Arquivo

Independiente é multado pela AFA

A AFA (Associação de Futebol Argentino) multou nessa sexta-feira o Independiente por conta da discriminação dos seus torcedores contra as comunidades paraguaia e boliviana no jogo contra o Boca realizado no último mês de outubro.

Para esse tipo de infração, a AFA prevê que a multa seja equivalente ao valor bruto de 21 a 75 ingressos de arquibancada. Segundo comunicado emitido pelo INADI (Instituto Nacional contra a Discriminação, Xenofobia e Racismo), foi aplicada a pena máxima.

No dia 24 de outubro, torcedores do Independiente atiraram pães doces no gramado do estádio Libertadores da América. Uma maneira racista de provocar o Boca e a sua torcida, zombando da popularidade do clube entre as parcelas mais pobres da população argentina, da qual fazem parte muitos paraguaios e bolivianos.

Ainda segundo o comunicado do INADI, os torcedores tentaram simbolizar de forma pejorativa a nacionalidade dos países limítrofes dos torcedores da equipe visitante. O secretário do organismo, Claudio Morgado, aprovou a decisão: “Saudamos a decisão de punir essas atitudes como um passo à frente no trabalho de erradicação desse tipo de manifestação, que não devem se repetir. Ante a comprovação de atitudes tanto xenófobas quanto racistas é nosso dever apontar para que o regulamento da AFA seja cumprido”.

Caso a equipe vermelha de Avellaneda pratique novamente atos de xenofobia e racismo, o regulamento da AFA prevê uma suspensão de duas a seis rodadas.

Alexandre Leon Anibal

Analista de sistemas, radialista e jornalista, pós-graduação em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte. Neto de argentinos e uruguaios, herdou naturalmente a paixão pelo futebol da região. É membro do Memofut, CIHF, narrador do STI Esporte (www.stiesporte.com.br ) e comentarista do Esporte na Rede, programa da UPTV (www.uptv.com.br ).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 1 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.