Incompetência elimina Vélez da Copa Libertadores
A Argentina perde mais um de seus guerreiros defensores da tradição albiceleste na Copa Libertadores. O Fortin bem que fez por merecer. Usou artilharia pesada, com direito as costumeiras armas de elite importadas do Uruguai. Mesmo assim, a muralha vinda do México resistiu com firmeza, de modo que o Vélez Sarsfield, por ter vencido por 2 x 0 do Chivas Guardalajara, está eliminado da batalha continental em 2010.
Contudo, no início a ilusão parecia factível, vendo a facilidade e a velocidade com que o primeiro gol da partida saiu. No cruzamento de Emiliano Papa, El Tanque Silva emendou para as redes, aos 3 minutos: 1 x 0. Só que a pressão acabou irregular e infrutífera ao longo da etapa inicial.
Até a primeira meia hora, os mexicanos conseguiram alguma tranquilidade marcando no meio-campo. Só que comandados por Maxi Moralez, os Fortineros ganharam espaço nos minutos que precediam o intervalo. Alguns chutes de fora, e cabeçadas dentro da área fizeram de Sanchez, goleiro adversário, o principal jogador do duelo.
Na volta dos vestiários, os anfitriõs ganharam espaço pela direita para ameaçar ainda mais a defesa do Guardalajara. As melhores chances, portanto, saíram das cabeças da dupla de ataque Charrúa: Silva e Rodrigo Lopez. Porém, quando não pela falta de pontaria, aparecia Sanchez para ímpedir o sonho dos comandados de Ricardo Gareca de buscar o bicampeonato. Mas, nem o gol de Rolando Zárate, aos 43 minutos da segunda etapa, foi suficiente para evitar a eliminação.
Desta forma, quem passa de fase é o Chivas Guardalajara, que espera o vencedor de Libertad e Once Caldas. Quanto ao Vélez Sarsfield, por ter abdicado do Clausura 2010, terá de pensar em nada menos que o título do Apertura caso queira voltar a Libertadores.