Javier Mascherano, o “Jefecito”, é o vice-capitão da Seleção Argentina de Sabella. Conhecido pelo espírito aguerrido e forte poder de marcação, o volante de 29 anos vai para o seu 3º Mundial consecutivo vestindo a camisa Albiceleste. Falar sobre Mascherano remete de imediato à lembranças defensivas acirradas e faltosas. E isso não deixa de ser verdade. O jogador nas Eliminatórias 2014 foi o que mais desarmou jogadas e cometeu faltas e pela Argentina: 43* desarmes e 25* faltas.
O bom vigor físico e alto poder de desarme dão a Mascherano a liderança na faixa intermediária da grande área e meio-campo, o que também justifica a utilização do jogador como “homem da sobra” na defesa quando a Argentina possui uma bola parada no ataque. Ou seja: a cobertura da maioria dos contragolpes conseguidos pelos adversários seja após uma falha na bola parada argentina ou não, é com Mascherano.
Mas a importância de Mascherano na equipe de Sabella vai bem além de um estilo raçudo e marcador. Antes de entender Mascherano, vamos entender a Seleção Argentina. A base tática da equipe de Sabella é o 4-3-3, conforme o diagrama a seguir.
No 4-3-3 de Sabella, Mascherano possui algumas funções vitais para o equilíbrio da equipe. Na saída de bola Argentina, o “Jefecito” recua entre os 2 zagueiros, Fernández e Garay, para espaçar a defesa e liberar as laterais para que a marcação adversária não se concentre na zona defensiva argentina. Mascherano carimba o primeiro passe na transição defesa-ataque, não só através de inversões curtas, como também com lançamentos longos, que muitas vezes acionam o contragolpe argentino, uma das principais armas desta equipe.
E os números não poderiam dizer o contrário. Nas Eliminatórias 2014, Mascherano foi o jogador que mais realizou passes e lançamentos certos pela Seleção Argentina: 563* e 32* respectivamente. Nos lançamentos certos, o volante ficou atrás apenas do goleiro Romero, que executou 64 lançamentos certeiros, muitos em virtudes dos tiros de meta.
O comportamento ofensivo de Mascherano também vale ser exaltado. O volante costuma acompanhar os avanços argentinos, sendo útil na reorganização das jogadas quando o ataque não é efetivo, ou então se aproveitando de rebatidas da defesa adversária para acionar rapidamente os companheiros de equipe. Os longos lançamentos costumam surtir efeito nessas situações também. A movimentação de Mascherano quando a Argentina ataca costuma ser assim:
*Dados de Mascherano nas Eliminatórias(desarmes, faltas cometidas, passes e lançamentos certos) via Footstats
A seguir, para um melhor compreendimento, a análise em vídeo demonstrando os comportamentos e ações no campo do que foi abordado sobre Mascherano na atual Seleção Argentina.
httpv://www.youtube.com/watch?v=nyteuu_UP4k
Com agradecimentos especiais à comunidade "Coleccionistas de Vélez Sarsfield", no Facebook; e aos perfis HistoriaDeVelez…
Originalmente publicado nos 25 anos, em 01/12/2019 - e revisto, atualizado e ampliado O ícone…
"Porque isto é algo mais do que uma simples partida, bastante maior do que uma…
As apostas no futebol estão em franco crescimento no Brasil, impulsionadas pelo aumento das casas…
A seleção de 1978 teve como principal celeiro o River Plate: foram cinco convocados e…
Originalmente publicada pelo aniversário de 60 anos, em 15-07-2014 Segundo diversos sites estrangeiros sobre origens…
This website uses cookies.