Após cinco anos defendendo as cores vermelhas do Inter, Pablo Guiñazú rescinde contrato com o clube gaúcho. Os motivos são pessoais e publicam o desejo de “el Cholo” de ficar perto de sua família. De incontestável nessa história é o fato de que o atleta declinou da oferta do Newell´s e vai desembarcar no Paraguai, onde vive sua esposa; de contestável é a alegação de que o raçudo volante “colorado” só abandona o clube do Sul por este motivo. Sorte do Libertad, futuro clube de Guiñazú; azar do Newell´s, que perde um grande reforço à disputa da Copa Libertadores.
Em 2007, Pablo Guiñazú desembarcou em Porto Alegre, vindo do Club Libertad, do Paraguiai. Atuava em terras guaranis desde desde 2004 e se destacava pela raça e dedicação com o que defendia as cores do Albinegro de Las Mercedes, em Assunção. Pouco parecia importar tudo isso: “el Cholo” de cara foi vitimado pela desconfiança generalizada no Sul. Contudo, bastaram pouquíssimas partidas com a camisa colorada para que o volante argentino caísse nas graças dos torcedores.
No total, foram 282 jogos no Inter e quatro gols anotados. O empenho com que se dedicava ao clube gaúcho lhe valeu não só o carinho e fidelidade dos exigentes torcedores, mas o retorno à Seleção argentina. Uma história de sucesso que de certa forma foi rentável para os dois lados. No dia de ontem, sexta-feira, o site oficial do Inter anunciou a rescisão do volante. O pedido foi feito pelo próprio atleta, que alega problema pessoais. É sabido que seu desejo é o de ficar junto à sua família, algo que não acontece, pois sua esposa mora no Paraguai. O fato de que o volante não acertou com o Newell´s e foi para o Libertad confirma esse desejo.
Porém, pouco se fala da insatisfação de “el Cholo” com o tratamento oferecido ao elenco pelo treinador Fernandão. Não que o técnico colorado tenha deixado o argentino de lado, mas por ser um jogador de grupo, o atleta teria ficado insatisfeito com os rumos que o comando da equipe ganhou sob a tutela de Fernandão. Além disso, o fato de o clube contar com cinco estrangeiros também incomodava. Porém, nada de polêmicas, até porque este não é um dos traços da personalidade do ex-guerreiro colorado. Em vez disso, só emoção na despedida: “É o dia mais difícil da minha vida, pela decisão que tomei. Quero dizer um obrigado muito grande ao torcedor colorado. Dá vontade de chorar, porque vivi muitas coisas aqui. O Inter ganhou mais quatro torcedores: eu, a minha esposa e meus dois filhos. Saio com o coração limpo, alegre e feliz”, destacou o novo reforço do Libertad.
Se no bairro de Las Mercedes o clima é de festa, com a chegada de “el Cholo”, o mesmo não se pode dizer no Parque Independência, em Rosário. Diretoria e comissão técnica do Newell´s davam como certa a chegada do volante. Gerardo Martino até já desenhava o esquema da equipe com o novo contratado. A expectativa era grande, pois o ex-atleta do Inter seria o maior reforço de um time argentino para as disputas da Libertadores/2013. Os esforços do Newell´s foram tão grandes quanto as expectativas da direção, comissão técnica e até torcida leprosa. Porém, vale a ressalva de que o atleta sempre deixou claro que se deixasse o Inter retornaria, no momento, apenas para o Libertad, sua casa de 2004 a 2007.
Enquanto o mercado de passes argentino sofre outro severo golpe, e que dimensiona a queda de prestígio de seus clubes, a equipe paraguaia ganha um reforço de peso e que tem a sua cara. Se o Libertad já era um osso duro de roer para qualquer rival, na Libertadores, imagina só como vai ser agora, reforçado com um verdadeiro guerreiro, o ex-xerifão do meio-campo colorado?
Com agradecimentos especiais à comunidade "Coleccionistas de Vélez Sarsfield", no Facebook; e aos perfis HistoriaDeVelez…
Originalmente publicado nos 25 anos, em 01/12/2019 - e revisto, atualizado e ampliado O ícone…
"Porque isto é algo mais do que uma simples partida, bastante maior do que uma…
As apostas no futebol estão em franco crescimento no Brasil, impulsionadas pelo aumento das casas…
A seleção de 1978 teve como principal celeiro o River Plate: foram cinco convocados e…
Originalmente publicada pelo aniversário de 60 anos, em 15-07-2014 Segundo diversos sites estrangeiros sobre origens…
This website uses cookies.