Sul-Americana

Independiente recebe o Goiás na Final da Sul-Americana

A partir das 22h de hoje (horário de Brasília) Independiente e Goiás decidem o título da Copa Sul-Americana no estádio Libertadores da América, em Avellaneda. Mais do que o título da competição e a conseqüente vaga para a Copa Libertadores do ano que vem, os dois times jogam para salvar um ano que ficou marcado por campanhas ruins. No primeiro jogo, o Goiás venceu por 2 a 0.

Com esse resultado, a equipe do Centro-Oeste brasileiro tem a vantagem de jogar por um empate ou por uma derrota de um gol para sagrar-se campeão do torneio. Por outro lado, o Rojo precisa vencer por três ou mais gols de diferença. Caso a equipe de Mohamed vença o jogo por dois gols de diferença, o campeão da Sul-Americana será decidido numa prorrogação de 30 minutos e, se a igualdade persistir, teremos a disputa de pênaltis, já que na final não há a vantagem do gol marcado fora de casa.

O técnico esmeraldino Artur Neto deverá manter o mesmo time do primeiro jogo. Ontem a equipe fez um treino leve no complexo esportivo do River Plate. Após a atividade, o treinador falou com a imprensa: “Equilíbrio emocional vai ser determinante. Temos que ter muita tranquilidade, porque vamos ter uma pressão maior do que a que tivemos em São Paulo (contra o Palmeiras, na semifinal). Vai ser fora de campo também. Mas, para nós, o que interessa é o que vai ser jogado dentro de campo. A equipe vai ter que marcar bem como sempre marcou e ter personalidade para jogar. Até porque, quem está atrás são eles, eles que vão ter que tomar a iniciativa, e nossa equipe sabe jogar assim. Viemos aqui para conquistar o título.”

No lado do Independiente o técnico Antonio Mohamed promoveu as entradas de Carlos Matheu e de Patricio Rodríguez na equipe, com o intuito de deixá-la com maior poder ofensivo. Vale lembrar que o “Turco” não poderá contar com o atacante Andrés Silvera, que foi expulso no primeiro jogo em Goiânia.

Apesar das dificuldades, Mohamed também mostra confiança: “Poderiam ter liquidado a gente se tivessem marcado mais um gol, mas nos deixaram vivos e agora vamos com tudo para conquistar o título”.

Ontem cerca de cinco mil torcedores do Independiente foram ao estádio Libertadores da América para fazer o tradicional “bandeiraço” e assim incentivar os jogadores para o jogo decisivo. No final do treino da equipe, que Mohamed manteve fechado por boa parte do tempo, os torcedores presentes cantaram sem parar. Todos os 40 mil ingressos foram vendidos e a expectativa é de casa lotada e muito barulho para empurrar o Rojo.

Times prováveis:

INDEPENDIENTE – Navarro; Julián Velázquez, Tuzzio e Matheu; Cabrera, Battión, Fredes e Mareque; Martínez; Patricio Rodríguez e Parra.
Técnico – Antonio Mohamed

GOIÁS – Harlei, Ernando, Rafael Tolói e Marcão; Douglas, Amaral, Carlos Alberto, Marcelo Costa e Wellington Saci; Rafael Moura e Otacílio Neto.
Técnico – Artur Neto

Árbitro – Oscar Ruiz (COL)
Estádio – Libertadores da América

Alexandre Leon Anibal

Analista de sistemas, radialista e jornalista, pós-graduação em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte. Neto de argentinos e uruguaios, herdou naturalmente a paixão pelo futebol da região. É membro do Memofut, CIHF, narrador do STI Esporte (www.stiesporte.com.br ) e comentarista do Esporte na Rede, programa da UPTV (www.uptv.com.br ).

One thought on “Independiente recebe o Goiás na Final da Sul-Americana

  • independiente campeão com certeza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze + 15 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.