Na segunda parte do Guia Clausura 2012, teremos a apresentação de alguns favoritos ao título, caso de Lanús e Estudiantes. Também temos a apresentação de Independiente, Godoy Cruz, Colón, Newell´s e Olimpo.
COLÓN
Nome: Club Atlético Colón
Fundação: 5 de Maio de 1905
Apelidos: Sabalero, Negro, Raza
Site oficial: www.clubcolon.com.ar
Estádio: Brigadier General Estanislao López – “El Cementerio de los Elefantes” (37.000 torcedores)
Endereço: Av. Juan José Paso, 3535, 3000 Santa Fe
Técnico: Mario Sciaqua
Colocação no Apertura 2011: 5º
Competição sul-americana: Copa Sul-Americana
Destaque: Esteban Fuertes (Atacante)
Pode ser destaque: Diego Pozo (Goleiro)
Chegadas: Leandro Gracián (Boca Juniors), Gerardo Alcoba (Peñarol-URU), Gabriel Batistuta (gerente de futebol)
Saídas: Alfredo Ramírez (Rangers-CHI), Germán Lessman (Rangers-CHI), Salustiano Candía (Olimpia-PAR)
Objetivo: Briga por uma vaga na Copa Libertadores
Como em outros anos, o Colón vem para o Clausura como franco-atirador. No Apertura surpreendeu ao ficar na 5ª posição, à frente de times mais fortes como o Lanús e o Godoy Cruz. Para quem imaginava que o clube iria cair de produção com a saída de Antonio Mohamed no ano passado, a equipe se recuperou e contou mais do que nunca com a ajuda do grande ídolo Esteban Fuertes.
Sob o comando do outrora responsável pelas categorias de base Mario Sciaqua, o “Sabalero” mais do que nunca fez valer o fator “campo” para vencer e convencer. Para esse ano a receita deve ser a mesma. No entanto, a pré-temporada não foi tão boa: o time santafesino foi derrotado por Tigre e Atlético Rafaela, empatou com o Patronato e venceu o Libertad. Para completar, um de seus principais jogadores, o zagueiro boliviano Ronald Raldes, sofreu uma fratura na tíbia e deve desfalcar a equipe por até cinco meses.
Nome: Club Estudiantes de La Plata
Fundação: 4 de agosto de 1905
Apelidos: Pincha, Pincharrata, León
Site oficial: www.clubestudianteslp.com.ar
Estádio: Ciudad de La Plata (53.000 torcedores)
Endereço: Av. 25 com Av.32, Tolosa, La Plata
Técnico: Juan Manuel Azconzábal
Colocação no Apertura 2011: 14º
Competição sul-americana: nenhuma
Destaque: Juan Sebastián Verón (Volante)
Pode ser destaque: Gastón Fernández (Atacante)
Chegadas: Mariano Andújar (Catania-ITA), Enzo Pérez (Benfica-POR)
Saídas: Carlos Carbonero (Arsenal), Juan Domínguez (Newell´s), Diego Galván (Olimpo)
Objetivo: Disputar o título
Desde a saída do técnico Alejandro Sabella o Estudiantes luta para voltar à fase que lhe garantiu o título da Libertadores de 2009 e o Apertura 2010. Nem Eduardo Berizzo e nem Miguel Ángel Russo conseguiram fazer com o que time rendesse como o esperado. Ainda por cima o meia Verón, um dos principais jogadores do time, anunciou a aposentadoria no Apertura do ano passado e piorou de tal forma as coisas para o “Pincha” que até os torcedores se envolveram em confusões com o time.
No entanto, com Juan Manuel Azconzábal as coisas parecem voltar aos eixos, ainda que lentamente. Embora a 14ª colocação tenha sido muito ruim, a equipe se reforçou e repatriou dois importantes jogadores que fizeram parte da história vitoriosa do club nos últimos anos: o goleiro Andújar e o meia Enzo Pérez. E Verón adiou a aposentadoria. Na pré-temporada, o time empatou com o River, Racing e Olimpo e venceu o Sarmiento de Junín.
