Uma das sensações do futebol argentino no ano passado, o Godoy Cruz chegou sem muita moral na Copa Libertadores devido a saída de vários jogadores na janela de inverno. Mas, não foi muito bem assim. O time só foi eliminado na última rodada após ser derrotado em Quito pela LDU. Ou seja: não fez feio. E por isso, o Tomba tenta uma nova vaga em um torneio continental, desta vez a Sul-Americana.
Hoje, o time de Mendonza – primeiro representante da região do Cuyo argentino – estaria na competição secundária da América, sendo o quarto melhor time da temporada (2010/2011) até então. A vantagem para o Arsenal de Sarandí, primeiro time fora da zona de classificação, é de oito pontos. Isso sem contar que o time está na vice-liderança do Clausura, quatro pontos do Vélez Sarsfield (que por sinal é o único time garantido na competição do segundo semestre).
Mas, o time terá um problema sério para garantir essa vaga restando 18 pontos para o fim do campeonato. As partidas contra Quilmes, Gimansia LP e All Boys, que teoricamente seriam fáceis por estar dentro do seu alçapão e contra equipes que lutam contra o descenso, serão disputadas em estádio neutro. Assim como nas partidas contra Argentinos Juniors (1-0) e Arsenal (1-4), o Godoy Cruz mandará suas partidas em San Luis, 300 km da cidade Transaldina.
Para piorar, o time terá de jogar como visitante contra Banfield, Vélez Sarsfield e Racing. Destes, o único time que não almeja absolutamente nada é justamente o time Florencio Sola. Enfrentar o Vélez é uma incógnita, uma vez que o time pode estar se preservando para a Libertadores, como também pode ser uma partida decisiva para definir o título argentino. O Racing é um candidato direto por uma vaga na competição continental (e o time de Avellaneda quer por que quer retornar a competições internacionais, na qual não participa desde 2003).
Mesmo como visitante e jogando em um estádio neutro nestas seis partidas restantes, o Godoy Cruz tem forças para obter essa vaga e chegar com força até a reta final do Clausura. Vale destacar também que o time de Mendonza quer melhorar sua melhor participação em torneios nacionais, quando ficou em terceiro no Clausura do ano passado. O time é pragmático em relação ao que jogou no ano passado, mas tem totais condições de surpreender novamente. E quem sabe, obter outra vaga na Libertadores.
Com agradecimentos especiais à comunidade "Coleccionistas de Vélez Sarsfield", no Facebook; e aos perfis HistoriaDeVelez…
Originalmente publicado nos 25 anos, em 01/12/2019 - e revisto, atualizado e ampliado O ícone…
"Porque isto é algo mais do que uma simples partida, bastante maior do que uma…
As apostas no futebol estão em franco crescimento no Brasil, impulsionadas pelo aumento das casas…
A seleção de 1978 teve como principal celeiro o River Plate: foram cinco convocados e…
Originalmente publicada pelo aniversário de 60 anos, em 15-07-2014 Segundo diversos sites estrangeiros sobre origens…
This website uses cookies.