Mais do que um confronto direto entre times na zona do descenso, uma tentativa de voltar a vencer e sorrir. Tanto Independiente quanto o Unión estavam sem vitórias neste Torneo Inicial 2012. Apesar de terem jogado em Santa Fé, os visitantes levaram a melhor na vitória por 2 x 1, com dois gols do artilheiro Ernesto Farias.
Neste momento, os Rojos passaram os Tatengues na tabela do rebaixamento, e dependendo do resultado entre San Martin e Boca Juniors, ainda podem ganhar mais uma posição. A primeira vitória em 15 rodadas só não foi ainda melhor pelo fato de que River e Quilmes pontuaram e se distanciaram da zona perigosa.
Apesar da necessidade dos locais em vencer após 12 jogos na seca, e mesmo com a torcida ao lado, o time de Nery Pumpido se retraiu e preferiu apostar no contra-ataque no começo da partida. O Independiente tinha mais volume, mas eram raras as oportunidades em que levava a bola para a frente com qualidade.
Sorte para El Tolo Gallego que como 9 ele tem um atacante experiente como Farias, que precisa de muito pouco para ser decisivo. Depois do cruzamento de Morel, El Tecla dominou como pivô, girou e bateu, sem chances para Limia: 1 x 0, aos 28 do primeiro tempo.
Após o intervalo, mais um lance mortal de Farias, que graças a um passe de Fabián Vargas, entrou na área livre de marcação e chutou cruzado para ampliar a vantagem: 2 x 0, aos 3 minutos da etapa final. Depois disso, as posturas se inverteram, de modo que os Tatengues se lançaram ao ataque, enquanto os Rojos protegiam o resultado.
No início do segundo tempo, Gallego levava a melhor sobre Pumpido (que foi expulso por insultar o árbitro Patrício Loustau), pois a marcação para segurar a vitória conseguia frear o ímpeto do Unión. Entretanto, depois de um lançamento pra área, Chiapello, que havia acabado de entrar, empurrou a bola pra dentro na pequena área: 2 x 1, aos 27 minutos. A pressão aumentou, mas o Independiente resistiu as últimas emoções do duelo contra o rebaixamento, e encerrou uma maré de azar que parecia eterna.
UNION: Limia; Mazacotte, Barisone, Correa e Maidana; Donnet (Cavallaro), Sarmiento, Míguez e Alemán (Nuñez); Jara (Chiapello) e Franzoia. DT: Nery Pumpido
INDEPENDIENTE: Navarro; Vallés, Velázquez, Galeano e Morel Rodríguez; Battión; Santana (Vargas), Zapata (Fredes) e Ferreyra; Leguizamón (Rosales) e Farias. DT: Americo Gallego.
Próximos confrontos: Lanús x Unión; Independiente x Atlético Rafaela.
Com agradecimentos especiais à comunidade "Coleccionistas de Vélez Sarsfield", no Facebook; e aos perfis HistoriaDeVelez…
Originalmente publicado nos 25 anos, em 01/12/2019 - e revisto, atualizado e ampliado O ícone…
"Porque isto é algo mais do que uma simples partida, bastante maior do que uma…
As apostas no futebol estão em franco crescimento no Brasil, impulsionadas pelo aumento das casas…
A seleção de 1978 teve como principal celeiro o River Plate: foram cinco convocados e…
Originalmente publicada pelo aniversário de 60 anos, em 15-07-2014 Segundo diversos sites estrangeiros sobre origens…
This website uses cookies.