Na segunda parte do Guia Clausura 2012, teremos a apresentação de alguns favoritos ao título, caso de Lanús e Estudiantes. Também temos a apresentação de Independiente, Godoy Cruz, Colón, Newell´s e Olimpo.
COLÓN
Nome: Club Atlético Colón
Fundação: 5 de Maio de 1905
Apelidos: Sabalero, Negro, Raza
Site oficial: www.clubcolon.com.ar
Estádio: Brigadier General Estanislao López – “El Cementerio de los Elefantes” (37.000 torcedores)
Endereço: Av. Juan José Paso, 3535, 3000 Santa Fe
Técnico: Mario Sciaqua
Colocação no Apertura 2011: 5º
Competição sul-americana: Copa Sul-Americana
Destaque: Esteban Fuertes (Atacante)
Pode ser destaque: Diego Pozo (Goleiro)
Chegadas: Leandro Gracián (Boca Juniors), Gerardo Alcoba (Peñarol-URU), Gabriel Batistuta (gerente de futebol)
Saídas: Alfredo Ramírez (Rangers-CHI), Germán Lessman (Rangers-CHI), Salustiano Candía (Olimpia-PAR)
Objetivo: Briga por uma vaga na Copa Libertadores
Como em outros anos, o Colón vem para o Clausura como franco-atirador. No Apertura surpreendeu ao ficar na 5ª posição, à frente de times mais fortes como o Lanús e o Godoy Cruz. Para quem imaginava que o clube iria cair de produção com a saída de Antonio Mohamed no ano passado, a equipe se recuperou e contou mais do que nunca com a ajuda do grande ídolo Esteban Fuertes.
Sob o comando do outrora responsável pelas categorias de base Mario Sciaqua, o “Sabalero” mais do que nunca fez valer o fator “campo” para vencer e convencer. Para esse ano a receita deve ser a mesma. No entanto, a pré-temporada não foi tão boa: o time santafesino foi derrotado por Tigre e Atlético Rafaela, empatou com o Patronato e venceu o Libertad. Para completar, um de seus principais jogadores, o zagueiro boliviano Ronald Raldes, sofreu uma fratura na tíbia e deve desfalcar a equipe por até cinco meses.
Nome: Club Estudiantes de La Plata
Fundação: 4 de agosto de 1905
Apelidos: Pincha, Pincharrata, León
Site oficial: www.clubestudianteslp.com.ar
Estádio: Ciudad de La Plata (53.000 torcedores)
Endereço: Av. 25 com Av.32, Tolosa, La Plata
Técnico: Juan Manuel Azconzábal
Colocação no Apertura 2011: 14º
Competição sul-americana: nenhuma
Destaque: Juan Sebastián Verón (Volante)
Pode ser destaque: Gastón Fernández (Atacante)
Chegadas: Mariano Andújar (Catania-ITA), Enzo Pérez (Benfica-POR)
Saídas: Carlos Carbonero (Arsenal), Juan Domínguez (Newell´s), Diego Galván (Olimpo)
Objetivo: Disputar o título
Desde a saída do técnico Alejandro Sabella o Estudiantes luta para voltar à fase que lhe garantiu o título da Libertadores de 2009 e o Apertura 2010. Nem Eduardo Berizzo e nem Miguel Ángel Russo conseguiram fazer com o que time rendesse como o esperado. Ainda por cima o meia Verón, um dos principais jogadores do time, anunciou a aposentadoria no Apertura do ano passado e piorou de tal forma as coisas para o “Pincha” que até os torcedores se envolveram em confusões com o time.
No entanto, com Juan Manuel Azconzábal as coisas parecem voltar aos eixos, ainda que lentamente. Embora a 14ª colocação tenha sido muito ruim, a equipe se reforçou e repatriou dois importantes jogadores que fizeram parte da história vitoriosa do club nos últimos anos: o goleiro Andújar e o meia Enzo Pérez. E Verón adiou a aposentadoria. Na pré-temporada, o time empatou com o River, Racing e Olimpo e venceu o Sarmiento de Junín.
