Quatro times argentinos lutam hoje por uma redenção. River, Instituto, Rosario Central e Quilmes estão mais do que ansiosos com o retorno a elite após pagarem parcela de seus pecados na B Nacional. Mas, um simples desleixo nessa última rodada, pode obriga-los a cumprir mais uma etapa de punição. Os quatro jogos começam às 15h.
O River depende de si – claro que a ajuda dos céus não será ruim. Uma vitória por 1-0 coloca o time na elite argentina. Até mesmo em caso de tropeço, desde que Central e Quilmes não vençam, coloca o time na elite de forma direta. Se depender do adversário de hoje, o Almirante Brown, o Millonario ficará mais uma temporada no inferno na B Nacional. Segundo Blas Giunta, técnico do rival de hoje, o River merece mais um período para pagar a sua língua afiada ao dizer que seria fácil o retorno.
O Central, por sua vez, esse sim precisa de uma mãozinha divina, pois além de vencer, tem de torcer por um tropeço do Instituto ou do próprio River. Hoje o time estaria no purgatório do futebol argentino: a promoción, onde será avaliado se o time merece ou não voltar à elite. E aqui, sem a ajuda divina. Vale lembrar que na temporada passada, não houve margem para redenção aos canallas, que sequer figuraram entre os quatro primeiros.
Os outros dois times, não tão tradicionais, também desejam sair do inferno da Segunda Divisão. O mais ansioso com o retorno é o Instituto de Córdoba. Pagando seus pecados desde 2006, o time nunca ficou tão próximo do acesso. Em 2009 e 2010, bateu na trave por uma vaga na promoción, ficando em quinto lugar. A situação hoje é idêntica ao River: só depende de si para respirar um ar mais puro. Contudo, alguns erros recentes podem culminar com a ida a repescagem.
Já o Quilmes, que caiu no ano passado, começou um tanto que desleixado. Mas, nos últimos momentos, mostrou-se um time íntegro e responsável. Tanto que foi o mais beneficiado com os céus, que contou com uma série de resultados favoráveis a si, deixando-os tão próximos de conquistar o acesso direito. A situação para o acesso direto é parecida com o do Central.
É bom destacar, no entanto, que o julgamento final pode ser adiado por alguns dias. Isso porque existe a possibilidade de partidas desempates para definir quem subirá direto. Pode ser entre duas equipes (uma vaga para a Primeira Divisão); entre três times (por uma ou duas vagas na Primeira Divisão) ou até mesmo entre os quatro times (por duas vagas diretas a Primeira Divisão). Aqui, ambos teriam que provar se realmente podem disputar a elite. Aos perdedores, ainda restará uma chance: o purgatório da promoción, mas desta vez bem desgastados.
O Futebol Portenho através do Twitter (@futebolportenho) e com atualização constante do site, acompanhará esse julgamento final, que vale o acesso ao futebol argentino, a partir das 14h30.
"Porque isto é algo mais do que uma simples partida, bastante maior do que uma…
As apostas no futebol estão em franco crescimento no Brasil, impulsionadas pelo aumento das casas…
A seleção de 1978 teve como principal celeiro o River Plate: foram cinco convocados e…
Originalmente publicada pelo aniversário de 60 anos, em 15-07-2014 Segundo diversos sites estrangeiros sobre origens…
Originalmente publicado em 12 de julho de 2021, focado na inédita artilharia de Messi em…
A Copa do Mundo de Futebol é um dos eventos esportivos mais aguardados e assistidos…
This website uses cookies.
View Comments
subiremos hoje! força Millo. o gigante esta voltando!
EL SUPERCLASSICO ESTA PROXIMO DE NOVO
DA LHE RIVER DE VOLTA A ELITE