GODOY CRUZ
Nome: Club Deportivo Godoy Cruz Antonio Tomba
Fundação: 1 de Junho de 1921
Apelidos: Tomba, Bodeguero, El Expreso
Site oficial: www.clubgodoycruz.com.ar
Estádio: Malvinas Argentinas (45.268 torcedores)
Endereço: Parque General San Martín, s/n, Mendoza
Técnico: Nery Pumpido
Colocação no Apertura 2011: 12º
Competição sul-americana: Copa Libertadores
Destaque: Rubén Ramírez (Atacante)
Pode ser destaque: Ariel Rojas (Volante)
Chegadas: Aníbal Godoy (Chepo-PAN), Federico Lértora (Ferro Carril Oeste), Marcelo Cardozo (Gimnasia La Plata), Jesús Vera (Huachipato-CHI), Nery Pumpido (Técnico – sem clube)
Saídas: Germán Voboril (San Lorenzo), Israel Damonte (Nacional-URU), Franklin Salas (Liga de Loja-EQU) e Jorge Da Silva (Técnico – Banfield)
Objetivo: Disputar o título
De franco favorito ao título à conquista sofrida da última vaga argentina para a Libertadores desse ano, o Godoy Cruz já teve momentos melhores no futebol argentino. Com a saída do “Mago” David Ramírez para o Vélez e de Carlos Sánchez para o River, a equipe caiu um pouco de rendimento mas fez o suficiente para somar os pontos necessários para a classificação ao torneio mais importante do continente, o que garantiu um providencial aumento nas receitas do clube mendoncino.
O técnico uruguaio Jorge Da Silva, que sucedeu com relativo sucesso Omar Asad, surpreendeu ao anunciar sua saída. Para o seu lugar o “Tomba” chamou Nery Pumpido, que era gerente no Unión de Santa Fé. Após sofrer com as especulações, o time conseguiu manter seus principais jogadores: Rubén “Tito” Ramírez, que foi o artilheiro do último Apertura, e os ótimos volantes Ariel Rojas e Diego Villar. Na pré-temporada, o Godoy Cruz venceu o San Lorenzo e o San Martín de San Juan.
INDEPENDIENTE
Nome: Club Atlético Independiente
Fundação: 1 de Janeiro de 1905
Apelidos: Rojo, Diablo Rojo, Rey de Copas
Site oficial: www.clubaindependiente.com
Estádio: Libertadores de América (41.638 torcedores)
Endereço: Ricardo Bochini, 751, Avellaneda
Técnico: Ramón Díaz
Colocação no Apertura 2011: 8º
Competição sul-americana: Copa Sul-Americana
Destaque: Julián Velázquez (Zagueiro)
Pode ser destaque: Facundo Parra (Atacante)
Chegadas: Ernesto Farías (Cruzeiro-BRA)
Saídas: Marco Pérez (Belgrano), Nicolás Cabrera (Gimnasia La Plata), Iván Pérez (Junior Barranquilla-COL), Samuel Cáceres (Rubio Ñú-PAR), Maxi Velázquez (Lanús), Diego Churín (sem time), Gino Clara (Tiro Federal)
Objetivo: Ficar entre os 10 primeiros colocados
Em meio a uma dura situação financeira revelada pelo presidente recém-empossado Javier Cantero, o Independiente vai usar o máximo que tiver disponível para tentar fazer uma campanha mais digna que nos anos anteriores. Ainda que tenha conquistado a Sul-Americana de 2010, a equipe não consegue um título nacional há quase 10 anos e tem que somar pontos para não ficar na perigosa situação da “promoción”.
Ramón Díaz cansou de pedir por atacantes à diretoria e o nome escolhido foi Ernesto Farías. O ex-River e Porto veio de uma temporada apagadíssima no Cruzeiro e tem a missão de fazer os gols que tanto o “Rojo” precisa. Espera-se que Patricio Rodríguez esteja totalmente recuperado de uma lesão no joelho e que Gabriel Milito volte a lembrar os áureos tempos do começo da década. O Independiente venceu o Boca, empatou com o San Lorenzo e perdeu para o Racing e Platense na pré-temporada.
LANÚS
Nome: Club Atlético Lanús
Fundação: 3 de Janeiro de 1915
Apelido: Granate
Site oficial: www.clublanus.com
Estádio: Ciudad de Lanús – Néstor Díaz Pérez – “La Fortaleza” (46.619 torcedores)
Endereço: General Arias y Héctor Guidi, Lanús
Técnico: Gabriel Schurrer
Colocação no Apertura 2011: 6º
Competição sul-americana: Copa Libertadores
Destaque: Diego Valeri (Meia)
Pode ser destaque: Agustín Marchesín (Goleiro)
Chegadas: Maxi Velázquez (Independiente), Gastón Díaz (Vélez)
Saídas: Leandro Díaz (Tigre), Fernando Barrientos (Villarreal B)
Objetivo: Disputar o título
Outro clube que começou o Apertura como favorito, o Lanús decepcionou e terminou em 6º lugar. No entanto, a equipe comandada por Gabriel Schurrer tem um ótimo elenco para disputar o título nacional e, quem sabe, o título da Libertadores. A base foi mantida, nenhum jogador de destaque saiu e vieram Maxi Velázquez e Gastón Díaz, bons reforços para compor o elenco do “Granate”.
