Certo dia, logo após a contratação de Neymar pelo Barcelona, li algo relacionado que Lionel Messi pode ajudar o Brasil a ser campeão do mundo. Em tese, é verdade. O argentino é um craque, não há como negar, e pode sim ajudá-lo no clube catalão, seja na adaptação e ao estilo mundial. Mas, a recíproca é verdadeira, principalmente devido às inúmeras lesões que o argentino vem tendo às vésperas do Mundial.
Pela primeira vez – que eu me lembre – Messi foi cortado de um jogo da Seleção Argentina. Por ironia do destino, justamente após receber a benção do Papa Francisco. O jogador retornou à Barcelona após um desgaste muscular após as partidas de pré-temporada. Vale destacar, no entanto, que o jogador foi forçado a disputar partidas caça-níqueis ao fim da temporada, contra a Guatemala – em jogo que ultrapassou a marca de Maradona.
Messi terminou a temporada passada com uma lesão que prejudicou o Barcelona na reta final da Champions. Só não perdeu o título espanhol devido a excelente vantagem obtida nos primeiros meses de competição. Para a partida contra o Levante, no domingo, na abertura oficial da temporada, é novamente dúvida, jogando a responsabilidade para os outros craques do time catalão, dentre eles, o brasileiro Neymar.
É claro que Neymar ainda não é o grande craque do time, principalmente por não ter atuado no cenário europeu. Para muitos na Espanha, apesar dos inúmeros destaques na mídia – muito até pelo baile que ele ajudou a comandar contra a Fúria, na final da Copa das Confederações – até mesmo Alexis Sanchéz é mais bem visto do que o brasileiro. O que é um ultraje ao futebol mundial.
Acredito, no entanto, que, ao decorrer da temporada, Neymar pode muito ajudar o Barcelona nas competições internacionais e, principalmente, tirar a carga sobre Messi. Hoje, apesar dos outros craques do time, Messi praticamente leva o Barcelona nas costas . Tanto é que nos jogos em que ele ficou de fora, as demais figuras do time não conseguiram atuar da mesma forma, provando que o esquema do Barcelona é centrado num único homem.
Para isso, precisa conquistar a confiança de Gerardo Martino. Neymar é um excelente jogador, pode muito bem dar certo, apesar de tudo que vem lhe afetando nesse início de temporada, como a anemia devido a retirada da amígdala. Por mais estranho que possa parecer, acredito muito em Neymar, principalmente para ajudar Messi a tirar esse peso das costas. E ele tem condições para isso, já que conseguiu carregar o piano em um time muito inferior e, as vezes, na própria seleção – que também não é lá essas coisas.
Assim sendo, Neymar pode ajudar a Argentina a ser campeã do Mundo em pleno solo brasileiro, assim como Messi pode ajudá-lo a espantar o fantasma de 1950. O certo é que todos esperam ver na final esses dois gênios do futebol para um bom espetáculo. E claro, que ambos possam desempenhar o seu melhor futebol, sem o peso de lesões e dúvidas devido à temporada que irá se iniciar.
"Porque isto é algo mais do que uma simples partida, bastante maior do que uma…
As apostas no futebol estão em franco crescimento no Brasil, impulsionadas pelo aumento das casas…
A seleção de 1978 teve como principal celeiro o River Plate: foram cinco convocados e…
Originalmente publicada pelo aniversário de 60 anos, em 15-07-2014 Segundo diversos sites estrangeiros sobre origens…
Originalmente publicado em 12 de julho de 2021, focado na inédita artilharia de Messi em…
A Copa do Mundo de Futebol é um dos eventos esportivos mais aguardados e assistidos…
This website uses cookies.