Japão anuncia desistência da Copa América
Como consequência o terremoto e o tsunami que devastou o Japão há quase um mês, a Federação Japonesa de Futebol anunciou que, por prioridade a reconstrução do País, a Seleção desistiu de participar de sua segunda Copa América, obviamente, como convidada. Costa Rica, Canadá e até a Espanha surgem como candidatas a substituir o Japão.
Em nota oficial, a FJF destacou que hoje os jogadores e nem mesmo a população pensam em outra coisa a não ser reconstruir o País. “A prioridade neste momento é seguir salvando vidas e reconstruir o país pelo terremoto e o tsunami do dia 11 de março”, expressou Junji Ogurra, logo após uma reunião com a Conmebol.
Nicolás Leoz, cartola da entidade sul-americana entende a desistência, também em nota. “Depois da decisão oficial do Japão, consultaremos o Julio (Grondona) e os demais dirigentes das associações sul-americanas para analisar o que iremos fazer coma vaga pendente. Costa Rica e Canadá já apresentaram interesse, mas depende de um consenso de todos para definirmos o substituto”, destacou.
A AFA, todavia, quer a presença de um País Europeu. Neste caso, a atual campeã Espanha, na qual tem uma boa relação entre ambos países. Contudo, é bem provável que nos próximos dias um país da Concacaf seja o substituto do Japão.