A partir de hoje o Futebol Portenho irá apresentar um Guia do Clausura 2012 com as principais informações dos 20 times que disputam a divisão de elite do futebol argentino. O guia está composto por três partes e os times serão apresentados por ordem alfabética. As outras duas parte serão publicadas até o final da semana. Divirtam-se!
ALL BOYS
Nome: Club Atlético All Boys
Fundação: 15 de Março de 1913
Apelido(s): Albo
Site oficial: www.caallboys.com.ar
Estádio: Islas Malvinas (21.000 torcedores)
Endereço: Av. Álvarez Jonte, 4180, Buenos Aires
Técnico: José Santos “Pepe” Romero
Colocação no Apertura 2011: 16º
Competição sul-americana: nenhuma
Destaque: Mauro Matos (Atacante)
Pode ser destaque: Nicolás Cambiasso (Goleiro)
Chegadas: Martín Morel (Universitario-PER)
Saídas: Patricio Pérez (Boca Unidos), Cristian Varela (Tiro Federal)
Objetivo: Manter-se na Série A
Depois de uma temporada bem positiva na primeira divisão, o All Boys não foi bem no Apertura 2011 e despencou para a temida zona da “promoción”. O time da Floresta encerrou o ano na 17ª colocação na classificação da tabela de rebaixamento e com isso enfrentaria o 4º colocado da B Nacional no “playoff” que define a permanência na elite. No entanto, o saldo dos amistosos realizados na pré-temporada pareceu positivo: foram três vitórias (Brown de Adrogué, Almirante Brown e os reservas do River Plate) e uma derrota (para o Ferro Carril Oeste).
Martín Morel, meia que estava no Universitario do Peru, é o único reforço do time comandado por Pepe Romero. Por outro lado, o técnico do “Albo” não poderá contar com um importante jogador: Agustín Torassa, um dos destaques do time no Apertura, fraturou o maxilar e ficará parado por pelo menos 50 dias. A esperança do “Albo” está nos pés de Mauro Matos, atacante que foi o vice-artilheiro do Apertura com sete gols.
Nome: Asociación Atlética Argentinos Juniors
Fundação: 15 de Agosto de 1904
Apelidos: El Bicho Colorado, El Semillero del Mundo, El Rojo, El Tifón de Boyacá
Site oficial: www.argentinosjuniors.com.ar
Estádio: Diego Armando Maradona (24.800 torcedores)
Endereço: Gavilán, 2151, Buenos Aires
Técnico: Néstor Gorosito
Colocação no Apertura 2011: 15º
Competição sul-americana: Copa Sul-Americana
Destaque: Germán Basualdo (Volante)
Pode ser destaque: Matías Laba (Volante)
Chegadas: Gabriel Peñalba (Lorient-FRA)
Saídas: Santiago Salcedo (Lanús), Juan Mercier (Al-Wasl-EAU), Roberto Brum (Banfield), Andrés Romero (Criciúma-BRA), Emilio Hernández (Universidad do Chile-CHI)
Objetivo: Ficar entre os 10 primeiros colocados
Da equipe que foi campeã há um ano e meio sob o comando de Claudio Borghi para a que é atualmente treinada por Néstor Gorosito não restou muito. Os últimos daquele time a sair foram o volante Juan Mercier, que foi jogar no Al Wasl, time treinado por Diego Maradona, e Emilio Hernández, que se transferiu para a Universidad do Chile. A pré-temporada do “Bicho” também foi boa: venceu os três jogos que disputou, contra o Central Córdoba de Laboulaye, o Unión de Mar del Plata e o Instituto.
Com a volta do paraguaio Santiago Salcedo (vice-artilheiro do Apertura com sete gols) para o Lanús, novamente a equipe vai sentir a falta de um atacante de peso. Por isso, a diretoria do clube da Paternal ainda luta para trazer um homem de frente para a disputa do Clausura, do Apertura e da Copa Sul-Americana. Por enquanto, o único reforço confirmado é o do meia Gabriel Peñalba, que estava no futebol francês.
ARSENAL
Nome: Arsenal Fútbol Club
Fundação: 11 de Janeiro de 1957
Apelidos: Arse, Los del Viaducto
Site oficial: www.celesteyrojo.com.ar
Estádio: Julio Humberto Grondona (16.300 torcedores)
Endereço: Av. Juan Díaz de Solís, 3660, Avellaneda
Técnico: Gustavo Alfaro
Colocação no Apertura 2011: 13º
Competição sul-americana: Copa Libertadores e Copa Sul-Americana
Destaque: Lisandro López (Zagueiro)
Pode ser destaque: Jorge Córdoba (Atacante)
Chegadas: Jorge Córdoba (Deportivo Quito-EQU), Carlos Carbonero (Estudiantes), Gonzalo Espinoza (Racing)
Saídas: Mauro Óbolo (Vélez)
Objetivo: Manter-se na Série A
Embora tenha se classificado para a Copa Libertadores por ter sido o clube argentino com melhor colocação na Copa Sul-Americana (que na verdade fora o semifinalista Vélez, mas o “Fortín” já havia assegurado a vaga por ter sido o campeão do Clausura do ano passado), o Arsenal deverá focar mais o Clausura. É que a equipe de Sarandí está a apenas duas posições da zona de “promoción” e precisa somar pontos no torneio para afastar a possibilidade de rebaixamento. Com isso, a competição continental deverá ficar relegada a um segundo plano por Gustavo Alfaro.
