Copa do MundoSeleção

Há 24 anos, Cani te vacunó

caniggia

Porto Alegre – Desde que chegaram ao Brasil, antes do início do Mundial, os argentinos deram voz a um novo hino nas arquibancadas, relembrando o gol de Caniggia no Mundial de 1990, na última vez que ambas as equipes se enfrentaram em uma Copa do Mundo. A vitória por 1×0, que iniciou com um passe de Diego Maradona, completa 24 anos neste dia 24 de junho.

Aquela partida, no entanto, foi atípica. Típica dos jogos: ‘quem não faz, leva’. A Argentina sofreu muito naquele jogo, com direito a bolas na trave, defesas milagrosas de Goycochea, sendo o jogo decidido em apenas um lance a favor dos argentinos. Passava os 30 minutos quando Diego Maradona driblou Dunga e tocou para Caniggia marcar o gol que os argentinos até hoje comemoram.

Aquele Mundial, diga-se, foi muito distinto aos argentinos. Após uma Copa do Mundo em que jogou bem, ganhando o Mundo, em 1990 a equipe jogou muito aquém do esperado. Ainda assim chegou a final – última vez que ficou entre os quatro primeiros, inclusive. Na decisão, perdeu vários jogadores, inclusive Caniggia, por questões de cartões amarelos. Foram vários os suspensos, o que impediu de a Argentina de vencer a Copa pela terceira vez.

A Argentina acabou derrotada pelos alemães na Copa de 1990, com um gol aos 40 minutos do segundo tempo, de pênalti, marcado por Brehme, fazendo com que o time germânico desse o troco em relação ao Mundial anterior, quando perdeu para os argentinos por 3×2.

Thiago Henrique de Morais

Fundador do site Futebol Portenho em 2009, se formou em jornalismo em 2007, mas trabalha na área desde 2004. Cobriu pelo Futebol Portenho as Eliminatórias 2010 e 2014, a Copa América 2011 e foi o responsável pela cobertura da Copa do Mundo de 2014

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 − 3 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.