Exterior

Maradona segundo os japoneses

Reprodução YouTube

Na última sexta-feira, em entrevista de grande repercussão ao jornalista Fernando Niembro, Maradona (em visível campanha para voltar à direção da seleção albiceleste) gabou-se do fato de ser mundialmente famoso. O que o ex-craque esqueceu de dizer é que nem sempre é visto de forma positiva pelo mundo afora. De fato, nem todos se lembram dele apenas como o fenômeno que o mundo aplaudiu nas copas de 1986 e 1990.

Uma prova disso é a cena que voce pode ver acima, extraída de um programa humorístico da TV japonesa. São duas caracterizações de Maradona, retratando episódios bem conhecidos. Na primeira, aparece como no Mundial de 2010, com roupas, cabelo e barba no estilo ostentado na África do Sul e os gestos que o celebrizaram na ocasião. Na segunda, aparece como nos tempos em que sua carreira se encaminhava para o fim, e há referência ao célebre episódios dos tiros de espingarda que disparou nos jornalistas que acampavam em frente de sua casa.

A coincidência entre a entrevista de sexta-feira passada e a gozação nas telas de TV do outro lado do mundo serve para mostrar que Maradona não deixa de ter razão: é um fenômeno mundial, e o simples fato de entendermos todas as piadas do programa mesmo sem nenhuma compreensão da língua falada no programa é prova disso. Mas também mostra que a imagem de Maradona transcende em muito o grande craque que foi. E que ser muitíssimo famoso nem sempre é sinal de ter imagem positiva.

[kml_flashembed movie="http://www.youtube.com/v/PguZgPjpCJ8" width="600" height="450" allowfullscreen="true" fvars="fs=1" /]

Tiago de Melo Gomes

Tiago de Melo Gomes é bacharel, mestre e doutor em história pela Unicamp. Professor de História Contemporânea na UFRPE. Autor de diversos trabalhos na área de história da cultura, escreve no blog 171nalata e colunista do site Futebol Coletivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × quatro =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.