Independiente começa pré-temporada em crise institucional
Por muito pouco o Independiente não entrou na zona de classificação para a Copa Libertadores deste ano. Lutou até as últimas rodadas pelo título argentino, mas acabou perdendo fôlego nas rodadas finais e, para piorar, viu o seu maior rival conquistar o título nacional.
Não bastasse isso, após o fim do Torneio Transição, o time entrou em uma crise institucional. São inúmeras brigas envolvendo jogadores e diretoria, ídolos deixando o clube. E o estopim aconteceu na lista de jogadores que participarão da pré-temporada. Vários dos atletas ficaram sabendo que não estariam na apresentação do elenco.
A diretoria do clube solicitou apenas a Daniel Montenegro para não se apresentar ao elenco. O jogador tem um contrato vigente até dezembro deste ano e pretende ficar no clube ou receber todo o seu contrato. Tanto que esteve no hotel onde os jogadores se apresentaram, para desconforto do técnico Almirón e também da comissão diretiva. Outros atletas, no entanto, também ficaram sabendo que não precisariam estar ali, ao exemplo de Marcelo Vidal.
O meio-campista disparou contra a diretoria por saber somente naquele momento. “Quando chegamos, mandaram alguns jogadores falar com o preparador físico. Ele pegou uma lista e nos disse que não estávamos nela e que deveríamos ir para as nossas casas. Assim como chegamos, nos tivemos que voltar. Foi uma falta de respeito enorme e uma vergonha. Eu tinha que me apresentar e assim o fiz. Depois eu deveria falar com o técnico para saber se iria me ter em conta, mas ele não estava, assim como não estava um dirigente do clube”, disparou.
Além de Vidal e Montenegro, Fabián Monserrat (pode ir para o Tigre), Rodrigo Gómez (Gimansia LP ou Olimpo o desejam), Juan Manuel Trejo e Sergio Ojeda (pode ir para o Guaraní Antonio Franco) também tiveram de ouvir um não do preparador físico para a concentração. Também não estão na lista de concentrados Leonel Miranda (pode ir para os EUA), Gabriel Vallés e Walter Busse (voltam de empréstimo), Sergio Escudero (Belgrano interessa) e Iván Pérez (contrato rescindido).
Quanto aos reforços, o clube está com problemas para efetivar contratações. Lucas Albertengo e Ricardo Noir são uma das apostas para a temporada, sendo o primeiro uma prioridade, apesar do alto valor pedido pelo Atlético Rafaela. Outros dois clubes também emperram transações do Rojo: o Godoy Cruz não quer liberar Diego Rodríguez pelo valor oferecido pelo Independiente, assim como o Banfield não quer liberar Nicolás Tagliafico. Já Emiliano Papa manifestou o desejo de ficar no Vélez e Rafael Delgado, ex-Central, espera propostas do exterior.