O volante chileno Gonzalo Espinoza, emprestado pelo Racing, Jorge Córdoba, atacante que passou pelo Gimnasia La Plata e Carlos Carbonero, meia que não estava sendo aproveitado no Estudiantes, são as novidades. A grande e única baixa da equipe para o Clausura foi o atacante Mauro Óbolo. O jogador de 30 anos que foi para o Vélez era uma das principais peças do esquema de jogo de Alfaro, sobretudo nas jogadas aéreas. Ainda assim, esse tipo de jogada continua a ser muito usada pelo “Arse”, já que a equipe tem dois bons e altos zagueiros: Lisandro López e Guillermo Burdisso.
ATLÉTICO RAFAELA
Nome: Asociación Mutual Social y Deportiva Atlético de Rafaela
Fundação: 13 de Janeiro de 1907
Apelido: La Crema
Site oficial: www.atleticorafaela.com.ar
Estádio: Nuevo Monumental (17.000 torcedores)
Endereço: Fernando Dentesano, 401, Rafaela
Técnico: Carlos Trullet
Colocação no Apertura 2011: 10º
Competição sul-americana: Nenhuma
Destaque: Guillermo Sara (Goleiro)
Pode ser destaque: Alexis Castro (Meia)
Chegadas: César Carignano (Universidad Católica-CHI), Lucas Bovaglio (Estudiantes Tecos-MEX)
Saídas: Matías Zbrun (Técnico Universitario-EQU), Luis Lagrutta (Boca Unidos), Jherson Córdoba (Nacional de Medellín-COL), Julián Fernández (La Serena-CHI)
Objetivo: Ficar entre os 10 primeiros colocados
Grande surpresa do início do Apertura, o Atlético Rafaela caiu de rendimento no final e terminou no meio da tabela. Resta saber se o time comandado por Carlos Trullet terá o mesmo ritmo forte do começo, o que lhe daria uma certa tranquilidade para se manter na elite. O ponto positivo é a volta do artilheiro do acesso, César Carignano. O centro-avante conseguiu a liberação do Universidad Católica e acertou seu retorno a Rafaela por questões majoritariamente familiares, pois seu pai se suicidou no final de novembro.
A julgar pela pré-temporada que começou com a conquista da Copa Cidade de Rosário (em que derrotou o Colón e o Rosário Central), uma vitória sobre o San Jorge e um empate com o Unión, a “Crema” poderá novamente dar muito trabalho a seus adversários no Clausura. E com isso mostra a todos que com planejamento e bons jogadores a permanência na elite é plenamente possível.
BANFIELD
Nome: Club Atlético Banfield
Fundação: 21 de Janeiro de 1896
Apelido: Taladro
Site oficial: www.clubabanfield.com.ar
Estádio: Florencio Sola (34.901 torcedores)
Endereço: Peña y Arenales, s/n, Lomas de Zamora
Técnico: Jorge Da Silva
Colocação no Apertura 2011: 20º
Competição sul-americana: Nenhuma
Destaque: Cristian Lucchetti (Goleiro)
Pode ser destaque: Jonathan Gómez (Meia)
Chegadas: Roberto Brum (Argentinos), Agustín Alayes (River), Jorge Da Silva (Técnico – Godoy Cruz)
Saídas: Ricardo La Volpe (Técnico – sem clube), Ezequiel Carboni (sem clube), Ariel Broggi (Ankaragocu-TUR), Victor López (Newell´s)
Objetivo: Ficar entre os 10 primeiros colocados
Há três anos, o Banfield conquistava seu primeiro título em 113 anos de história. Com um time comandado à época por Julio Cesar Falcioni, a impressão era a de que o clube que fica ao sul da grande Buenos Aires ficaria por um bom tempo entre os melhores do país. Ledo engano. Hoje, o clube atravessa por uma de suas piores crises, seja na área institucional ou na área do futebol. A última colocação do time no Apertura, que foi a pior colocação da história do “Taladro” desde que os torneios de curta duração foram implantados, foi o resultado mais evidente.
O técnico Ricardo La Volpe saiu em conflito com a diretoria e com os jogadores. Para o seu lugar veio o competente Jorge “Polilla” Da Silva, que treinou o Godoy Cruz na temporada passada. Além dele chegaram os experientes Roberto Brum e Agustín Alayes. E pelo visto, o “Polilla” terá muito trabalho: na pré-temporada a equipe apresentou resultados não muito animadores: derrota para o Quilmes, empate com o Olimpo e vitórias contra o modesto Kimberley de Mar del Plata e o Huracán.
