Gallardo e Arruabarrena foram alunos da mesma escola de técnicos
O estilo dos futuros treinadores adversários Arruabarrena e Marcelo Gallardo é distinto. O Boca de Arruabarrena é incisivo e rápido nas transições ao ataque e forte nas bolas alçadas à área, enquanto o River de Gallardo é claro na proposta de marcação adiantada e chegada ao ataque com a bola no chão, trocando passes. Apesar da diferença de propostas em campo, El Vasco Arruabarrena e Muñeco Gallardo, adversários em campo como jogadores e no próximo domingo como técnicos, foram formados como treinadores no mesmo local, na Escuela de Técnicos Vicente López, situada em Olivo, grande Buenos Aires.
Os atuais treinadores do Boca Juniors e River Plate receberam seus diplomas em 2010, e na época ambos já colocavam em prática os conhecimentos aprendidos, Arruabarrena na Universidad Catolica e Gallardo no Nacional do Uruguai.
A escola hoje conta com presenças também de jogadores que ainda exercem a profissão dentro de campo, mas que já pensam futuramente no campo prático da profissão de técnico. São os casos do zagueiro do Vélez Sarsfield Sebá Domínguez e do volante do Boca Juniors, Fernando Gago. Em entrevista ao Canchallena, Luis Lescurieux, co-fundador e atual diretor do instituto, declarou que Gago tem o grande sonho de um dia dirigir a Seleção Argentina. Lescurieux citou outros nomes que passaram pela instituição, e nomes de sucesso, como Ramón Diaz e Diego Simeone, a quem fez algumas menções: “Era muito Bielsista, muito europeu. No Atlético de Madrid, em contrapartida, é o Cholo em toda sua essência”.
Sobre os treinadores que estarão no Monumental de Nuñez neste domingo, Lescurieux realizou elogios ao falar sobre o conceito de ambos: “Gallardo e Arruabarrena tinham conceitos muito claros. Estavam muito seguros do que pensavam. A única dúvida era se poderiam levar isso à prática, e estão fazendo”.