Se há um momento de 2011 em que o torcedor do Vélez Sarsfield não tira da memória é o pênalti perdido por Santiago Silva, aos 35 minutos do segundo tempo, nas semifinais da Copa Libertadores. Aquele gol desperdiçado impediu o time argentino de chegar à decisão do torneio continental pela segunda vez na sua história, onde mediria esforços com o Santos, que se sagrou campeão ao fim daquele torneio. Mas, a missão do segundo título da Copa não foi por água abaixo. Apesar de não ter o mesmo elenco do primeiro semestre do ano passado, o time de Liniers chega com força total para o torneio deste ano.
A primeira boa notícia para o torcedor do Vélez foi a manutenção de Ricardo Gareca. Apesar de não ser uma unanimidade entre os hinchas do clube, principalmente nas retas finais de campeonato, o treinador tem a vantagem de conhecer boa parte do plantel.
Entretanto, muitos dos jogadores que terminaram a Libertadores no ano passado não estão mais no clube. Maxi Moralez foi negociado com a Atalanta, da Itália; Santiago Silva foi para a Fiorentina e recém foi negociado com o Boca Juniors; Ricky Alvarez é destaque na Inter de Milão; Guillermo Franco voltou para o futebol mexicano e Gastón Diaz, uma das peças de reposição, foi para o Lanús.
Em meio às perdas expressivas, Ricardo Gareca ganhou dois bons nomes para a atual temporada. Federico Insua, que estava no futebol turco, será um dos homens de meio campo ao lado de Zapata, Fernández e David Ramirez. Já Mauro Obolo retorna ao Vélez após oito anos. O jogador se destacou entre 2010 e 2011 no Arsenal de Sarandí e chamou a atenção de vários clubes argentinos, inclusive do Boca. Contudo, como o time de La Ribera contratou Santiago Silva, o caminho ficou aberto para o Vélez.
Outro problema em que Gareca terá de resolver é quanto às várias lesões que atormentaram o time durante boa parte de 2011. Juan Manuel Martinez, principal jogador da equipe no segundo semestre, ficou fora de quase todo Apertura e desfalcou o time na fase decisiva da Sul-Americana, onde coincidentemente caiu nas semifinais. O jogador não teve quaisquer problemas durante a pré-temporada, aonde chegou a afirma que “essas dores já são coisa do passado”.
A estreia do Vélez na Libertadores será no próximo dia 7 de fevereiro, terça-feira, às 19h15 (de Brasília) contra o Defensor Sporting, no Uruguai, país no qual o time passou a pré-temporada e empatou todas as partidas em que disputou.
Jogos do Vélez na Libertadores 2012
07/02 – 19h15 – Defensor Sporting x Vélez Sarsfield
22/02 – 22h00 – Vélez Sarsfield x Chivas Guadalaraja
07/03 – 19h45 – Deportivo Quito x Vélez Sarsfield
22/03 – 19h45 – Vélez Sarsfield x Deportivo Quito
11/04 – 20h45 – Chivas Guadalajara x Vélez Sarsfield
17/04 – 20h15 – Vélez Sarsfield x Defensor Sporting
*sujeito a alterações pela Conmebol
Com agradecimentos especiais à comunidade "Coleccionistas de Vélez Sarsfield", no Facebook; e aos perfis HistoriaDeVelez…
Originalmente publicado nos 25 anos, em 01/12/2019 - e revisto, atualizado e ampliado O ícone…
"Porque isto é algo mais do que uma simples partida, bastante maior do que uma…
As apostas no futebol estão em franco crescimento no Brasil, impulsionadas pelo aumento das casas…
A seleção de 1978 teve como principal celeiro o River Plate: foram cinco convocados e…
Originalmente publicada pelo aniversário de 60 anos, em 15-07-2014 Segundo diversos sites estrangeiros sobre origens…
This website uses cookies.