Finalmente uma vitória africana
Com um jogo com várias faltas e cartões amarelos aplicados pelo árbitro argentino Héctor Baldassi, Gana fez com que os africanos soprassem as vuvuzelas ainda mais alto, em Pretória. Em um grupo com Alemanha e Austrália, o time de Asamoah e Appiah conseguiu superar o bom time da Sérvia, graças ao gol de pênalti de Gyan, aos 40 minutos da segunda etapa.
Veloz, aguerrido, a Seleção de Gana mostrou-se a melhor equipe africana até então. Apesar de ter uma média de idade alta, e sem Essien, cortado por uma lesão na Copa, o time conseguiu segurar o ímpeto sérvio, que antes da expulsão de Lukovic, era melhor em campo. A cara de desolação do time de Radomir Antic era notória, principalmente por estar num grupo com Alemanha e Austrália.
O gol da partida foi apenas na segunda etapa, após um vacilo de Kuzmanovic, que colocou a mão na bola dentro da área. O primeiro pênalti da competição no qual Gyan não desperdiçou. Ao fim da partida, o atacante (mesmo com a número 3), meteu uma bola na trave de Stojkovic. Sem dúvidas, qualquer uma das equipes, dará trabalho aos adversários do Grupo C da Copa do Mundo. E mais: Gana, se ficar na liderança do grupo, pode pegar a Argentina numa hipotética quartas. E dará trabalho.