Libertadores 2012: Arsenal de Sarandí
Mesmo com um 2011 fraco, o Arsenal de Sarandí vai começar 2012 com uma perspectiva um tanto diferente. A Copa Libertadores da América, vai ser, de fato, o maior objetivo no primeiro semestre. Porém, a equipe de Sarandí, que se classificou após uma eliminação na Copa Sul Americana pela La U, sendo favorecido por um regulamento diferente da AFA.
Mas os torcedores e a equipe que não tem nada a ver com a história vai em busca de uma boa campanha como em 2008. Quando começou a competição eliminando Mineros de Guayana da Venezuela, com uma vitória em casa por 2×0 e uma derrota por 2×1 fora de seus dominios, mas com o gol fora a vaga para o Grupo 8 foi consolidada. Em um grupo que tinha Fluminense, LDU e Libertad, o Viaducto ficou na terceira colocação, com nove pontos conquistados, um a menos que a campeã daquele torneio, a LDU.
Já para 2012, a força não é a mesma, mas o caminho parece ser o mesmo de 2008. O Arsenal terá que testar suas forças com o Sport Huancayo do Peru na pré-Libertadores. Caso consiga a vaga, a equipe ficará no Grupo 4, com uma das equipes mais tradicionais da competição, o Boca Juniors, os venezuelanos do Zamora e também o Fluminense, mesma equipe que enfrentou há três temporadas atrás.
A diretoria busca contratar alguns reforços, e também manter um dos melhores jogadores de seu elenco. O defensor Lisandro López tem propostas do Porto e da Sampdoria, e ainda é dúvida para comandar a defesa. Martín Rolle e Paulo Rosales são nomes que agradam Gustavo Alfaro para a Libertadores, mas as negociações ainda não foram confirmadas. Federico Poggi que já atuou no Viaducto em 2009 está próximo de ser anunciado.
Entre especulações e incertezas, o Arse buscará fazer um bom papel na Libertadores, e mesmo sem vencer desde Novembro, quando derrotou o Lanús por 1×0, a equipe terá que mostrar para seus torcedores que ainda há uma esperança no fim do túnel.