GODOY CRUZ
Nome: Club Deportivo Godoy Cruz Antonio Tomba
Fundação: 1 de Junho de 1921
Apelidos: Tomba, Bodeguero, El Expreso
Site oficial: www.clubgodoycruz.com.ar
Estádio: Malvinas Argentinas (45.268 torcedores)
Endereço: Parque General San Martín, s/n, Mendoza
Técnico: Nery Pumpido
Colocação no Apertura 2011: 12º
Competição sul-americana: Copa Libertadores
Destaque: Rubén Ramírez (Atacante)
Pode ser destaque: Ariel Rojas (Volante)
Chegadas: Aníbal Godoy (Chepo-PAN), Federico Lértora (Ferro Carril Oeste), Marcelo Cardozo (Gimnasia La Plata), Jesús Vera (Huachipato-CHI), Nery Pumpido (Técnico – sem clube)
Saídas: Germán Voboril (San Lorenzo), Israel Damonte (Nacional-URU), Franklin Salas (Liga de Loja-EQU) e Jorge Da Silva (Técnico – Banfield)
Objetivo: Disputar o título
De franco favorito ao título à conquista sofrida da última vaga argentina para a Libertadores desse ano, o Godoy Cruz já teve momentos melhores no futebol argentino. Com a saída do “Mago” David Ramírez para o Vélez e de Carlos Sánchez para o River, a equipe caiu um pouco de rendimento mas fez o suficiente para somar os pontos necessários para a classificação ao torneio mais importante do continente, o que garantiu um providencial aumento nas receitas do clube mendoncino.
O técnico uruguaio Jorge Da Silva, que sucedeu com relativo sucesso Omar Asad, surpreendeu ao anunciar sua saída. Para o seu lugar o “Tomba” chamou Nery Pumpido, que era gerente no Unión de Santa Fé. Após sofrer com as especulações, o time conseguiu manter seus principais jogadores: Rubén “Tito” Ramírez, que foi o artilheiro do último Apertura, e os ótimos volantes Ariel Rojas e Diego Villar. Na pré-temporada, o Godoy Cruz venceu o San Lorenzo e o San Martín de San Juan.
INDEPENDIENTE
Nome: Club Atlético Independiente
Fundação: 1 de Janeiro de 1905
Apelidos: Rojo, Diablo Rojo, Rey de Copas
Site oficial: www.clubaindependiente.com
Estádio: Libertadores de América (41.638 torcedores)
Endereço: Ricardo Bochini, 751, Avellaneda
Técnico: Ramón Díaz
Colocação no Apertura 2011: 8º
Competição sul-americana: Copa Sul-Americana
Destaque: Julián Velázquez (Zagueiro)
Pode ser destaque: Facundo Parra (Atacante)
Chegadas: Ernesto Farías (Cruzeiro-BRA)
Saídas: Marco Pérez (Belgrano), Nicolás Cabrera (Gimnasia La Plata), Iván Pérez (Junior Barranquilla-COL), Samuel Cáceres (Rubio Ñú-PAR), Maxi Velázquez (Lanús), Diego Churín (sem time), Gino Clara (Tiro Federal)
Objetivo: Ficar entre os 10 primeiros colocados
Em meio a uma dura situação financeira revelada pelo presidente recém-empossado Javier Cantero, o Independiente vai usar o máximo que tiver disponível para tentar fazer uma campanha mais digna que nos anos anteriores. Ainda que tenha conquistado a Sul-Americana de 2010, a equipe não consegue um título nacional há quase 10 anos e tem que somar pontos para não ficar na perigosa situação da “promoción”.
Ramón Díaz cansou de pedir por atacantes à diretoria e o nome escolhido foi Ernesto Farías. O ex-River e Porto veio de uma temporada apagadíssima no Cruzeiro e tem a missão de fazer os gols que tanto o “Rojo” precisa. Espera-se que Patricio Rodríguez esteja totalmente recuperado de uma lesão no joelho e que Gabriel Milito volte a lembrar os áureos tempos do começo da década. O Independiente venceu o Boca, empatou com o San Lorenzo e perdeu para o Racing e Platense na pré-temporada.
LANÚS
Nome: Club Atlético Lanús
Fundação: 3 de Janeiro de 1915
Apelido: Granate
Site oficial: www.clublanus.com
Estádio: Ciudad de Lanús – Néstor Díaz Pérez – “La Fortaleza” (46.619 torcedores)
Endereço: General Arias y Héctor Guidi, Lanús
Técnico: Gabriel Schurrer
Colocação no Apertura 2011: 6º
Competição sul-americana: Copa Libertadores
Destaque: Diego Valeri (Meia)
Pode ser destaque: Agustín Marchesín (Goleiro)
Chegadas: Maxi Velázquez (Independiente), Gastón Díaz (Vélez)
Saídas: Leandro Díaz (Tigre), Fernando Barrientos (Villarreal B)
Objetivo: Disputar o título
Outro clube que começou o Apertura como favorito, o Lanús decepcionou e terminou em 6º lugar. No entanto, a equipe comandada por Gabriel Schurrer tem um ótimo elenco para disputar o título nacional e, quem sabe, o título da Libertadores. A base foi mantida, nenhum jogador de destaque saiu e vieram Maxi Velázquez e Gastón Díaz, bons reforços para compor o elenco do “Granate”.
