Com um gol do zagueiro Leonel Galeano, o Independiente derrotou o Argentinos Juniors por 1 x 0 no Libertadores da América no jogo de ida da segunda fase da Copa Sul-Americana. Foi a primeira vitória de Daniel Garnero como técnico do Rojo.
E para atingir a marca Garnero fez várias alterações na equipe que perdeu do River no último domingo. Sacou Vallés, Gracián e Pacheco e promoveu as entradas de Maxi Velázquez, Julián Velázquez e Facundo Parra. Com isso, deslocou Tuzzio para a lateral-direita, avançou Mareque para o meio-campo e deixou Nicolás Martínez como responsável pela ligação com o ataque. Embora o gol do jovem zagueiro tenha saído logo aos oito minutos de jogo, o time ficou compacto, dificultou muito as ações do “Bicho” durante todo o primeiro tempo e mereceu a vitória no primeiro tempo.
Pelo lado do Argentinos Juniors, Pedro Troglio manteve o esquema com três zagueiros e optou por Ocampo como sendo o meia de ligação com o ataque, formado por Niell e pelo uruguaio Vargas. Porém tanto Ocampo quanto Mercier não encontraram espaços para sair para o jogo e transformaram a dupla de atacantes em privilegiados espectadores da partida.
No segundo tempo nada aconteceu até a entrada de Romero no lugar de Niell. O atacante formado nas divisões de base do Argentinos passou a exigir mais atenção dos defensores do Independiente e criou a primeira boa chance dos colorados aos 16 minutos da etapa final. E daí para frente o Argentinos cresceu muito na partida, criou mais chances de gol e só não empatou pois Galeano tirou uma bola em cima da linha e Gabbarini fez uma grande defesa no chute de Escobar. O Independiente criou menos oportunidades no segundo tempo, mas levou perigo numa cabeçada de Silvera que encontrou a trave direita de Navarro.
“Sinceramente fiquei satisfeito com o resultado, com nosso rendimento em campo e por não ter levado gol em casa. Fizemos uma boa partida e em alguns momentos fomou superiores ao nosso adversário, que tem um ótimo meio-campo “, declarou Garnero para o canal Fox Sports, após a partida. Além disso, Garnero revelou seu otimismo em levar o Rojo à próxima fase, apesar do placar mínimo: “Nesses jogos é fundamental que não tomemos gols em casa. Conseguimos isso e no jogo de volta temos jogadores que podem fazer gols. Ainda faltam 90 minutos”.
Com o resultado, o Independiente jogará por um empate na partida de volta, marcada para o próximo dia 9 de setembro, no estádio Diego Armando Maradona. Já o Argentinos Juniors terá que vencer por dois gols de diferença para se classificar à próxima fase. Se o “Bicho” ganhar por 1 x 0 a vaga será decidida nos pênaltis e se ganhar pela diferença de um gol dará a classificação ao Independiente pelo critério do gol qualificado.
INDEPENDIENTE – Gabbarini, Tuzzio, Julián Velázquez, Galeano e Maxi Velázquez ; Fredes (Cabrera), Godoy e Mareque; Martínez (Rodríguez); Parra (Mancuello) e Silvera
Técnico – Daniel Granero
ARGENTINOS JUNIORS – Navarro; Sabia, Torrén e Gentiletti; Prósperi, Mercier, Ortigoza e Escudero; Ocampo (Hernández); Niell (Romero) e Vargas (Escobar).
Técnico – Pedro Troglio
Estádio – Libertadores da América
Árbitro – Sergio Pezzotta
Com agradecimentos especiais à comunidade "Coleccionistas de Vélez Sarsfield", no Facebook; e aos perfis HistoriaDeVelez…
Originalmente publicado nos 25 anos, em 01/12/2019 - e revisto, atualizado e ampliado O ícone…
"Porque isto é algo mais do que uma simples partida, bastante maior do que uma…
As apostas no futebol estão em franco crescimento no Brasil, impulsionadas pelo aumento das casas…
A seleção de 1978 teve como principal celeiro o River Plate: foram cinco convocados e…
Originalmente publicada pelo aniversário de 60 anos, em 15-07-2014 Segundo diversos sites estrangeiros sobre origens…
This website uses cookies.