Independiente perde nos pênaltis e desperdiça chance de obter 17º título internacional
A mística copera que ajudou o Independiente a conquistar a Sul-Americana no fim do ano passado não ajudou o clube nesta quarta-feira. Mesmo sendo franco favorito contra o Julio Iwata, do Japão, pela Copa Suruga Bank, o time teve como sua grande estrela o goleiro Hilário Navarro, que apesar de tudo, não pode evitar a derrota nos pênaltis por 4×2 após empate 2×2.
E tudo deveu-se ao erro de postura do time de Antonio Mohamed. O respeito desproporcionado fez com que os japoneses gostassem da partida e atacasse mais o Independiente. E somado os vários contragolpes, em meio a uma defesa vulnerável o Julio Iwata deu início as pressões, pegando o Rojo de surpresa. E para completar, após cobrança de falta de Komano, Battión cabeceou a favor de seu próprio gol. Logo na sequência, Navarro salvou chutes de Gilsinho e Yamada, evitando o segundo gol.
O Independiente só acordou na metade do primeiro tempo, quando finalmente testou o goleiro Kawaguchi. O empate veio também em bola parada, aos 32 minutos, quando Tuzzio pegou uma sobra após escanteio e chutou cruzado. A virada veio logo no início da segunda etapa, quando Parra passou com facilidade pelos defensores dentro da área e fez o segundo gol.
Mas, quando tudo parecia que estava decido, os erros individuais, principalmente no sistema defensivo, voltaram a aparecer. Aos 12 minutos, após um cruzamento de Komano, Arata fez um belo gol de voleio. Com isso, os japoneses voltaram ao jogo, mas a estrela de Navarro voltou a aparecer, salvando os chutes de Yamada, Kanazono, Komono e Yanamoto, levando o jogo para os pênaltis. Mas, ali, foi a vez do goleiro Kawaguchi mostrar sua estrela ao pegar os pênaltis de Pellerano e Baez, garantindo a vitória dos japoneses.
Desta maneira, o sonho de conquistar o 17º título internacional ficou adiado. A próxima chance será contra o Internacional de Porto Alegre, na Recopa Sul-Americana. O primeiro jogo será na próxima quarta-feira, em Avellaneda, tendo a volta no dia 27 de agosto, no estádio Beira Rio. Esse é o segundo título dos japoneses no torneio. Após os títulos do Arsenal e do Internacional no tempo normal, F.C.Tokio e Julio Iwata conquistaram o título nos pênaltis.
Nossa, tinha jogador do Independiente chorando depois do jogo. Pelo amor de Deus! Os sul-americanos tem que colocar as coisas em seu devido lugar. Não é só porque é um jogo contra um time estrangeiro valendo troféu que é importante. A Copa Suruga (e tantos outros torneios que acontecem nesse época do ano) é apenas um amistoso glorificado. Só isso.