Com as permanências de Diego Valeri, Guido Pizarro, Mariano Pavone e Mauro Camoranesi, o Lanús manteve suas peças principais e com isso pode sonhar a erguer novamente a taça de campeão, como há quase cinco anos. Mas para isso precisa de atuações mais regulares. Na pré-temporada, o Lanús ganhou do Tigre e do San Telmo, empatou com o Vélez e perdeu para o Huracán.
NEWELL´S OLD BOYS
Nome: Club Atlético Newell´s Old Boys
Fundação: 3 de novembro de 1903
Apelidos: La Lepra, Rojinegro
Site oficial: www.newellsoldboys.com.ar
Estádio: Marcelo Bielsa (38.095 torcedores)
Endereço: Parque Independencia, Rosario
Técnico: Gerardo Martino
Colocação no Apertura 2011: 18º
Competição sul-americana: nenhuma
Destaque: Sebastián Peratta (Goleiro)
Pode ser destaque: Diego Mateo (Volante)
Chegadas: Victor López (Banfield), Juan Domínguez (Estudiantes), Gerardo Martino (Técnico – Seleção do Paraguai)
Saídas: Néstor Camacho (Libertad-PAR), Marcos Riveros (Nacional-PAR), Lucas Scaglia (Bolívar-BOL), Carmelo Valencia (La Equidad-COL)
Objetivo: Somar pontos para aumentar o “promedio”
A exemplo de outros times, o Newell´s luta para recuperar a boa fase dos anos anteriores. Os pontos acumulados na temporada 2009/2010 já não servirão mais para a tabela de rebaixamento do ano que vem e a ordem na “Lepra” é somar a maior quantidade possível de pontos para não sofrer com a “promoción” como o rival Rosario Central há dois anos. Para isso, a diretoria do clube trouxe o técnico Gerardo “Tata” Martino.
Com a chegada de “Tata” ao time, os jogadores e os torcedores foram tomados por uma onda de otimismo, já que o treinador tem laços muito afetivos com o clube. E isso pôde ser notado nos amistosos que o time fez: venceu o Belgrano e o Colón, empatou com o Tigre e perdeu para o Aldosivi. Bons resultados para uma equipe que teve o pior ataque do Apertura e sonha com dias melhores.
OLIMPO
Nome: Club Olimpo
Fundação: 15 de Outubro de 1910
Apelidos: El Aurinegro
Site oficial: www.clubolimpo.com
Estádio: Roberto Natalio Carminatti (20.000 torcedores)
Endereço: Ángel Brunel, 17, Bahía Blanca
Técnico: Héctor Rivoira
Colocação no Apertura 2011: 19º
Competição sul-americana: nenhuma
Destaque: Martín Rolle (Meia)
Pode ser destaque: Laureano Tombolini (Goleiro)
Chegadas: Grenddy Perozo (Boyacá Chicó-COL), Diego Galván (Estudiantes), Héctor Rivoira (Técnico – Chacarita Juniors)
Saídas: Oswaldo Vizcarrondo (América-MEX), Arturo Aquino (Nacional-PAR)
Objetivo: Manter-se na Série A
Clube com a situação mais delicada na Série A, o Olimpo perdeu um de seus principais jogadores nesse ano. O zagueiro venezuelano Vizcarrondo, que se destacou na Copa América do ano passado, decidiu deixar o time e ir para o América do México. Para o seu lugar, a diretoria do clube de Bahía Blanca trouxe seu companheiro de defesa na “Vinotinto”: Grenddy Perozo. Além do zagueiro, também veio o meia Diego Galván, que estava sendo pouco aproveitado no Estudiantes.
Mesmo assim, a vida do técnico Héctor Rivoira não deve ser nada fácil, já que o time depende muito do talento de Rolle para jogar bem. Assim, não há outra saída para a equipe a não ser somar muitos pontos para se livrar do rebaixamento ou ir à “promoción” e jogar a vida nas partidas para continuar na elite. Na pré-temporada, o time aurinegro empatou as três partidas que fez, com Banfield, Estudiantes e Argentinos.
As máquinas caça-níqueis são um dos jogos de casino mais preferidos do mundo, tanto no…
Até a Recopa 2025, a ausência de qualquer duelo que não fossem dois amistosos revela…
Com agradecimentos especiais à comunidade "Coleccionistas de Vélez Sarsfield", no Facebook; e aos perfis HistoriaDeVelez…
Originalmente publicado nos 25 anos, em 01/12/2019 - e revisto, atualizado e ampliado O ícone…
"Porque isto é algo mais do que uma simples partida, bastante maior do que uma…
As apostas no futebol estão em franco crescimento no Brasil, impulsionadas pelo aumento das casas…
This website uses cookies.
View Comments
Leitura obrigatória pra quem gosta do futebol argentino. Estou salvando no adobe e colocando no iPad pra ler quando e onde estiver.
só falta a parte III, muito bom o guia.