Primeira Divisão

Luta segue acesa nas duas pontas da tabela

0527_casla_g2

As três partidas da segunda feira que encerraram a 15a rodada do Final consolidaram a percepção de que as próximas semanas terão muita emoção nos gramados argentinos. San Lorenzo e Arsenal venceram e ainda sonham com o título, e o Argentinos Jrs. conseguiu um ponto importante na luta contra o descenso. No entanto, a rodada trouxe a primeira definição da temporada: o Unión está matematicamente rebaixado.

Na primeira partida do dia, o Arsenal venceu o Tigre em uma partida movimentada. Logo no início Lisandro López abriu o placar, mas Santander empatou para o Tigre. Ainda no primeiro tempo o defensor do Arsenal marcou mais um, enquanto já na segunta etapa Ftacla empatava. Mas a oito minutos do fim Braghieri assegurou a vitória do Viaduto, que chegou aos 26 pontos, seis a menos que o Newell’s, e ainda sonha com o título.

Em seguida, o Argentinos Jrs. conseguiu um importante empate com o Estudiantes, mantendo os 3 pontos à frente do Independiente na luta contra o rebaixamento. O clube de La Paternal venceu apenas uma vez no torneio e vive turbulências, com choques entre o treinador Caruso Lombardi e o plantel, bem como a rescisão de contrato de três jogadores na última semana. Ter conseguido segurar o 0 a 0 fora de casa e manter a diferença para o Rojo pode ajudar o Bicho a se reencontrar no torneio.

Na partida que fechou a rodada, o San Lorenzo venceu o Unión por 4 a 2. No primeiro tempo o jovem Verón marcou dois para o Ciclõn, enquanto Franzoia em seguida marcava dois gols para o Tatengue, decretando o empate ao fim dos primeiros 45 minutos. As duas equipes criaram e desperdiçaram inúmeras oportunidades na segunda etapa, mas nos últimos minutos Ruiz e Jara marcaram os gols que deram a vitória ao clube de Bajo Flores. O placar manteve as esperanças de título do San Lorenzo, que segue seis pontos atrás do Newell’s. Para o Unión o placar foi desastroso, já que rebaixou matematicamente o clube de Santa Fé para a B Nacional.

Tiago de Melo Gomes

Tiago de Melo Gomes é bacharel, mestre e doutor em história pela Unicamp. Professor de História Contemporânea na UFRPE. Autor de diversos trabalhos na área de história da cultura, escreve no blog 171nalata e colunista do site Futebol Coletivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze − cinco =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.