Futebol Portenho: Barrado na Copa América
A Copa América começa nesta quinta-feira, logo mais, com Chile e Equador. A Seleção Argentina, só estreia no sábado, contra o Paraguai. Mas, e a cobertura do Futebol Portenho? Não há dúvidas que o nosso carro-chefe é justamente a seleção, na qual, inclusive, sou torcedor. Tanto que nas últimas duas competições nas quais o time da AFA participou, estivemos presentes. Mas, para a Copa América do Chile, no entanto, não estaremos presentes.
Sinceramente, não sei o motivo. Fizemos nas últimas duas competições (Copa América 2011 e Copa do Mundo 2014) coberturas exemplares, seguindo à risca os protocolos passados pelos organizadores, conseguimos trazer um conteúdo melhor do que muito conglomerado – desculpe-me pela falta de modéstia – dentre outros fatores.
Tanto que decidi arriscar pra o torneio deste ano. Foram três pedidos de credenciamento: um pra mim, outra para o Junior Marques e outro para o Rodrigo Vasconcelos. Todos, como de praxe, arcariam com a maioria dos gastos. Mas nenhum conseguiu o credenciamento.
Vale destacar um ponto importante: nas duas competições em questão, conseguimos o credenciamento, pois ele era feito diretamente com o comitê organizador. Não sei o porquê de cargas d’água, o torneio deste ano precisava de um aval das confederações na qual o site faz parte: neste caso, a CBF. Os nossos três pedidos foram recusados, sem qualquer explicação.
Até tentei um contato com a AFA, na tentativa de fazer o credenciamento como mídia argentina. Em vão. Não nos responderam.
Por essas e outras, não conseguimos estar presentes nos treinamentos, trazendo uma cobertura de primeiro nível, como aconteceu nos torneios passados. Não soube o que fazer nos últimos dias, como fazer a cobertura. A equipe do site, inclusive, me cobrou bastante. Mas vocês, que nos ajudou a crescer, mereciam de uma posição nossa.
Como não estaremos presentes, ficaremos abaixo da cobertura de outros veículos no que tange ao número de matérias. O que é normal. Quem é do ramo jornalístico sabe bem que é muito distinto estar ‘in-loco’ do que cobrindo um evento pela TV. Mas faremos de tudo para trazer o melhor conteúdo para vocês durante essa Copa América.
Abraços e Vamos Argentina, carajo!