Arquivo

Independiente negocia com Tolo Gallego

Após definir-se por Americo Gallego como nome ideal para ser o novo treinador do Independiente, a direção do clube abriu as negociações com El Tolo. O problema principal é a existência de dívidas do clube com Gallego.

O treinador e seu representante se encontraram com o presidente do clube de Avellaneda, Javier Cantero, e as negociações para a volta de Gallego ao Rojo oficialmente começaram. O aspecto futebolístico parece ser uma questão menor: El Tolo é ídolo do clube, sendo o último treinador a ser campeão com o Independiente, e também o último comandá-lo em uma disputa de título (o Clausura 2010). E é de seu interesse retornar para os Rojos.

O grande obstáculo para a negociação é a questão financeira. Não exatamente o salário, já que Gallego estaria ciente de que não teria o mesmo salário de Ramon Diaz, em função dos problemas econômicos do clube. A questão é a dívida do Independiente com o treinador, que alcança 500 mil dólares, incluindo parte da premiação pelo título conquistado em 2002 e o que faltou ser pago pelo ex-presidente Julio Comparada após a saída do Tolo do clube, em 2010.

Caso não haja acerto com Américo Gallego, não há muitas opções para o Independiente. Alguns defendem que o plano B seja Cristian Diaz, que comanda interinamente a equipe. E alguns veículos da imprensa argentina citam outros nomes, em especial o de Jorge Sampaoli, da Universidad de Chile. Mas tudo isso só será considerado se não houver acerto com El Tolo na próxima reunião, marcada para sexta-feira.

Tiago de Melo Gomes

Tiago de Melo Gomes é bacharel, mestre e doutor em história pela Unicamp. Professor de História Contemporânea na UFRPE. Autor de diversos trabalhos na área de história da cultura, escreve no blog 171nalata e colunista do site Futebol Coletivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três + doze =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.