Maradona ou Pekerman: mais um treinador argentino em seleções da Europa?
A imprensa esportiva mundial anunciou, nesta quarta-feira, dia 14, que Diego Armando Maradona é o favorito para assumir o cargo da seleção portuguesa de futebol. Por fora, estaria também o seu compatriota José Pekerman, além do mexicano José Aguirre. Caso Maradona ou Pekerman assumam a rubro-verde, eles não serão os primeiros treinadores argentinos a assumirem uma seleção europeia.
O mais famoso argentino a treinar uma seleção da Europa nem mesmo é lembrado como argentino. Helenio Herrera nasceu em Buenos Aires no dia 10 de abril de 1910, filho de pais espanhóis. No entanto, se naturalizou francês ainda pequeno e começou sua carreira como jogador de futebol no Marrocos (então colônia francesa) e na França. Foi treinador da França entre 1945-1949 (cargo dividido com Gabriel Hanot, Paul Baron e Bacquet), quando a seleção foi para as Olimpíadas de 1948.
Também foi treinador da Espanha entre 1959-1962, quando disputou a Copa do Mundo realizada no Chile, e treinador da Italia em 1966-67.
Na mesma época, historiadores do clube português Os Belenenses, afirmam que Alejandro Scopelli, um dos Los Profesores (linha delantera mítica do Estudiantes de La Plata), treinou a seleção portuguesa durante a sua primeira passagem pelo clube enquanto técnico, em 1948. No entanto, essa afirmação não é confirmada pela Federação Portuguesa de Futebol, nem por órgãos estatísticos de história do futebol.
Nos anos 1970, Héctor Rial, jogador do San Lorenzo, foi treinador da seleção olímpica espanhola, mais precisamente entre 1971 e 1972, mas não classificou a equipe para as Olimpíadas de Munique, em 1972.
Herrera, Scopelli e Rial possuiam dupla nacionalidade. Dessa forma, o primeiro treinador de nacionalidade apenas argentina a treinar uma seleção européia, ou seja, da UEFA foi Enzo Trossero, zagueiro ídolo do Independiente, que treinou a seleção da Suíça entre 2000 e 2001.
Além dele, Oscar López, meia do Quilmes, treinou a seleção da Armênia entre 2002-2003. Por fim, em 2008-09, Héctor Cúper, zagueiro do Ferro Carril Oeste e treinador de boas equipes europeias, foi contratado pela seleção da Georgia. Durante essa temporada, ele não ganhou nenhuma partida com a equipe.