Com as permanências de Diego Valeri, Guido Pizarro, Mariano Pavone e Mauro Camoranesi, o Lanús manteve suas peças principais e com isso pode sonhar a erguer novamente a taça de campeão, como há quase cinco anos. Mas para isso precisa de atuações mais regulares. Na pré-temporada, o Lanús ganhou do Tigre e do San Telmo, empatou com o Vélez e perdeu para o Huracán.
NEWELL´S OLD BOYS
Nome: Club Atlético Newell´s Old Boys
Fundação: 3 de novembro de 1903
Apelidos: La Lepra, Rojinegro
Site oficial: www.newellsoldboys.com.ar
Estádio: Marcelo Bielsa (38.095 torcedores)
Endereço: Parque Independencia, Rosario
Técnico: Gerardo Martino
Colocação no Apertura 2011: 18º
Competição sul-americana: nenhuma
Destaque: Sebastián Peratta (Goleiro)
Pode ser destaque: Diego Mateo (Volante)
Chegadas: Victor López (Banfield), Juan Domínguez (Estudiantes), Gerardo Martino (Técnico – Seleção do Paraguai)
Saídas: Néstor Camacho (Libertad-PAR), Marcos Riveros (Nacional-PAR), Lucas Scaglia (Bolívar-BOL), Carmelo Valencia (La Equidad-COL)
Objetivo: Somar pontos para aumentar o “promedio”
A exemplo de outros times, o Newell´s luta para recuperar a boa fase dos anos anteriores. Os pontos acumulados na temporada 2009/2010 já não servirão mais para a tabela de rebaixamento do ano que vem e a ordem na “Lepra” é somar a maior quantidade possível de pontos para não sofrer com a “promoción” como o rival Rosario Central há dois anos. Para isso, a diretoria do clube trouxe o técnico Gerardo “Tata” Martino.
Com a chegada de “Tata” ao time, os jogadores e os torcedores foram tomados por uma onda de otimismo, já que o treinador tem laços muito afetivos com o clube. E isso pôde ser notado nos amistosos que o time fez: venceu o Belgrano e o Colón, empatou com o Tigre e perdeu para o Aldosivi. Bons resultados para uma equipe que teve o pior ataque do Apertura e sonha com dias melhores.
OLIMPO
Nome: Club Olimpo
Fundação: 15 de Outubro de 1910
Apelidos: El Aurinegro
Site oficial: www.clubolimpo.com
Estádio: Roberto Natalio Carminatti (20.000 torcedores)
Endereço: Ángel Brunel, 17, Bahía Blanca
Técnico: Héctor Rivoira
Colocação no Apertura 2011: 19º
Competição sul-americana: nenhuma
Destaque: Martín Rolle (Meia)
Pode ser destaque: Laureano Tombolini (Goleiro)
Chegadas: Grenddy Perozo (Boyacá Chicó-COL), Diego Galván (Estudiantes), Héctor Rivoira (Técnico – Chacarita Juniors)
Saídas: Oswaldo Vizcarrondo (América-MEX), Arturo Aquino (Nacional-PAR)
Objetivo: Manter-se na Série A
Clube com a situação mais delicada na Série A, o Olimpo perdeu um de seus principais jogadores nesse ano. O zagueiro venezuelano Vizcarrondo, que se destacou na Copa América do ano passado, decidiu deixar o time e ir para o América do México. Para o seu lugar, a diretoria do clube de Bahía Blanca trouxe seu companheiro de defesa na “Vinotinto”: Grenddy Perozo. Além do zagueiro, também veio o meia Diego Galván, que estava sendo pouco aproveitado no Estudiantes.
Mesmo assim, a vida do técnico Héctor Rivoira não deve ser nada fácil, já que o time depende muito do talento de Rolle para jogar bem. Assim, não há outra saída para a equipe a não ser somar muitos pontos para se livrar do rebaixamento ou ir à “promoción” e jogar a vida nas partidas para continuar na elite. Na pré-temporada, o time aurinegro empatou as três partidas que fez, com Banfield, Estudiantes e Argentinos.
"Porque isto é algo mais do que uma simples partida, bastante maior do que uma…
As apostas no futebol estão em franco crescimento no Brasil, impulsionadas pelo aumento das casas…
A seleção de 1978 teve como principal celeiro o River Plate: foram cinco convocados e…
Originalmente publicada pelo aniversário de 60 anos, em 15-07-2014 Segundo diversos sites estrangeiros sobre origens…
Originalmente publicado em 12 de julho de 2021, focado na inédita artilharia de Messi em…
A Copa do Mundo de Futebol é um dos eventos esportivos mais aguardados e assistidos…
This website uses cookies.
View Comments
Leitura obrigatória pra quem gosta do futebol argentino. Estou salvando no adobe e colocando no iPad pra ler quando e onde estiver.
só falta a parte III, muito bom o guia.