Arquivo

Huracán: Tito Pompei deve ser o novo treinador

Após a renúncia de Miguel Brindisi, muitos nomes foram cogitados para assumir a direção técnica do Huracán. Mas ao que tudo indica o clube deverá apresentar um treinador sem experiência na função: Roberto “Tito” Pompei, que já teria tudo acertado com o presidente Carlos Babington para assumir a função.

A mídia argentina ventilou desde muito cedo o nome de Ricardo Caruso Lombardi, que tinha o apoio de vários membros da diretoria do clube, mas teria sido vetado por Babington. Oficialmente, os métodos de trabalho e o estilo de jogo de Lombardi não agradam ao “Inglés”, que não o considerou apropriado para dirigir o Globo.

O nome de Tito Pompei teria agradado ao presidente do Globo por sua experiência como diretor das categorias de base do Boca Juniors, já que a equipe contém inúmeros jovens recém saídos das divisões inferiores do clube. Além disso, Babington acredita que treinadores jovens são mais coerentes com a história do clube (César Luis Menotti, por exemplo, foi campeão argentino com o clube em 1973, em sua primeira experiência como treinador).

Roberto “Tito” Pompei completará 41 anos de idade em março. Como jogador, atuou no histórico Velez Sarsfield dirigido por Carlos Bianchi, tendo participado da vitória fortinera sobre o São Paulo na decisão da Libertadores de 1994. Depois de passar por muitos clubes (como Boca Jrs., Estudiantes e o próprio Huracán), Pompei encerrou a carreira em 2007.

Logo em seguida, assumiu a direção das categorias de base do Boca Juniors, função que desempenha há dois anos. Teve duas curtas experiências como treinador interino da equipe xeneize, ambas em 2010: no final do Clausura, substituiu Abel Alves nas últimas partidas, repetindo a dose na reta final do Apertura, quando da demissão de Claudio Borghi.

Tiago de Melo Gomes

Tiago de Melo Gomes é bacharel, mestre e doutor em história pela Unicamp. Professor de História Contemporânea na UFRPE. Autor de diversos trabalhos na área de história da cultura, escreve no blog 171nalata e colunista do site Futebol Coletivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × 5 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.