A lista divulgada no início da tarde desta segunda-feira (21) por Jorge Sampaoli conta com algumas ‘figurinhas’ repetidas em relação a lista prévia divulgada por Alejandro Sabella, há quatro anos. A diferença em relação àquele Mundial é que aumentou o número de possíveis convocados para lista final de 30 para 35 nomes. O certo é que 12 jogadores figuraram entre os selecionáveis para a Copa do Brasil. Ao todo, dos 35 jogadores selecionados por Sampaoli, 10 já disputaram uma Copa do Mundo.
No gol, o único remanescente foi Sergio Romero. Goleiro do Mônaco à época, foi titular absoluto em todos os jogos, destacando-se em sua grande maioria. Obviamente, no jogo contra a Holanda, teve um papel de ‘herói’ ao pegar um dos pênaltis nas semifinais e colocar a Argentina na final da Copa após 14 anos. Ele também esteve na Copa da África do Sul, como titular.
Dos defensores convocados por Sampaoli, três estiveram presentes na lista de Sabella. Gabriel Mercado, Nicolás Otamendi e Marcos Rojo. Contudo, somente Rojo foi à Copa do Mundo, queimando a língua de muita gente.
Em 2014, Otamendi veio ao Brasil para jogar pelo Atlético-MG com o intuito de ter mais tempo de jogo, mas não foi levando em consideração, perdendo a vaga para Basanta e Demichelis. O zagueiro já havia disputado a Copa de 2010. Mercado, por sua vez, foi um dos primeiros a ser cortado. Hoje, corre risco por conta de uma lesão nas costas.
Dos meio-campistas, outros quatro nomes que são figurinhas repetidas: Ever Banega, Lucas Biglia, Javier Mascherano e Enzo Pérez. A surpresa em 2014 foi o corte de Banega – que para muitos foi o primeiro de vários baques que Lionel Messi sofreu durante o Mundial, seguido a morte de seu amigo Jorge López e a perda do Mundial. Mascherano também disputou a Copa de 2010.
Para 2018, tal surpresa não deverá acontecer. Mascherano, por sua vez, foi convocado para ser um dos zagueiros para a Copa do Mundo. Já Lucas Biglia, que havia se recuperado de uma lesão nas costas, sofreu um trauma na mesma região durante a partida pelo campeonato italiano, após uma dividida contra o preterido Papu Gómez. Enzo Pérez, por sua vez, deve ser um dos cortados por Sampaoli.
Na frente, o maior número de figurinhas repetidas. Tido como o ‘quarteto fantástico’ durante as Eliminatórias para a Copa de 2014, Sergio Aguero, Angel Di Maria, Gonzalo Higuaín e Lionel Messi passaram por momentos diferentes na Copa. Ambos também estiveram na Copa do Mundo de 2010.
Em 2014, Aguero ficou mais preocupado com o extracampo do que com o Mundial, sendo praticamente nulo. A lesão, inclusive, amenizou a situação. Di Maria vinha de um Mundial perfeito até lesionar-se contra a Bélgica. Higuaín fez o que fez na decisão e Lionel Messi teve um desgaste notório nas últimas quatro partidas da Copa.
Das ‘figurinhas repetidas’, o único que irá para a sua quarta Copa do Mundo é Lionel Messi. O atacante esteve nas Copas de 2006, 2010 e 2014, indo, provavelmente, para o seu último Mundial. Em 2006, esteve em campo por 119 minutos. Marcou o sexto gol na vitória por 6-0 contra a Sérvia e Montenegro, quando entrou aos 30 minutos; esteve por 70 minutos contra a Holanda, no empate em 0x0, e nos seis minutos do tempo normal e nos 30 da prorrogação contra o México, na vitória por 2×1.
"Porque isto é algo mais do que uma simples partida, bastante maior do que uma…
As apostas no futebol estão em franco crescimento no Brasil, impulsionadas pelo aumento das casas…
A seleção de 1978 teve como principal celeiro o River Plate: foram cinco convocados e…
Originalmente publicada pelo aniversário de 60 anos, em 15-07-2014 Segundo diversos sites estrangeiros sobre origens…
Originalmente publicado em 12 de julho de 2021, focado na inédita artilharia de Messi em…
A Copa do Mundo de Futebol é um dos eventos esportivos mais aguardados e assistidos…
This website uses cookies.