minutos depois, o jogador deixou o campo aplaudido pela torcida guatemalteca.

Com o gol, Messi terminou a temporada 2012/13 com 69 gols marcados, bem abaixo da marca da temporada passada, quando anotou 82 gols. O motivo da diferença deve-se principalmente à lesão que o tirou das partidas contra o Bayern Munique, nas semifinais da Champions, e da reta final do Campeonato Espanhol, no qual conquistou com o Barcelona.

A Seleção Argentina volta a campo agora só em agosto, em amistoso contra a Seleção Italiana, em Roma, no dia 14. Pelas Eliminatórias, só joga no dia 10 de setembro, contra o Paraguai, já que folga na próxima rodada. Nesta partida, uma vitória garante a Albiceleste no Mundial. Hoje já está com ao menos a vaga na repescagem confirmada.

Thiago Henrique de Morais

Fundador do site Futebol Portenho em 2009, se formou em jornalismo em 2007, mas trabalha na área desde 2004. Cobriu pelo Futebol Portenho as Eliminatórias 2010 e 2014, a Copa América 2011 e foi o responsável pela cobertura da Copa do Mundo de 2014

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × três =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.