Rugby

Futebol Portenho é reconhecido pelo Portal do Rugby

Torcida celebrando vitória sobre a França na Copa do Mundo de 2007, a melhor dos Pumas (medalha de bronze) e onde os franceses eram a sede

O maior veículo brasileiro sobre o futebol argentino, em duas ocasiões pontuais, também abordou o rúgbi hermano, segundo esporte mais popular entre nossos vizinhos. Em ambas, recebeu o reconhecimento do maior canal em língua portuguesa dedicado à modalidade, o Portal do Rugby.

Em 2011, aproveitando as disputas da Copa do Mundo de Rúgbi, o Futebol Portenho lançou uma série de especiais sobre a trajetória no futebol de clubes argentinos que hoje dedicam-se à bola oval. Muitos destes estiveram entre os primeiros campeões nacionais de futebol, no período marcado pela dominação “britânica”. Foi uma era de cerca de duas décadas cujo capítulo final, por sinal, completa 100 anos no próximo domingo (naturalmente, há especial à vista).

Os especiais “Futebol e Rugby” agradaram mais do que poderíamos esperar, havendo até quem cravasse-os como o maior destaque do site no ano de 2011, em resposta à pergunta do sorteio de natal que ofertamos ao nosso público. O Portal do Rugby não só gentilmente publicou uma nota recomendando a série (aqui), como também a mencionou em outro momento, quando, similarmente, escreveu sobre clubes pelo mundo que trilham os dois esportes (aqui). O sucesso da série inspirou o FP a retomar rapidamente o rúgbi por aqui, cerca de um ano depois, desta vez contando a história dos Pumas, como é conhecida a seleção argentina.

Entre agosto e outubro de 2012, a seleção alviceleste passou a participar do principal torneio de seleções do hemisfério sul: África do Sul, Austrália e Nova Zelândia, as maiores campeãs mundiais, travavam anualmente uma competição entre si desde 1996 (no então Três Nações) e, neste ano, passaram a envolver também os argentinos nessa disputa; mais abaixo, publicidade sobre a entrada nela envolvendo diferentes gerações de rugbiers argentinos, a fechar com o célebre “esto recién empieza” (“isto está só começando”, em tradução adaptada) de Agustín Pichot.

A Argentina saiu sem vitórias na edição inaugural do Quatro Nações (oficialmente, Rugby Championship), com um empate e cinco derrotas. Ainda assim, foi bastante elogiada por públicos e críticos, especialmente da segunda à quarta partida – quando só deixou nos últimos 20 minutos resultados melhores escaparem -, duas delas fora de casa. Para cada dia de jogo dos Pumas, lançamos um especial. E o Portal, novamente, veio a prestigiar nossos textos: divulgou-os nas redes sociais por ocasião da publicação de cada um (aqui, um exemplo) e também, na última segunda-feira, em nova nota no site (aqui).

Ficam então os nossos grandes agradecimentos ao Portal do Rugby, em especial a seu editor, Victor Ramalho. E, àqueles que porventura se interessaram por este outro esporte bretão, deixamos também a nossa recomendação em seguir o Portal, constantemente atualizado com notícias frescas e transmissões de jogos de todo o Brasil e das grandes ligas do mundo!

Atualização em 04/05/2013:

Entre os dias 23 e 30 de abril de 2013, publicamos aleatoriamente três especiais com algum teor de rúgbi. E, por eles, o Portal voltou a nos indicar, em seu site (aqui) e em suas redes sociais (aqui e aqui). Obrigado mais uma vez, Victor e Cássio Venturole!

Caio Brandão

Advogado desde 2012, rugbier (Oré Acemira!) e colaborador do Futebol Portenho desde 2011, admirador do futebol argentino desde 2010, natural de Belém desde 1989 e torcedor do Paysandu desde antes de nascer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 + 7 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.