Mesmo não jogando bem e sofrendo muito com os ataques do Deportivo Quito, o Independiente conseguiu sua classificação para a fase de grupos da Copa Libertadores. A equipe comandada por Antonio Mohamed perdeu por 1 a 0. Mesmo derrotado, o Rojo passou devido ao fato de ter ganho o primeiro jogo por 2 a 0 em Avellaneda.
Fabián Bustos desde o início propôs um Deportivo no ataque. O técnico argentino colocou o colombiano Perea para fazer companhia ao atacante Bevacqua e promoveu a entrada do rápido meia-atacante Rodas. Com isso, esperava-se que a equipe pressionasse o Independiente desde o início.
Mas a pressão esperada pelo treinador não ocorreu. Ao invés disso, os jogadores do clube equatoriano passaram a arriscar chutes de média distância, para experimentar o goleiro Hilario Navarro. E, como em outras oportunidades, o jovem arqueiro mostrou porque foi eleito o melhor goleiro da América e começou a aparecer no jogo fazendo importantes defesas. Na oportunidade mais clara de gol, Paredes recebeu cruzamento de Saritama e não concluiu enquanto Navarro estava fora de posição. Na volta, o goleiro argentino se recuperou e evitou o gol do Deportivo Quito.
O Independiente apenas se preocupava com sua defesa. Mas aos 30 minutos quase abriu o placar. Por meio de um leve toque de Defederico, que outra vez jogava bem, Silvera saiu livre na cara do gol de Elizaga. Mesmo estando com bom posiciomento, o atacante chutou para fora e perdeu a chance.
No começo do segundo tempo, Bustos percebeu o cansaço do Independiente e sacou o ala Paredes para colocar o atacante Michael Jackson Quiñónez. O ex-jogador do Santos não decepcionou o treinador e logo nas suas primeiras participações marcou o gol do Deportivo Quito, aos 11 minutos. Da entrada da área, o jogador acertou um chute bem colocado no canto esquerdo de Navarro, que dessa vez nada pôde fazer.
O gol deu ânimo à equipe da capital equatoriana. Assim, o time partiu para cima de um cada vez mais esgotado Independiente. Ainda que tivesse mais posse de bola e estivesse mais no ataque, a limitação técnica dos jogadores do Deportivo impediu que o time pudesse fazer o segundo gol, que levava a partida para os pênaltis.
Antonio Mohamed resolveu tirar um cansado porém esforçado Defederico para colocar “Patito” Rodríguez. E num contra-ataque ele quase empatou para o Independiente, num chute cruzado da esquerda, que passou muito perto do gol de Elizaga.
O tempo passava e o Deportivo Quito partia para o ataque desordenadamente em busca do segundo gol. E então a figura do jogo, Hilario Navarro, entrou em ação mais uma vez. Saindo com segurança do gol e defendendo os perigosos chutes de Saritama, Quiñónez, Perea e Bevacqua, garantiu a sofrida classificação do Independiente ao grupo 8 da Libertadores.
Nessa fase, a equipe vermelha se somará às equipes da LDU, do Godoy Cruz e do Peñarol. A estreia está marcada para o próximo dia 24, contra o Peñarol, no Libertadores da América.
DEPORTIVO QUITO – Elizaga, Checa, Jairo Campos e Isaac Mina; Paredes (Michael Jackson Quiñónez), Castillo, Minda (Escobar) e Saritama; Rodas (Rovira); Perea e Bevacqua.
Técnico: Fabián Bustos
INDEPENDIENTE – Navarro, Tuzzio, Matheu e Julián Velázquez, Cabrera, Godoy (Pellerano), Battión e Mareque; Defederico (Rodríguez); Parra (Maxi Velázquez) e Silvera
Técnico: Antonio Mohamed
Árbitro – Jorge Larrionda (URU)
Com agradecimentos especiais à comunidade "Coleccionistas de Vélez Sarsfield", no Facebook; e aos perfis HistoriaDeVelez…
Originalmente publicado nos 25 anos, em 01/12/2019 - e revisto, atualizado e ampliado O ícone…
"Porque isto é algo mais do que uma simples partida, bastante maior do que uma…
As apostas no futebol estão em franco crescimento no Brasil, impulsionadas pelo aumento das casas…
A seleção de 1978 teve como principal celeiro o River Plate: foram cinco convocados e…
Originalmente publicada pelo aniversário de 60 anos, em 15-07-2014 Segundo diversos sites estrangeiros sobre origens…
This website uses cookies.