BELGRANO
Nome: Club Atlético Belgrano
Fundação: 19 de Março de 1905
Apelido: Pirata, Celeste
Site oficial: www.mundobelgranoweb.com
Estádio: Julio Cesar Villagra (Gigante de Alberdi) (28.000 torcedores)*
Endereço: Arturo Orgaz, 464, Córdoba
Técnico: Ricardo Zielinski
Colocação no Apertura 2011: 4º
Competição sul-americana: Nenhuma
Destaque: César Pereyra (Atacante)
Pode ser destaque: Juan Carlos Olave (Goleiro)
Chegadas: Marco Pérez (Independiente), Matías Giménez (Boca Juniors)
Saídas: Franco Vázquez (Palermo-ITA)
Objetivo: Manter-se na Série A
* Esporadicamente o Belgrano poderá mandar seus jogos no estádio Mario Kempes, que tem capacidade para 57.000 torcedores.
Grande sensação do Apertura, o Belgrano surpreendeu ao eliminar o River Plate no histórico jogo da “Promoción” e seguiu com as surpresas na elite. Comandado por um fabuloso Franco Vázquez, a equipe cordobesa também mostrou qualidade na defesa com o veterano goleiro Juan Carlos Olave e grande poderio ofensivo com César Pereyra e Andrés Silvera. Prova disso é que a equipe acumula 19 jogos sem perder como visitante em competições oficiais, estando a um jogo de igualar o recorde do Boca Juniors.
A grande questão que fica o Belgrano nesse Clausura é saber como o time se comportará sem Vázquez, que foi vendido para o Palermo. O “Pirata” já provou que tem material suficiente para continuar na Série A, mas precisa encontrar logo um jogador que ao menos faça a mesma função que o “Mudo”. Na pré-temporada, a equipe foi muito mal e perdeu todas as partidas que disputou: os carrascos foram o Rosario Central, o General Paz Juniors, o Newell´s e o Gimnasia La Plata.
Nome: Club Atlético Boca Juniors
Fundação: 3 de Abril de 1905
Apelido: Xeneize, La Mitad Más Uno, El Equipo de la Ribera, Rey de Copas
Site oficial: www.bocajuniors.com.ar
Estádio: Alberto J. Armando – “La Bombonera” (52.503 torcedores – liberado para 49.000 torcedores)
Endereço: Brandsen, 805, Buenos Aires
Técnico: Julio Cesar Falcioni
Colocação no Apertura 2011: campeão
Competição sul-americana: Copa Libertadores
Destaque: Juan Román Riquelme (Meia)
Pode ser destaque: Leandro Somoza (Meia)
Chegadas: Santiago Silva (Fiorentina-ITA)*, Pablo Ledesma (Catania-ITA)
Saídas: Leandro Gracián (Colón), Jesús Méndez (Rosario Central)
Objetivo: Disputar o título
* Só poderá disputar a Libertadores da América
O grande questionamento no começo do Apertura era se a aposentadoria de Palermo iria de alguma forma atrapalhar o time em busca do título do Apertura. Como visto, a equipe deslanchou e acabou campeã invicta do torneio. Com o título e a vaga na Libertadores assegurada, o Boca vem para o primeiro semestre direcionando suas forças em busca do 7º título do torneio continental. Mas isso não significa que os adversários terão moleza no Clausura: Falcioni deverá utilizar o time titular sempre que possível, o que torna o “Xeneize” um dos maiores favoritos ao título.
A chegada de Santiago Silva (que a princípio só jogará a Libertadores) e Ledesma darão ainda mais força ao disciplinado time comandado por Julio Cesar Falcioni. Nos torneios de verão do começo do ano, o time ganhou duas vezes do River Plate, empatou com o Racing e perdeu para o Independiente. Na Copa Argentina a equipe auriazul penou para se classificar ao derrotar nos pênaltis o Santamarina de Tandil.
Adversários hoje na Copa Sul-Americana, Huracán e Corinthians trocaram muitas figurinhas entre 2009 e 2010.…
As máquinas caça-níqueis são um dos jogos de casino mais preferidos do mundo, tanto no…
Até a Recopa 2025, a ausência de qualquer duelo que não fossem dois amistosos revela…
Com agradecimentos especiais à comunidade "Coleccionistas de Vélez Sarsfield", no Facebook; e aos perfis HistoriaDeVelez…
Originalmente publicado nos 25 anos, em 01/12/2019 - e revisto, atualizado e ampliado O ícone…
"Porque isto é algo mais do que uma simples partida, bastante maior do que uma…
This website uses cookies.
View Comments
Espero pela segunda parte. Achei tão interessante esse trabalho que achei um "absurdo" não ter logo a segunda parte para ler. Claro que eu entendo que o trabalho demanda tempo, mas é que realmente achei muito interessante a primeira parte do Guia.
Olá Mauricio!
Que bom que gostou. Nessa noite a segunda parte será publicada e amanhã a terceira e última. Continue acompanhando.
Um abraço,
Alexandre Anibal - Futebol Portenho